Os sintomas de problemas na próstata podem ser bastante desconfortáveis, portanto, vale muito uma ida ao urologista para uma investigação mais detalhada.
Se você quer saber quais são os principais sinais e sintomas de problemas na próstata, leia mais neste texto.
Quais os principais sintomas de problemas na próstata?
Assim como as mulheres estão sujeitas a problemas no útero, os homens correm risco de ter problemas de próstata.
A próstata é uma glândula do organismo masculino, responsável pela produção de um fluido enriquecedor do sêmen. Devido à sua localização, quando está com problemas, o homem sente muitos desconfortos e perda de qualidade de vida.
Os primeiros sintomas de problemas na próstata são aqueles que revelam uma mudança no comportamento miccional do homem. No entanto, serão manifestados de acordo com a patologia, que pode ser tanto uma hiperplasia prostática benigna, prostatite ou câncer de próstata.
Os principais sintomas de quem está com problemas na próstata são:
Aumento da próstata
- Dor ao urinar;
- Dor ao ejacular;
- Dificuldade para começar a urinar;
- Jato fraco;
- Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
- Aumento da frequência urinária de dia e de noite;
- Urgência urinária;
- Gotejamento após terminar de urinar,
- Bloqueio da urina quando a próstata está muito aumentada, etc.
Prostatite
- Dor e ardência durante a micção e ejaculação;
- Dores na pelve e genitais;
- Dor na lombar;
- Aumento da frequência urinária de dia e de noite;
- Sensação de peso no escroto;
- Urina turva;
- Febres e calafrios;
- Sangue no sêmen;
- Bloqueio da urina.
Câncer de próstata
O câncer dessa glândula não costuma provocar sintomas quando está em estágios iniciais, mas quando a doença avança, o homem pode perceber alguns desconfortos bastante semelhantes à hiperplasia prostática benigna e outros:
- Urgência urinária;
- Dificuldade para iniciar e terminar a micção ;
- Fluxo de urina fraco;
- Sentir que a bexiga não está completamente esvaziada;
- Sangue na urina ou no sêmen.
Por que surgem os sintomas de problemas na próstata?
Essas três patologias podem surgir por causas e fatores de riscos diferentes.
Na hiperplasia benigna prostática e no câncer de próstata, a idade é um fator de risco, mas quando são sintomas de problemas na próstata em jovens, muito provavelmente, a origem dos desconfortos é a prostatite.
Vamos entender as características de cada uma dessas patologias:
Hiperplasia benigna prostática
O aumento da próstata é natural no organismo masculino e ocorre em duas fases: na puberdade e após os 25 anos. Na fase adulta, a próstata tem cerca de 20 gramas e o tamanho de uma noz.
Quando o aumento é de 4 a 5 vezes esse tamanho, é caracterizada a hiperplasia prostática benigna. Geralmente, esse aumento é mais acelerado após os 40 anos, tanto que dos 31 aos 40 anos, 1 a cada 12 homens podem estar com o aumento da glândula, mas aos 50 anos, cerca de 50% dos homens já têm a próstata muito aumentada. No entanto, nem todos os homens nesta faixa etária terão HPB.
A hiperplasia é causada especialmente pelo envelhecimento, que pode trazer algumas alterações hormonais, mas também por outros fatores como histórico familiar, obesidade e sedentarismo.
Não é uma doença maligna, mas provoca muitos desconfortos por meio dos seus sintomas.
Prostatite
A prostatite é uma infecção da próstata. As principais causas são as infecções bacterianas ou condições crônicas que podem surgir no organismo sem a evidência de infecção.
São 4 tipos de prostatite: bacteriana aguda, bacteriana crônica, síndrome da dor pélvica crônica e assintomática.
Cada um desses tipos de próstata inflamada podem deflagrar diferentes sintomas de problemas na próstata.
Câncer de próstata
Esse tipo de câncer é uma doença silenciosa, que costuma crescer lentamente. Em seus estágios iniciais não apresenta sintomas de problemas na próstata. É só a partir das fases mais avançadas que os sinais surgem.
É um tipo de câncer muito associado ao avanço da idade, cerca de 33 a cada 100 mil homens acima de 65 anos podem ter a patologia, mas também pode ser mais incidente em homens que têm histórico familiar (pai ou irmãos) ligado à doença, obesidade e dietas muito desequilibradas. Além disso, homens da etnia negra também estão mais propensos.
O início do câncer de próstata afeta apenas a glândula, mas de acordo com o avanço do quadro pode atingir cápsula prostática, vesículas seminais e depois estruturas próximas, com metástases em nódulos linfáticos, outros órgãos linfáticos e ossos.
Tratamento dos sintomas de problemas na próstata
Essas três patologias causam muitos desconfortos para os homens e podem ser potencialmente perigosas por desencadear situações mais complicadas. Por isso, é imprescindível buscar ajuda de um urologista quando são deflagrados os sintomas de algum problema na próstata no organismo masculino.
O câncer, por exemplo, é a segunda principal causa de mortalidade entre os homens, enquanto a prostatite e a hiperplasia benigna podem levar a quadros mais graves, como a obstrução urinária, que poderá até mesmo causar danos definitivos nos rins.
É muito importante realizar consultas rotineiras ao urologista (médico de próstata), especialmente a partir dos 40 anos, para a realização de exames preventivos, mesmo que ainda não sejam evidenciados os sintomas de problemas na próstata.
Além de uma anamnese detalhada para entender os desconfortos, o médico irá solicitar outros exames de próstata para refinar o diagnóstico.
Caso o homem tenha mais de 40 anos, entre os exames estarão exames laboratoriais, como o PSA e de urina, exame de toque retal e até alguns testes de imagem.
A partir da consulta e do resultado dos exames, o médico conseguirá determinar qual patologista vem causando os sintomas.
De acordo com a patologia e com o estágio, especialmente em relação à HPB, o médico poderá indicar mudanças de estilo de vida, medicamentos ou outros procedimentos, como cirurgias. No caso das prostatites, o tratamento é basicamente com antibióticos.
Vale dizer que o tratamento do câncer de próstata é mais complexo, envolve um planejamento que vai contar a idade, estado geral do paciente, patologias associadas e agressividade do tumor.
Algumas soluções podem ser a prostatectomia (remoção da próstata), radioterapia ou tratamento hormonal. Essas abordagens podem ser realizadas isoladamente ou combinadas.
Conclusão
Assim como as mulheres fazem consultas rotineiras aos ginecologistas, é importante que os homens também adotem esse comportamento, frequentando assiduamente o urologista.
Esse bom hábito permite que os sintomas de problemas na próstata sejam expostos para o tratamento mais adequado, de acordo com a patologia e caso particular do paciente.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos para sintomas dos problemas de próstata, tanto com as abordagens clínicas como as cirúrgicas. O objetivo é sempre devolver o bem-estar, saúde e qualidade de vida do paciente, por meio de um atendimento cuidadoso e humanizado.