Quando um indivíduo está com a próstata inchada, os sintomas podem ser bastante desagradáveis e apontar para uma consulta rápida com o urologista.
Esses sintomas podem impactar muito a vida de um homem e indicar que ele está com hiperplasia prostática benigna, que é o aumento desta glândula masculina e do tecido circundante.
Leia mais sobre o que significa próstata inchada neste conteúdo.
O que é próstata inchada?
A próstata inchada é um problema muito comum em homens com mais de 50 anos de idade. O inchaço na região pode ser causado por vários motivos e desencadear sintomas que prejudicam o funcionamento da bexiga.
O tratamento desta condição varia conforme a sua causa.
Quais os sintomas da próstata inchada?
Os sintomas de próstata inchada vão apresentar alterações importantes no comportamento miccional do homem. Portanto, os sintomas obstrutivos são:
- Dificuldade de começar a urinar;
- Jato urinário interrompido ou fraco;
- Gotejamento ao final da micção;
- Dificuldade de esvaziar completamente a bexiga;
- Dor durante a ejaculação ou micção.
Já outros sintomas também afetam a bexiga e deixa o órgão bastante irritado, porque ao invés de a urina ser eliminada, retorna ao órgão. São eles:
- Urgência urinária;
- Aumento da frequência miccional de dia e de noite, mais de 8 vezes (noctúria);
- Incontinência urinária.
É bastante difícil definir qual o sintoma da próstata inchada impacta mais a rotina de um homem, a certeza é que, em geral, quem tem hiperplasia prostática benigna sofre com mais de um desconforto ao mesmo tempo, o que causa sérios prejuízos na vida pessoal ou profissional.
Mas, além disso, quando a próstata está severamente inchada, o quadro pode evoluir para situações mais graves, como:
- Hematúria (sangue na urina);
- Retenção urinária aguda ou crônica, que são quadros de urgência médica;
- Infecções urinárias frequentes (que envolvem dor ou queimação ao urinar);
- Pedras na bexiga;
- Danos aos rins.
Outro aspecto que uma próstata inchada pode impactar é a vida sexual do homem, porque quando a glândula está muito aumentada pode levar o paciente a ter muitos sintomas urinários. Com o aumento destes, a qualidade da atividade sexual também fica prejudicada.
Por esse motivo, muitos homens têm dúvidas se a próstata aumentada causa impotência, embora a glândula em seu tamanho normal não tenha nada a ver com a potência sexual.
Assim, um homem que está com a próstata inchada não deve ignorar esses sintomas e buscar a ajuda de um urologista o quanto antes.
Por que a próstata fica inchada?
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, sua função é produzir um líquido que enriquece o sêmen e é fundamental para a fertilidade.
A glândula não está relacionada ao sistema urinário, mas devido à sua localização no organismo masculino (envolve a uretra e fica localizada na frente do reto e embaixo da bexiga), provoca grandes alterações no comportamento miccional quando está inchada.
É de suma importância ressaltar que o aumento do tamanho da próstata é uma condição natural do organismo masculino.
Quais são as principais causas da próstata inchada?
O volume normal da próstata é composta 70% de tecido glandular e 30% de tecido fibromuscular, e tem dois picos de aumento: o primeiro é na puberdade, quando atinge um tamanho que fica estável até por volta dos 25 anos, quando começa a sofrer uma expansão contínua de novo.
Assim, a principal causa que leva ao aumento da próstata é o envelhecimento. Na juventude, o tamanho normal da próstata equivale a uma noz, pesando entre 20 a 30 gramas, mas a partir da meia-idade, pode ocorrer uma aceleração desse aumento e a glândula ficar de 4 a 5 vezes maior que o seu tamanho normal no início da fase adulta.
De acordo com dados do Prostate Cancer Foundation, aos 40 anos, 20% dos homens já têm HPB. Geralmente, quando esse aumento é muito intenso começam os sintomas desconfortáveis.
Dos 51 aos 60 anos, cerca de 50% dos homens já são acometidos pela HPB. À medida que as décadas transcorrem, os índices também vão aumentando: aos 70 anos, cerca de 70% do público masculino terá HPB, e aos 90 anos, 90% dos homens serão acometidos por esse quadro.
No entanto, não é apenas o envelhecimento que estimula a HPB, há outros fatores de risco que levam à hiperplasia, como a hereditariedade, obesidade, sedentarismo e outras doenças, como a diabetes.
Leia mais:
Próstata inchada: sintomas são sinal de câncer?
Para os homens que se questionam se a próstata inchada é câncer, vale ressaltar que os sintomas dessa patologia podem ser bastante parecidos com os do câncer que acomete essa glândula. No entanto, a HPB não vai se transformar em um tumor maligno, ainda assim, os homens podem ter as duas condições ao mesmo tempo.
Por isso, é muito indicado que os homens comecem a passar por consultas rotineiras com o urologista a partir dos 40 anos para um possível tratamento, porque a HPB não desaparece espontaneamente.
Nessas ocasiões, o urologista vai avaliar os sintomas, realizar o exame de toque retal e solicitar outros exames laboratoriais, como o PSA e testes urodinâmicos, além disso, também podem ser indicados exames de imagem.
O exame de toque é rápido e muito importante para o diagnóstico, porque permite que o médico sinta se a glândula está inchada. Os demais exames irão indicar qual é a dimensão desse aumento.
Qual o melhor remédio para próstata inchada?
O tratamento para esse problema pode iniciar com o uso de alguns remédios para próstata inchada que terão a finalidade de diminuir a glândula e proporcionar alívio dos sintomas. Os principais medicamentos para próstata inchada são alfa bloqueadoras, inibidoras das 5-alfa redutase e até inibidores das 5 fosfodiesterase.
A seguir vamos entender quais são as outras abordagens que são usadas como forma de tratamento para essa doença.
Como tratar próstata inchada?
Nos casos em que o medicamento para próstata inchada não surte efeito, o mais recomendado é que o paciente realize um procedimento cirúrgico, por meio das técnicas laparoscópicas ou endoscópicas, entre eles, a RTU, o HoLEP ou a vaporização com GreenLight, que são procedimentos ablativos ou enucleativos.
Com a RTU da próstata, um endoscópio percorre a uretra e vai raspar o tecido da próstata que está produzindo a obstrução do canal urinário.
Esse procedimento traz menos riscos cirúrgicos e tempo de recuperação para o paciente. Com essa intervenção, o homem vai voltar a ter o fluxo urinário livre, não vai sentir dor na micção e ejaculação e terá de volta o tempo miccional adequado.
O laser tem muitas vantagens para o paciente porque promove também menos tempo de cirurgia, menos riscos e recuperação mais rápida, que pode ser realizada com duas técnicas: HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) ou a vaporização da próstata pelo GreenLight Laser.
Na cirurgia com o HoLEP para próstata inchada, ondas de choque promovidas pelo Holmium Laser dissecam o tecido da glândula. Após a dissecção, o tecido é morcelado. Neste mesmo momento, o aparelho também faz aspiração de todo o adenoma da próstata para realização de um tipo de biópsia.
Já na técnica Greenlight, o laser faz uma vaporização prostática fotodinâmica que destrói toda a camada interna da glândula. Essa cirurgia é indicada para a próstata inchada de tamanho médio. Esses dois tipos de procedimento são relativamente rápidos.
Há também a possibilidade de uma retirada parcial da próstata por via aberta, a partir de uma incisão abaixo do umbigo ou na região perineal. Porém, essa abordagem está sendo cada vez menos escolhida porque traz mais riscos de complicações e tempo de recuperação mais demorado para o paciente.
Dúvidas frequentes sobre a próstata inchada e seus tratamentos peculiares
Existe remédio caseiro para próstata inchada?
Não existe nenhuma comprovação científica dizendo que os remédios caseiros para próstata tenham alguma eficácia. Aliás, a American Urological Association não recomenda nenhuma terapia à base de ervas para o controle da próstata inchada.
Conclusão
Com uma próstata inchada, os sintomas podem prejudicar muito o bem-estar e qualidade de vida de um homem, portanto, é muito importante procurar por um médico de próstata, porque essa patologia é curável. O Dr. Jonathan Cha tem grande experiência no assunto.
Tratamento para próstata inchada em São Paulo
Se você acha que depois de saber o que fazer quando a próstata está inchada, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos dos problemas na próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!