Dificuldade para urinar: entenda o que pode ser

Dificuldade para urinar: entenda o que pode ser A dificuldade para urinar é um sintoma que pode trazer desconforto e preocupação para muitos indivíduos. Seja uma sensação de ardência, dor ou até mesmo uma incapacidade completa de urinar, esses sinais podem indicar uma variedade de condições subjacentes que requerem atenção médica. Portanto, neste texto, vamos explorar o que pode causar dificuldade para urinar, desde problemas benignos até enfermidades mais sérias, e como você pode lidar com essas circunstâncias de maneira correta. Uma vez que entender as origens desse sintoma é o primeiro passo para buscar um tratamento apropriado, além de garantir sua saúde urológica em dia. Leia o post até o fim!

A dificuldade para urinar é um sintoma que pode trazer desconforto e preocupação para muitos indivíduos. Seja uma sensação de ardência, dor ou até mesmo uma incapacidade completa de urinar, esses sinais podem indicar uma variedade de condições subjacentes que requerem atenção médica. 

Portanto, neste texto, vamos explorar o que pode causar dificuldade para urinar, desde problemas benignos até enfermidades mais sérias, e como você pode lidar com essas circunstâncias de maneira correta. 

Uma vez que entender as origens desse sintoma é o primeiro passo para buscar um tratamento apropriado, além de garantir sua saúde urológica em dia. Leia o post até o fim! 

O que causa dificuldade para urinar?

De acordo com um estudo publicado no portal National Library of Medicine, cerca de 25% dos brasileiros apresentam dificuldades para urinar. Ao compreender esse dado, é possível dizer que esse é um problema extremamente desconfortável, que causa transtornos e incômodos durante a rotina da pessoa. 

No geral, o homem com dificuldade para urinar pode ser afetado por outros problemas, como a retenção de urina, insônia, entre outros, acometendo seu bem-estar. 

Em relação ao que pode ser essa dificuldade para urinar, é válido ressaltar que tal condição pode ser resultado de diversos fatores, que vão desde o uso de medicamentos até doenças mais sérias, como o câncer de próstata. Inclusive, essas causas não se limitam apenas a aspectos físicos, mas também podem ser psicológicos, neurológicos e infecciosos. 

Dessa forma, logo abaixo, vamos destacar as principais razões que são possíveis estar relacionadas à dificuldade para urinar e dor:

Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna é o aumento da próstata e do tecido circundante, condição natural que ocorre com os homens no envelhecimento.

A glândula passa por dois momentos de aumento ao longo da vida: a primeira é na puberdade, e a segunda é a partir dos 25 anos, quando começa uma expansão contínua. No entanto, a partir dos 40 anos, esse crescimento se acelera. 

Embora não vá se transformar em um câncer, a HPB pode trazer sintomas bastantes desconfortáveis para os homens, porque promove uma obstrução total ou parcial da uretra.

Principais sintomas da próstata aumentada: Aumento da frequência urinária (mais de 8 vezes por dia e de noite); Urgência urinária; Jato urinário fraco; Gotejamento após a micção; Incontinência urinária; Dificuldade para iniciar a micção; Dificuldade de esvaziar completamente a bexiga; Dor após micção e ejaculação, etc.

Câncer de próstata

É uma doença silenciosa, que costuma crescer lentamente. Em seus estágios iniciais, não apresenta sintomas. É só a partir das fases mais avançadas que os sinais surgem.

É um tipo de câncer muito associado ao avanço da idade, cerca de 33 a cada 100 mil homens acima de 65 anos podem ter a patologia, mas também pode ser mais incidente em homens que têm histórico familiar (pai ou irmãos) ligado à doença, obesidade e dietas muito desequilibradas.

Assim como acontece na HPB, aqui o desconforto causado pela dor e dificuldade para urinar também está relacionado ao aumento da próstata. Afinal, tal enfermidade pode comprimir a uretra e, consequentemente, interferir no momento da micção. 

Cálculo vesical

São pedras compostas por sais de cálcio que se acumulam na bexiga ao longo do tempo. Geralmente, os cálculos não exigem tratamento. Entretanto, as pedras maiores podem ocupar todo o espaço do órgão, afetando diretamente as funções de armazenamento e causando a dificuldade para urinar. 

Esses cálculos podem se formar não apenas na bexiga, mas também em outros órgãos, como os rins, e chegar até à bexiga através dos ureteres. 

Estenoses da uretra 

Esse problema é caracterizado por ser uma redução do diâmetro interno da uretra, em um ou mais pontos, sob a forma de uma “cicatriz” que limita a passagem da urina. 

Inúmeras questões podem levar ao surgimento de uma estenose, bem como episódios prévios de infecções da uretra, traumatismos pélvicos ou do períneo, cirurgias por meio da uretra com a introdução de um cateter, entre outras condições.

Medicamentos

O uso de certos remédios também podem ser os motivos pelos quais alguns homens relatam a seguinte consequência: “Estou com dificuldade para urinar”. Isso se deve aos medicamentos para gripe, como descongestionantes nasais, antidepressivos ou antialérgicos usados para tratar incontinência urinária. 

Esses remédios podem alterar a atividade miccional temporariamente, devido à composição. 

Distúrbios e danos no sistema nervoso

Alguns nervos danificados também podem interferir no fluxo de urina. A alteração dos nervos pode ocorrer em consequência de vários fatores, tais como:

  • Acidentes;
  • Diabetes;
  • Infecções cerebrais ou medulares, como a esclerose múltipla, e outros distúrbios do sistema nervoso.

E-book: Jato urinário fraco? Esse sintoma merece atenção! Descubra agora!

Qual a diferença entre dificuldade para urinar e retenção urinária?

Para a surpresa de muita gente, a dificuldade para urinar e a retenção urinária não são exatamente as mesmas condições. 

Em resumo, enquanto a dificuldade para urinar traz ardência, dor ou esforço durante a micção, a retenção urinária é uma condição na qual o paciente não consegue urinar. 

O que fazer quando está dificuldade para urinar?

Ao perceber a dificuldade para urinar, o homem deve procurar ajuda especializada imediatamente, de preferência um médico urologista. O profissional será responsável por realizar um diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado para o caso, antes que a condição se agrave ainda mais. 

Afinal de contas, a dificuldade para liberar a urina, geralmente, está associada a outras patologias, que podem evoluir e causar desconfortos maiores.

Deste modo, o especialista pode solicitar alguns exames complementares com o objetivo de identificar com mais precisão a causa da condição, como urofluxometria, estudo urodinâmico, exames de imagem, uretrocistoscopia e análises do sangue e urina.

Uma dica importante é que o paciente evite a automedicação e uso de receitas caseiras, uma vez que essas iniciativas são capazes de piorar o quadro clínico. 

Leia mais:

Como diminuir a próstata aumentada

Como é feito o tratamento para dificuldade para urinar?

O tratamento para a dificuldade em urinar é adaptado conforme a causa subjacente. Assim, é fundamental abordar a condição responsável pelos sintomas para reduzir o desconforto. Por exemplo, homens com hiperplasia prostática benigna podem receber medicamentos que relaxam os músculos da próstata ou reduzem seu tamanho. 

Em casos em que os medicamentos não são eficazes, são mal tolerados ou quando a situação é mais complexa, como na presença de cálculos na bexiga ou câncer de próstata, a cirurgia pode ser recomendada.

Com isso, é de extrema importância consultar um urologista para determinar a causa exata do sintoma. O tratamento adequado dependerá da razão subjacente e da gravidade dos sinais. 

Tratamento para dificuldade para urinar em São Paulo

Se você acha que depois de entender sobre dificuldade para urinar, o que pode ser e está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos urológicos, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Sua saúde importa! Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta