O que causa pedra nos rins?

O texto relata sobre o que causa pedra nos rins. Durante o texto, é possível observar quais são os principais sintomas dessa condição e como é feito seu tratamento.

O que causa pedra nos rins? É importante ressaltar que o cálculo renal não costuma ter uma causa única e definida. Contudo, existem alguns fatores que podem aumentar as chances do desenvolvimento da doença, como a má alimentação e o baixo consumo de água. 

Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que pode causar pedra nos rins e seus principais sintomas. Acompanhe a leitura!

O que causa pedras nos rins?

As causas de pedra nos rins podem ser diversas. No entanto, o importante é que o indivíduo adquira bons hábitos no seu dia a dia para evitar a doença. 

Dessa forma, veja abaixo quais são os principais fatores de risco para o surgimento de pedra nos rins:

Predisposição genética

O que faz causar pedra nos rins? Uma das principais razões, é a predisposição genética. Com isso, indivíduos com casos de cálculos renais na família têm mais chances de desenvolver essa condição. Por sua vez, aqueles que já tiverem a doença também possuem um risco maior de sofrê-la novamente. 

Baixa ingestão de água

A baixa ingestão de água também é um dos principais fatores que faz causar pedra nos rins, porque a urina fica mais concentrada, aumentando a quantidade de cristais presentes no líquido, além de favorecer o acúmulo de sais minerais e proteínas que ocasionam na formação dos cálculos renais. 

Dieta ricas em sódio e proteínas

O consumo excessivo de alimentos ricos em sódio e proteínas também podem aumentar o risco do fortalecimento de alguns tipos de pedras nos rins. 

Obesidade

O excesso de peso corporal e o alto índice de massa corporal (IMC), são condições que estão sendo associadas a um risco maior de desenvolver o cálculo renal. Com isso, quem está acima do peso pode ser afetado pela resposta à insulina, alterando a forma como elimina a urina e resultando na criação de cristais nos rins. 

Sedentarismo

Praticar atividades físicas contribui para uma boa saúde física e renal, afinal, mexer os músculos ajuda na eliminação de sais minerais, que quando em excesso criam as pedras nos rins. 

Doenças inflamatórias intestinais

Algumas condições, como a Doença de Crohn, podem ocasionar alterações no processo digestivo, que por sua vez são capazes de afetar a absorção de água e cálcio, aumentando a quantidade de substâncias que formam os cálculos renais. 

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é uma doença que afeta o hormônio que regula o metabolismo do cálcio (paratormônio), fazendo com que aumente o risco de cálculo renal. 

Uso de medicamentos específicos

Fazer o uso de alguns medicamentos e suplementos específicos, como os diuréticos, os utilizados para tratar casos de enxaqueca, convulsões e osteoporose também pode aumentar o risco de desenvolver pedra nos rins. 

Fatores ambientais

Por fim, o último motivo que pode causar pedra nos rins são os fatores ambientais, como o clima. Afinal, pessoas que vivem em locais de clima quente e seco podem ter um risco maior que os indivíduos que moram nas demais regiões, em razão da perda maior de líquido corporal.

Principais sintomas de pedra nos rins

Vale ressaltar que a simples existência de uma pedra nos rins em si pode ser assintomática. No entanto, conforme o tamanho dos cálculos e de outras características, os sintomas de pedras nos rins que aparecem normalmente são:

  • Dor intensa na parte inferior das costas;
  • Dor aguda que pode difundir para o abdômen;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Necessidade de urinar frequentemente;
  • Surgimento de sangue na urina;
  • Infecção urinária.  

Leia mais:

Como expelir cálculo renal naturalmente 

Tratamento para pedra nos rins com Dr. Jonathan Cha

Se você acha que depois de entender o que é que causa pedra nos rins, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos da litíase renal e da cirurgia de pedra nos rins a laser, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o desenvolvimento dos cálculos renais. 

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Você reconhece algum sintoma de Pedra nos rins? Agende uma consulta para avaliação e tratamento.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta