Para quem está com a próstata aumentada, como diminuir é uma questão muito importante e, muitas vezes, urgente.
Leia nesse texto sobre o que pode ser feito para um paciente que está com hiperplasia prostática benigna.
Como diminuir a próstata aumentada?
A próstata aumentada é uma condição que ocorre com boa parte dos homens a partir da meia idade, não se trata de um câncer e nem irá se transformar em uma neoplasia.
Essa é uma condição natural do organismo masculino adulto, mas quando esse aumento representa 4 a 5 vezes o tamanho original da próstata na fase adulta, é conhecido como hiperplasia prostática benigna.
A próstata envolve a uretra e quando está aumentada traz muitos sintomas desconfortáveis, relacionados à disfunção miccional, que prejudica a qualidade de vida de um homem, levando muitos pacientes ao desenvolvimento de problemas psicológicos e até mesmo a um isolamento social.
Veja quais são os sintomas da próstata aumentada
Portanto, saber mais sobre o problema e encontrar meios para resolver a questão vai ajudar muito no bem-estar do homem.
Mas, de nada vale seguir crendices populares, ou da internet, que apontam soluções duvidosas como chá para diminuir a próstata.
O correto mesmo é procurar a ajuda especializada do urologista que vai apresentar a melhor abordagem terapêutica de acordo com as condições do paciente, como: idade, condições físicas e até mesmo grau do aumento da próstata.
Leia mais:
Próstata aumentada: como diminuir?
Muito provavelmente, os homens que já receberam esse diagnóstico, querem entender se existe como diminuir a glândula sem cirurgia. E, sim, existe medicamento para próstata aumentada.
Normalmente, quando o homem está com a próstata aumentada, a primeira forma de tratamento será mesmo a medicamentosa, com o objetivo de produzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Os remédios para próstata aumentada podem ser:
- Medicações alfa-bloqueadoras: para relaxar a musculatura da glândula e parte inferior da bexiga, o que vai diminuir a resistência do fluxo urinário;
- Inibidores de 5-alfa redutase: para reduzir a ação dos hormônios na próstata, que vão reduzir o volume;
- Antibióticos: caso haja uma infecção na glândula.
No entanto, muitas vezes, essa abordagem pode não surtir o efeito desejado, então o homem deverá partir para outras soluções, como as cirurgias abertas, a laser, laparoscópicas ou robóticas.
Cirurgia para próstata aumentada
Embora as intervenções cirúrgicas para a próstata aumentada despertem um certo receio em muitos homens, essa poderá ser a melhor alternativa para restaurar o funcionamento do organismo masculino. Conheça alguns tipos de cirurgias:
Prostatectomia simples aberta
Na prostatectomia simples aberta, o cirurgião realiza incisões nas regiões abaixo do umbigo ou perineal para fazer retirada de parte do tecido prostático aumentado.
Esse método é o mais invasivo, e vem sendo utilizado cada vez menos, já que traz mais riscos de complicações pós-cirúrgicas, como a disfunção erétil e incontinência urinária, além de mais dor e tempo maior para recuperação do paciente.
Prostatectomia simples robótica
Na prostatectomia simples robótica parte da próstata será retirada sem grandes cortes. Para isso, são realizadas pequenas incisões por onde o cirurgião irá inserir instrumentos para obter uma visualização interna do abdômen e realizar a retirada do tecido prostático.
Essa cirurgia é indicada para próstata de grande tamanho, ou seja, acima de 100 gramas.
Essa técnica proporciona muito mais precisão cirúrgica, o que diminui o sangramento, dor e os riscos de incontinência e disfunção erétil. A recuperação pós-operatória também é mais rápida.
RTU de próstata
Minimamente invasiva, essa é uma cirurgia por via endoscópica denominada RTU (Ressecção Transuretral da Próstata), considerada um padrão para tratamento da hiperplasia prostática benigna.
Nesta técnica, o objetivo é desobstruir a uretra por meio da ação de um endoscópio que atravessa a uretra e raspa o tecido que está produzindo a obstrução do canal urinário.
Para realizar esse procedimento, o homem terá que passar por alguns exames para descartar outras infecções no trato urinário. Nesta cirurgia, o paciente pode ficar com um cateter no pós-cirúrgico. É normal sentir um pouco de dor ao urinar após retirada da sonda.
Laser
A cirurgia a laser para diminuir a próstata pode ser realizada com as técnicas: HoLEP (Holmium Laser Enucleation), GreenLight Laser ou TFL (Thulium Fiber Laser). São indicadas para homens que estão com um quadro avançado de HPB, com sintomas importantes.
Além disso, a cirurgia a laser é muito indicada para pacientes que não podem suspender medicações anticoagulantes.
No HoLEP, ondas de choque provocadas pelo laser irão dissecar o tecido prostático que está obstruindo o canal da urina. O aparelho também aspira o adenoma da próstata para um tipo de biópsia. O HoLEP é indicado para próstatas de todos os tamanhos.
Para próstatas de tamanho médio, o Greenlight Laser é a melhor indicação. O laser destrói toda a camada interna da próstata por uma vaporização fotodinâmica.
O TFL usa uma fibra de sílica longa, fina e dopada com túlio como um meio de laser ativo. É possível emitir uma alta potência energética com uma baixa quantidade de calor.
Conclusão
O crescimento da próstata é uma condição da natureza masculina, tanto que aos 50 anos, 50% dos homens já terão a glândula aumentada. Nem todos irão sofrer com os sintomas desconfortáveis e que causam prejuízo ao funcionamento miccional, devido à compressão da uretra.
Porém, quando os sintomas impactam a vida pessoal e até profissional de um homem, é praticamente imperativo que ele procure ajuda.
Uma consulta com o urologista vai ajudar a entender as formas de tratamento possíveis para a condição do paciente.
O Dr Jonathan Doyun Cha é expert no diagnóstico da próstata aumentada, oferecendo atendimento humanizado e a melhor abordagem para devolver a qualidade de vida do homem.