À medida que o tempo passa, a maioria dos homens começam a ouvir cada vez mais sobre os problemas que surgem a partir do aumento prostático, mas qual é o tamanho normal da próstata?
Vale ressaltar que a próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, e que está localizado na frente do reto, abaixo da bexiga e envolve a uretra, tubo no qual a urina sai do corpo.
Fique neste texto para saber sobre as dimensões dessa glândula exclusiva do organismo masculino. Boa leitura!
Qual o tamanho e peso normal da próstata?
A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, que tem como principal função produzir um fluido alcalino que enriquece o esperma.
Quando está aumentada, afeta muito o sistema urinário, causando diversas disfunções miccionais, embora sua função tenha a ver com o sistema reprodutor.
O volume normal da próstata é composta 70% de tecido glandular e 30% de tecido fibromuscular, e tem dois picos de aumento: o primeiro é na puberdade, quando atinge um tamanho que fica estável até por volta dos 25 anos, quando começa a sofrer uma expansão contínua de novo.
Em um homem adulto jovem, o tamanho da próstata normal é algo em torno de 15 a 20 cm, sendo 2 cm de largura, 3 cm de altura e 4 de comprimento. Semelhante às dimensões de uma noz.
Devido ao crescimento contínuo da glândula após a idade adulta, o tamanho normal da próstata em homens por volta dos 45 anos já supera os 20 gramas observados na faixa etária de 20 a 30 anos.
Conforme pesquisas médicas, as dimensões normais da próstata variam dentro de um amplo espectro que considera fatores étnicos e raciais. Confira os valores médios:
- Homens na faixa dos 40 anos: 25 a 30 gramas;
- Homens na faixa dos 50 anos: 30 a 40 gramas;
- Homens na faixa dos 60 anos: 35 a 45 gramas.
Qual o peso normal da próstata?
O peso normal da próstata adulta saudável terá entre 20 a 30 gramas. Portanto, o tamanho normal da glândula em cm3 é 20 a 25 cm3.
Para entender melhor sobre tais dimensões e valores, veja como funciona a tabela de peso da próstata por idade.
A próstata pode aumentar com o passar da idade?
Sim, a próstata pode aumentar com o avançar da idade. Esse crescimento se deve à hiperplasia prostática benigna (HPB), condição que é mais comum a partir dos 40 anos e que se torna mais frequente na faixa dos 60 anos de idade.
É na entrada da meia-idade, ou seja aos 40 anos, que o crescimento se acelera. De acordo com dados do Prostate Cancer Foundation, nesta fase, 20% dos homens já têm HPB.
O tamanho da próstata pode variar de uma pessoa para outra, mas é certo que o volume da glândula começa a ganhar novos contornos com o avanço da idade.
Isso significa que o tamanho normal da próstata aos 70 anos será maior do que o de uma pessoa bem mais jovem.
Seguindo essa lógica, é possível afirmar que o tamanho normal da próstata aos 80 anos pode ser o dobro a partir do peso inicial de 20 gramas da juventude, e mesmo assim ser considerada como uma medida que está dentro da normalidade.
A partir dos 40 anos, uma próstata considerada pequena tem por volta de 20 gramas, enquanto uma glândula que já é considerada grande pode ter peso em torno de 50 a 100 gramas.
Qual é o tamanho normal da próstata aos 50 anos?
Geralmente, é a partir dos 50 anos que o homem sente os sintomas da próstata aumentada, o que retrata que pode ter ocorrido um aumento de 4 a 5 vezes do seu tamanho inicial na fase adulta jovem. Neste caso, é caracterizada a hiperplasia prostática benigna (HPB).
De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume prostático normal em adultos com 50 anos ou mais, aumentou de 24 gramas para 38 gramas.
Então, cerca de 50% dos homens já podem ter a próstata aumentada nesta faixa etária. Já o peso normal da próstata aos 60 anos passa a ser de até 38 gramas, ou seja, aos 90 anos, praticamente 90% deles terão HPB.
Para simplificar esses dados, abaixo, vamos apresentar os tamanhos por idade de maneira descomplicada.
Qual o tamanho normal da próstata aos 60 anos?
O tamanho normal da prostata aos 60 anos pesa entre 35 e 40 gramas.
Qual o tamanho normal da próstata aos 70 anos?
Já aos 70 anos, a glândula normalmente pesa entre 50 e 70 gramas.
Qual o tamanho normal da próstata aos 80 anos?
Aos 80 anos, a próstata também pesa entre 50 e 70 gramas.
Se o tamanho ou peso da próstata ultrapassa esses limites, pode ser um sinal de condições como hiperplasia prostática benigna (HPB), que exige avaliação médica.
Como identificar uma próstata com tamanho no limite superior da normalidade?
Para detectar que o tamanho normal da próstata por idade não está nos padrões médicos, o primeiro passo é realizar uma avaliação do órgão. Esses exames têm como objetivo verificar se há alguma alteração na glândula.
Os procedimentos mais recomendados incluem o toque retal, a análise do PSA no sangue e o ultrassom da próstata.
Assim, caso sejam observadas mudanças nos resultados desses testes, o médico especialista pode solicitar outros, como a medição do fluxo urinário, para investigar possíveis problemas mais graves na próstata.
Recomenda-se que essas avaliações sejam iniciadas a partir dos 40 anos e realizadas regularmente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a frequência dos exames pode variar consideravelmente, podendo ser anual ou até mesmo a cada 4 anos, sendo que o profissional é quem deve determinar o intervalo adequado para cada paciente.
O que é hiperplasia benigna da próstata?
A maioria dos homens não tem conhecimento que a próstata pode aumentar naturalmente de tamanho, o que caracterizaria a HPB. Esse aumento pode prejudicar muito a micção, mas não tem caráter canceroso.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a HBP atinge cerca de 14 milhões de brasileiros.
No entanto, de acordo com os especialistas, a hiperplasia é a doença mais habitual da próstata, que prejudica muito a qualidade de vida e saúde do homem , por isso, merece toda atenção e tratamento adequado.
Quais são as causas do aumento da próstata?
O envelhecimento é o principal fator que causa o aumento da próstata.
Esse fato pode ser explicado por estudos médicos que vêm avaliando se esse crescimento é fruto de alterações hormonais que ocorrem nesta fase da vida, como diminuição da testosterona e aumento do estrogênio, ou até mesmo por um aumento na concentração da diidrotestosterona (DHT) na próstata.
Além disso, outros fatores de risco também contribuem com o surgimento da HPB, como: hereditariedade, sedentarismo, certas condições médicas, como obesidade e diabetes, histórico familiar e alterações genéticas.
Essas razões em conjunto contribuem para o desenvolvimento da HPB, sendo o envelhecimento e as alterações hormonais os mais influentes.
Leia mais sobre:
Próstata aumentada causa impotência
Quais são os sintomas da próstata aumentada?
Nem todo homem que sofre um aumento da glândula sofrerá sintomas, mas quando houver um crescimento glandular acelerado e ele não está mais com o tamanho e peso da próstata normal, podem surgir mudanças no comportamento miccional.
O que resultará em muitos desconfortos e perda de qualidade de vida, porque pode ocorrer uma obstrução parcial ou completa do canal urinário.
Entre os principais sintomas, o paciente pode perceber:
- Jato urinário fraco;
- Aumento da frequência urinária de dia e de noite;
- Demora para iniciar a micção;
- Gotejamento ao final da micção;
- Sangue na urina;
- Incontinência urinária;
- Retenção urinária;
- Dor durante a micção ou ejaculação, etc.
Além disso, uma próstata aumentada pode trazer outras consequências, como problemas com a ereção, infecções urinárias constantes e até danos aos rins.
É válido dizer que a hiperplasia benigna prostática não se transformará em uma doença com malignidade, porém, em alguns casos, o paciente pode sofrer com os dois problemas ao mesmo tempo.
Tamanho normal da próstata e peso: urologista atesta o aumento
Como o crescimento da próstata é um processo natural do organismo masculino, é muito importante que o homem comece a comparecer a consultas de rotina ao urologista a partir dos 40 anos.
Durante a consulta, o profissional irá questionar o paciente sobre seu histórico médico e familiar, confirmar se o indivíduo tem sintomas e realizar o exame de toque retal, que é fundamental no diagnóstico porque por meio dele é possível perceber se a glândula está aumentada.
Como dito anteriormente, para confirmar ou descartar qualquer suspeita, o médico vai solicitar exames específicos, como:
- Exames de sangue, uréia e creatina, que permitem avaliar a função renal;
- PSA (antígeno prostático específico), que facilita a avaliação de possíveis tumores de próstata;
- Urina tipo I para examinar a presença de sangue ou infecção urinária;
- Exames de imagem, como ultrassonografia, que permite analisar a forma e a densidade da próstata, assim como a presença de resíduo elevado de urina na bexiga após a micção.
Com os resultados desses exames e a avaliação clínica, o médico poderá confirmar o diagnóstico de HPB e recomendar o tratamento mais adequado para o paciente.
Tratamentos para HPB
Muitos indivíduos ainda se questionam como diminuir a próstata aumentada, e a resposta é bem simples.
Após a realização dos exames, quando o médico constatar o aumento da próstata, irá providenciar o melhor planejamento terapêutico e tratamento caso a caso.
De acordo com o tamanho da próstata, a opção medicamentosa poderá aliviar os sintomas e reduzir a glândula. Além disso, há três classes e opções de medicamentos:
- Bloqueadores alfa-adrenérgicos: é usado para a diminuição dos sintomas nas primeiras semanas, mas eles podem provocar hipotensão, fadiga e tontura;
- Inibidores da 5-alfa-reductase: o intuito é reduzir as dimensões da próstata em 25%, porém, são medicamentos que podem causar a diminuição da libido, disfunção erétil e ginecomastia;
- Antimuscarínicos: é recomendado para os casos que necessitam da redução da hiperatividade da bexiga. Vale ressaltar que as medicações podem deixar a boca e os olhos secos, além de prender o intestino.
Em casos avançados de aumento da próstata, apenas a cirurgia irá resolver. O procedimento pode ser realizado por via aberta, laparoscópica, robótica ou endoscópica.
A via aberta está sendo utilizada cada vez menos porque aumenta os riscos para o paciente, por exemplo, com riscos de mais infecções, sangramentos e incontinência urinária.
Já a via endoscópica, atualmente é mais utilizada como forma de energia o laser, tem sido uma abordagem que vem sendo amplamente utilizada porque reduz os riscos mencionados acima, além de oferecer tempos de internação e recuperação menores.
Veja os métodos mais utilizados pelos urologistas:
RTU da próstata
A RTU da próstata é uma intervenção minimamente invasiva. O procedimento é realizado com um endoscópio que atravessa a uretra para alcançar a glândula.
Com o ressectoscópio, é feito uma raspagem da próstata, cortando pedaços da glândula e promovendo a desobstrução da uretra. Com isso, o miolo da glândula é retirado por meio de eletrocauterização.
Cirurgias a laser
Esses procedimentos consistem em introduzir um escopo de fibra óptica na uretra do indivíduo e retirar o tecido expandido com a ação do laser, sem a necessidade de realizar incisões no corpo do paciente.
São três técnicas de cirurgia a laser que são recomendadas para o tratamento dos casos avançados de hiperplasia: HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), vaporização da próstata com GreenLight Laser e ThuFLEP – Thulium Fiber Laser Enucleation of the Prostate.
Essas abordagens são realizadas com um ressectoscópio que é inserido na uretra.
- HoLEP: ondas de choque promovidas pelo Holmium Laser dissecam o tecido da glândula. No mesmo procedimento, é feita a morcelação e a aspiração de todo o adenoma da próstata para realização de um tipo de biópsia;
- Greenlight: o laser faz uma vaporização prostática fotodinâmica que destrói toda a camada interna da glândula. Essa cirurgia é indicada para a próstata de tamanho médio;
- ThuFLEP: favorece uma enucleação endoscópica da próstata, com excelente hemostasia de primeira passagem, corte preciso e versatilidade para tratar tumores de bexiga, cálculos e estenose uretral.
Veja também:
Como é feita a cirurgia de próstata aumentada
Intervenção cirúrgica robótica nos casos de HPB
A cirurgia via robótica também pode ser recomendada em alguns casos de HPB. O procedimento consiste na remoção da próstata de forma parcial, mantendo sua cápsula.
Essa intervenção, também denominada de prostatectomia simples, é indicada para pacientes com próstatas muito grandes, normalmente acima de 150 gramas.
A abordagem cirúrgica é realizada pela técnica laparoscópica por vídeo com o auxílio de braços robóticos de ampla praticidade, ou seja, o robô é manuseado pelo próprio cirurgião por meio de um computador instalado na sala de operação.
Conclusão
Entender o tamanho normal da próstata e como ela pode variar ao longo da vida é essencial para a saúde masculina.
Embora o crescimento da glândula seja um processo natural com o passar dos anos, é importante acompanhar essas mudanças com regularidade por meio de consultas médicas e exames específicos, como o toque retal e o PSA.
Manter-se informado e atento a possíveis alterações contribui para o diagnóstico precoce de condições como a hiperplasia prostática benigna ou outros problemas mais graves, como o câncer de próstata.
Por fim, a próstata aumentada pode trazer sérios transtornos para a vida de um homem. Além de dores e problemas miccionais que não marcam hora para acontecer, ele ainda corre riscos de agravamentos em seu estado de saúde, ou seja, é uma grande perda de qualidade de vida.
Frequentar o urologista de forma rotineira e fazer os exames preventivos, evita que o problema atinja seus níveis mais críticos. Cuide da sua saúde e não deixe de buscar orientação profissional sempre que necessário!
Conheça o Dr. Jonathan Doyun Cha
Se você acha que depois de entender sobre qual é o tamanho da próstata normal, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da HPB, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!