Cirurgia robótica de próstata: tipos, indicações e como é feita

O texto relata sobre os tipos, indicações e como é feita a cirurgia robótica de próstata. No decorrer dos parágrafos, é possível ver quais são as vantagens desse procedimento e como funciona o pós-operatório.

A cirurgia robótica da próstata é considerada a melhor opção de tratamento para pacientes que sofrem com o câncer  e uma ótima opção para casos selecionados de hiperplasia prostática benigna. Esse método é muito mais preciso e seguro do que as técnicas tradicionais. 

Afinal, a tecnologia vem auxiliando os médicos urologistas na busca por resultados cada vez mais eficientes em procedimentos que antes ofereciam maior morbidade aos indivíduos.

Para ambas condições, a cirurgia robótica de próstata pode ser aplicada, como vamos tratar neste conteúdo. Siga a leitura e saiba mais sobre os tipos, indicações e como é feito o procedimento.

Como é feita a cirurgia robótica de próstata?

Para realizar a cirurgia, é preciso entender qual é a sua finalidade, se é feita para tratar o câncer de próstata ou a hiperplasia benigna prostática, por exemplo. 

A seguir, veja como é realizada a cirurgia por robótica nas duas condições descritas acima:

Cirurgia de próstata para pacientes com câncer 

A cirurgia robótica para câncer de próstata, também conhecida como prostatectomia radical, é um método que serve para remover completamente a próstata e vesículas seminais.  

O procedimento é realizado pela técnica laparoscópica por vídeo com o auxílio de braços robóticos de ampla praticidade, ou seja, o robô é manuseado pelo próprio cirurgião por meio de um computador instalado na sala de operação. 

Além disso, a cirurgia robótica de câncer de próstata permite ao urologista ter uma visão em 3D com imagem até dez vezes maior do campo cirúrgico. 

Cirurgia robótica nos casos de HPB

A hiperplasia benigna da próstata tem diversas opções de tratamentos cirúrgicos, principalmente por via uretral, como a RTU da próstata e o HoLEP. No entanto, a cirurgia via robótica também pode ser recomendada em alguns casos de HPB.

O procedimento consiste na remoção da próstata de forma parcial, mantendo sua cápsula. Essa intervenção é indicada para pacientes com próstatas muito grandes, normalmente acima de 100 gramas.

Agora que você já sabe como é feita cirurgia robótica de próstata, é fundamental conhecer quais são as vantagens desta intervenção cirúrgica.

tirinha do e-book sobre "você sabe qual é o tamanho normal da próstata".

Quais são as vantagens da cirurgia de próstata por robótica?

Os benefícios que mais se destacam na cirurgia robótica em comparação com as intervenções tradicionais são:

Proporciona melhor recuperação ao paciente; Evita complicações;  Preserva os vasos sanguíneos, nervos e músculos que envolvem a próstata e são fundamentais para funções do organismo, como o controle da urina e a ereção;  Assegura uma melhor visualização da área a ser operado por conta de sua câmera em 3D; Garante uma maior possibilidade de movimentos, uma vez que os braços robóticos realiza, com precisão, o comando solicitado pelo médico cirurgião, dando mais exatidão ao procedimento;  A cirurgia facilita a reconstrução da anatomia em espaços limitados, como a pelve masculina;  Diminui o risco de impotência sexual nos homens, na cirurgia robótica as estatísticas despencam para apenas 10 a 20% dos casos; É um procedimento minimamente invasivo, o que diminui o trauma cirúrgico e uma recuperação mais rápida, como também traz uma maior segurança ao paciente, minimizando os possíveis riscos de complicações; Menores chances de contrair uma infecção e necessidade de transfusão de sangue. 

Em quais casos a cirurgia robótica de próstata é indicada?

A cirurgia robótica da próstata deve ter indicação médica e, atualmente, pode ser recomendada para todos os pacientes com câncer de próstata em estágios localizados ou avançados, mas sem a presença de metástases em outros órgãos, e também para homens que sofrem com hiperplasia benigna da próstata em tamanhos desproporcionais. 

Leia mais:

Como diminuir a próstata aumentada

Quanto tempo dura a cirurgia da próstata?

A cirurgia robótica leva aproximadamente de 2 a 4 horas para ser realizada. Neste período, o médico cirurgião deve fazer pequenas incisões na parte do abdômen abaixo e ao redor do umbigo, para a instalação das pinças acopladas ao robô. 

Como é o pós-operatório da cirurgia por robótica?

O pós-operatório costuma ser tranquilo, o paciente deverá ter uma dieta leve por alguns dias e se movimentar durante a recuperação. Vale ressaltar que aqueles homens que conseguirem caminhar pouco tempo após o procedimento cirúrgico, sua reabilitação normalmente será mais rápida. 

Além disso, o paciente deve usar uma sonda urinária para ajudar na cicatrização interna da área operada.

Quanto custa cirurgia robótica próstata?

O valor da cirurgia pode variar a partir de diversos fatores, como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos. 

Sendo assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes ao preço da cirurgia.

Cirurgia robótica de próstata em São Paulo 

Para quem está com problemas na próstata que prejudicam o bem-estar, deve procurar um urologista o quanto antes para começar um tratamento adequado, como a cirurgia robótica da próstata, para eliminar esses sintomas e desconfortos. 

O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o desenvolvimento da HBP e do câncer de próstata.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Tirinha de fale conosco e agende uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta