Como diminuir a próstata aumentada é a pergunta que 10 em cada 10 homens fazem quando estão com hiperplasia prostática benigna.
Esse problema urológico afeta muito a vida de um homem e, portanto, exige respostas rápidas.
Se você quer saber como diminuir esses desconfortos, leia esse texto até o fim.
Como diminuir a próstata aumentada?
A próstata tem duas fases principais de crescimento na vida dos homens: a primeira ocorre na puberdade, quando dobra de tamanho, e a segunda é a partir dos 25 anos, depois que o tamanho normal da próstata atinge as dimensões de uma noz.
Quando a próstata fica aumentada, os desconfortos são inúmeros, porque comprime a uretra, o que atinge em cheio o comportamento miccional do homem, podendo levá-lo até a um isolamento social por constrangimento diante dos sintomas, porque é comum:
- Ter a frequência miccional muito aumentada, mais de 8 vezes ao dia;
- Dor ao urinar ou ejacular;
- Sentir o jato urinário fraco;
- Gotejamento ao final da micção
- Não conseguir esvaziar completamente a urina;
- Sofrer de incontinência urinária, etc.
Por isso, como diminuir a próstata é uma pergunta que precisa de respostas bem objetivas e, de preferência, com tratamentos rápidos.
Existem diversos tratamentos que podem ajudar os homens nesta questão, podem ser desde mudanças no estilo de vida a abordagens medicamentosas e até cirúrgicas.
Como diminuir a próstata aumentada: medicamentos
Para entender as dimensões da glândula, o urologista irá realizar exame de toque retal, com o qual é possível perceber se a estrutura está aumentada ou com alguma sensibilidade que indique inflamações locais. Além disso, o médico também irá solicitar algum outro tipo de exame de próstata para refinar o diagnóstico, que podem ser os laboratoriais e os de imagem.
Geralmente, os pacientes que estão com sintomas de HPB e estão com a próstata maior que 40 gramas já terão que tomar medicações para diminuir a glândula.
Os principais medicamentos indicados para diminuir a próstata são a finasterida e a dutasterida, que vão bloquear os hormônios que causam esse aumento da glândula.
Essas substâncias, conhecidas como inibidores das 5 alfa-redutase, são moléculas parecidas com hormônios esteroidais. Essas moléculas vão transformar a testosterona em diidrotestosterona, e assim, ajudar na diminuição da próstata.
Esses medicamentos vão diminuir a próstata de 20% a 30%.
Mas, além disso, para que o homem também tenha alívio dos sintomas da HPB, é possível combinar esses medicamentos com os alfa-bloqueadores, que vão promover o relaxamento dos músculos da próstata e da bexiga. Essa classe de medicamentos pode ser a terazosina ou a tansulosina.
Como diminuir a próstata aumentada: cirurgias
O uso dos medicamentos funciona em boa parte dos casos, mas em outros, não vai diminuir a próstata e não haverá muito alívio dos sintomas. Assim, a solução passa a ser os procedimentos cirúrgicos. Conheça os principais:
RTU de próstata
O procedimento considerado o padrão ouro é o RTU de próstata, que é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada com um endoscópio que atravessa a uretra para alcançar a glândula.
Com esse ressectoscópio, será realizada uma raspagem da próstata, cortando pedaços da glândula e promovendo a desobstrução da uretra. O miolo da glândula é removido por meio de eletrocauterização.
Esse procedimento é muito mais vantajoso do que a prostatectomia simples, que é a retirada de parte da próstata por via aberta.
Geralmente, o paciente que faz RTU relata apenas desconforto para urinar após o procedimento, mas o tempo de internação e recuperação é bem menor.
No entanto, há um certo risco de o homem desenvolver ejaculação retrógrada após realizar a RTU.
Cirurgias a laser
Como diminuir a próstata aumentada com cirurgia a laser? Essa abordagem é ainda muito mais vantajosa do que a RTU, porque também é minimamente invasiva, ou seja, não necessita de incisões.
Neste caso, a próstata é acessada através da uretra com um endoscópio, que vai promover a remoção da glândula e do tecido circundante com a da ação de um laser.
As principais técnicas de cirurgia a laser indicadas para tratamento dos casos avançados de HPB são o HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), ondas de choque irão dissecar o tecido aumentado, e a vaporização da próstata com GreenLight Laser, que destrói toda a camada interna da próstata.
É possível evitar o aumento da próstata?
A HPB é uma condição que surge a partir do envelhecimento, mas pode ser mais incidente em homens que têm uma herança genética deste quadro urológico. Obesos, diabéticos e sedentários também podem sofrer mais com o quadro.
Estudos já demonstraram que homens que são mais ativos fisicamente e têm uma dieta equilibrada são menos propensos a ter HPB, ou seja, é necessário fazer atividade física com regularidade, mesmo de intensidade baixa e moderada; e na dieta, incluir alimentos como frutas e vegetais, pães e massas integrais, reduzir o sal, diminuir o consumo de carne vermelha e escolher gorduras saudáveis.
Além disso, se os homens passam a adotar esse estilo de vida depois que foram acometidos pelo problema, também conseguem impedir o agravamento da patologia.
Para diminuir a próstata aumentada procure ajuda médica
A HPB não é um quadro canceroso, e nem se transformará em uma doença maligna, mas esse é um problema muito recorrente e que pode atingir os homens a partir dos 40 anos.
Nesta idade, 8% dos homens já têm HPB, já dos 51 aos 60 anos, esse percentual sobe para 50% e o aumento não cessa década a década. Isso significa que, possivelmente, mais de 80% dos homens acima dos 80 anos já terão a próstata aumentada.
É muito importante que os homens procurem a ajuda de um especialista (médico de próstata) quando percebem que estão com os sintomas da glândula aumentada, porque essa patologia, quando agravada, pode levar a danos aos rins e à bexiga.
Além disso, a ajuda médica é mais que necessária porque os sintomas da HPB são bastante semelhantes aos do câncer de próstata e o homem pode ter desenvolvido as duas condições ao mesmo tempo.
Se você quer saber como diminuir a próstata aumentada, o Dr Jonathan Doyun Cha terá uma solução para o seu caso. Ele é especialista em tratamentos da próstata e oferece diagnóstico preciso e atendimento humanizado.