Próstata aumentada e câncer: existe relação?

Próstata aumentada e câncer: existe relação? Compreenda neste conteúdo, se a próstata aumentada é sinônimo de câncer e qual a diferença entre essas patologias. Além disso, conheça como é feito o diagnóstico para esses distúrbios e quais são os tratamentos mais indicados para cada doença.

Próstata aumentada e câncer: existe relação entre as patologias?

De fato, não existe relação entre as doenças. Entretanto, há sintomas comuns entre essas duas condições que acometem a próstata, por isso, é fundamental ficar atento e realizar os exames de rotina. 

A propósito, as diferenças entre o aumento da próstata e o câncer são mínimas, com isso, ao surgir qualquer sintoma ou desconforto, é vital que se procure um urologista.

Em função desta dúvida, neste conteúdo, vamos abordar por qual razão a próstata aumentada e o câncer acabam sendo temas correlacionados pelos homens. Boa leitura! 

A próstata aumentada é sinônimo de câncer?

Não, a próstata aumentada não é sinônimo de câncer, um possível diagnóstico para o crescimento dessa glândula é a hiperplasia benigna da próstata (HPB), que não aumenta o risco de câncer de próstata.  

Vale ressaltar que o corpo de um homem passa por várias mudanças ao longo da vida. No caso do aumento da próstata, essa é uma condição natural que ocorre a partir dos 25 anos, mas esse aumento só se transforma em HPB caso o crescimento seja muito exagerado.

Contudo, em alguns casos, a hiperplasia prostática pode acontecer de forma simultânea ao aparecimento de um foco inicial do câncer nos pacientes. Com isso, exige-se o acompanhamento médico por um profissional para diagnosticar e tratar adequadamente as patologias. 

Qual a diferença entre a próstata aumentada e o câncer?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, foram diagnosticados cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Esses dados correspondem em torno de 63 novas ocorrências para cada 100 mil homens. 

Já a próstata aumentada é uma condição que vai acompanhar os homens para o resto da vida, como já foi mencionado, é um processo natural do envelhecimento. Esse crescimento pode ser bastante intenso e causar consequências para o comportamento miccional do homem. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 50% dos homens entre os 51 a 60 anos já sofrem com os efeitos da próstata aumentada. No entanto, essa condição não se trata de um câncer e nem passará a ser, mas os homens podem portar as duas condições ao mesmo tempo.

Câncer de próstata

O câncer de próstata surge a partir da multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. 

Estima-se que 1 em cada 6 indivíduos têm a possibilidade de desenvolver a doença. Só no Brasil, é responsável por cerca de 14 mil óbitos todos os anos no Brasil.

Geralmente, essa doença é lenta e silenciosa, e não traz muitos sintomas em seus estágios iniciais. A patologia se fortalece quando o organismo perde o controle sobre as células da glândula prostática, que se multiplicam e crescem desordenadamente.

Próstata aumentada

O aumento da próstata é natural para o homem, ocorre em duas fases da vida. O primeiro é na puberdade, quando atinge um tamanho que fica estável até por volta dos 25 anos, quando começa a sofrer uma expansão contínua de novo. No entanto, esse crescimento pode se tornar anormal e levar a uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna.

Mas, mesmo não sendo uma condição maligna, exige tratamento porque impacta muito negativamente a qualidade de vida do homem.

tirinha do e-book sobre "você sabe qual é o tamanho normal da próstata".

Como é feito o diagnóstico para essas condições?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, cerca de 52 mil homens são diagnosticados por ano com problemas na próstata. Por isso, é de suma importância realizar exames de rotina e frequentar um médico especialista.

Dessa forma, para diagnosticar o aumento da glândula e o câncer de próstata, o profissional deve solicitar diversos exames, como o toque retal, testes laboratoriais, como o PSA e urina, e exames de imagem, como a ultrassonografia. 

Se for confirmado o diagnóstico de alguma doença, os tratamentos abordados devem ser  orientados por um urologista e, conforme a gravidade dos sintomas e queixas, o especialista irá indicar o melhor tratamento.

Próstata aumentada e câncer: quais são os tratamentos mais indicados?

O tratamento para câncer de próstata deve ser realizado de acordo com o tamanho e a classificação do tumor, bem como dependendo da idade do paciente, o tratamento poderá consistir em:

  • Prostatectomia radical: é um dos tratamentos mais utilizados e que consiste na remoção da próstata via cirurgia; 
  • Radioterapia: o tratamento é feito por meio de uma aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células cancerosas; 
  • Terapia hormonal: esse método, normalmente, é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, o que também vai ajudar a aliviar os sintomas. 
  • Uso de medicamentos específicos.

Já o tratamento para próstata aumentada é baseado, em primeiro lugar, na ingestão de medicamentos, que tem como função reduzir os desconfortos e diminuir a glândula. remédio para próstata aumentada pode ter as seguintes classificações:

  • Bloqueadores alfa: promovem relaxamento da musculatura lisa da próstata e do colo da bexiga para melhorar o fluxo da urina;
  • Inibidores da fosfodiesterase-5: classe de medicamentos também usada para disfunção erétil, pode relaxar a musculatura lisa dos órgãos do trato urinário inferior;
  • Inibidores da 5-alfa redutase: remédios que bloqueiam a produção da DHT;
  • Medicações combinadas: associação de 2 ou mais classe de medicamentos podem promover melhores resultados no alívio dos sintomas.

Porém, nas situações em que as medicações não surtem o efeito desejado, a cirurgia é uma opção, que pode ser realizada por via aberta, laparoscópica, robótica ou endoscópica.

Leia mais:

Como diminuir a próstata aumentada

Diagnóstico e tratamento para problemas na próstata em São Paulo

É fato que homens acima de 50 anos devem passar com regularidade no urologista, para avaliar alterações em sua próstata e dos fatores de risco das doenças relacionadas a essa glândula. Quem vai determinar a regularidade da volta às consultas é o médico especialista, a partir dos resultados observados nos exames de rotina. 

Portanto, se você acha que depois de entender se existe relação entre a próstata aumentada e câncer, e ficou interessado em ter um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista na saúde do homem e nos tratamentos clínicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta