Combodart diminui a próstata muito rápido?

O texto relata sobre o medicamento Combodart e como sua eficácia diminui a próstata muito rápido. No decorrer dos parágrafos é possível observar como usar esse remédio e suas recomendações médicas.

Para os homens que têm dúvidas sobre se o medicamento Combodart diminui a próstata muito rápido, preparamos um texto com o objetivo de esclarecer todos esses questionamentos.

Mas, antes de tudo vale ressaltar que o Combodart® é usado no tratamento de homens com hiperplasia prostática benigna (HPB), um crescimento não canceroso da glândula prostática causado pela ação excessiva de um hormônio chamado DHT (di-hidrotestosterona). 

Continue a leitura e entenda como este medicamento é usado para o tratamento de próstata aumentada e sua eficácia. Acompanhe! 

O que é o Combodart®?

O Combodart® é um remédio indicado para o tratamento de HPB, ou seja,  homens que estão com a próstata aumentada, além de ajudar na prevenção da progressão dos sintomas desta condição. Esse medicamento é uma combinação de dois fármacos chamados dutasterida e tansulosina. Se mostrou eficaz nas seguintes situações:

  • Alívio dos sintomas;
  • Redução do volume da próstata;
  • Melhoramento no fluxo urinário e redução do risco de retenção urinária (bloqueio completo do fluxo de urina);
  • Redução do risco de cirurgia relacionada a Hiperplasia Prostática Benigna. 

Como o Combodart® diminui a próstata muito rápido?

Antes de tudo, é fundamental dizer que a dutasterida faz parte do grupo de medicamentos intitulados de inibidores da 5-alfa-redutase. Já a tansulosina pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como alfa-bloqueadores. 

Portanto, a dutasterida reduz a quantidade de DHT que o corpo masculino produz e isto leva à redução do tamanho da próstata e do alívio dos sintomas. De imediato, a tansulosina age relaxando a musculatura da glândula prostática, tornando mais fácil a passagem da urina e melhorando os sintomas. 

Aliás, os sintomas irritativos e obstrutivos melhoram significativamente com 48-72 horas depois do início do uso da medicação. No que se refere ao tamanho da próstata, geralmente, esta pode reduzir em até 25% com pelo menos 6 meses de uso contínuo. 

Mas, lembre-se que essas estatísticas variam de caso para caso. Então, é primordial que o paciente converse com seu urologista e entenda qual é a melhor alternativa de tratamento para seu diagnóstico.

Leia mais:

Próstata aumentada causa impotência

Existem contraindicações para o uso do Combodart®?

Sim, o Combodart® é contraindicado para mulheres, crianças e adolescentes (menores de 18 anos). Estas pessoas não devem sequer manusear o medicamento, pois o ingrediente ativo pode ser absorvido por meio da pele. 

Ao ter contato com as substâncias do Combodart®, é importante que o indivíduo lave imediatamente a área afetada com água e sabão. 

Além do mais, o uso do remédio não é recomendado para pacientes com hipersensibilidade conhecida à dutasterida, tansulosina, outros inibidores de 5-alfa-redutase ou qualquer componente da fórmula.

Quais cuidados devem ser tomados ao fazer uso do Combodart®?

Todo paciente que faz uso do Combodart® deve realizar o exame de PSA a cada 6 meses após o início do tratamento e periodicamente depois disso. Afinal, esse medicamento tem como função reduzir a quantidade de PSA no sangue. 

Assim, é primordial tomar a medicação seguindo as recomendações médicas. Caso não seja tomada de forma regular, isso pode interferir nos resultados do PSA de cada paciente. 

Além disso, é de suma importância que nenhuma pessoa faça o uso do Combodart® com outro alfa-bloqueadores para próstata aumentada ou pressão alta, pois alguns medicamentos interados com o Combodart®, pode ocasionar em reações adversas, como úlcera no estômago e alteração da coagulação sanguínea. 

Outro lembrete importante é que mesmo com um PSA baixo, não está descartada a possibilidade de um câncer. Assim, o  médico de próstata utiliza o teste de PSA para auxiliar no diagnóstico da malignidade, mas também soma a ele outros exames, como o toque da próstata, ultrassom e biópsia. 

De que forma usar o Combodart®? 

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros por via oral e não podem ser mastigados ou abertos, pois o contato com o conteúdo da cápsula pode resultar em irritação da mucosa orofaríngea. 

A dose recomendada para um homem adulto ou idoso, é de uma cápsula, administrada por via oral, uma vez ao dia, aproximadamente 30 minutos após a mesma refeição todos os dias. 

Para os pacientes que esquecem de tomar uma dose de Combodart®, vale ressaltar que não é indicado fazer o uso de comprimidos extras para compensar o esquecimento. 

Em caso de qualquer dúvida em relação ao uso do remédio, é fundamental procurar orientação médica. 

Conclusão

Os problemas de próstata podem trazer sérios transtornos para a vida do homem. Com isso, se você está com dúvidas em relação se o medicamento Combodart® diminui a próstata muito rápido, consulte seu médico urologista e entenda sobre o tamanho normal da próstata de acordo com a sua faixa etária, para saber se existe qualquer alteração na glândula. 

Além disso, frequentar o urologista de forma rotineira e fazer os exames preventivos, evita que o problema atinja seus níveis mais críticos.

Porém, caso os seus sintomas tenham chegado ao auge, com sua larga experiência, o Dr Jonathan Doyun Cha pode oferecer a melhor solução terapêutica, a partir de um atendimento humanizado e um diagnóstico preciso, que visa recuperar o bem-estar do paciente.

Tirinha de fale conosco e agende uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta