O urologista é um profissional que se dedica a prevenir, diagnosticar e tratar doenças do trato urinário masculino e feminino, além de alterações no sistema reprodutor de homens
Dr. Jonathan Doyun Cha é urologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência em Cirurgia Geral e Urologia na Faculdade de Medicina do ABC. É certificado para realização de cirurgias robóticas pela Intuitive Surgical e possui especializações internacionais pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard e Clinical Fellowship em Urologia no Clinic Hospital de Barcelona.
Além de possuir título de especialista em urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), compõe o corpo clínico de urologistas do Hospital Israelita Albert Einstein, um dos hospitais mais prestigiados do País, e é urologista assistente da residência de urologia na mesma instituição, ensinando diariamente os residentes e alunos da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
Com um trabalho movido pela dedicação e comprometimento, o Dr. Jonathan utiliza de sua vasta experiência como urologista para um contínuo aprimoramento ao atendimento de seus pacientes, desde um diagnóstico preciso até um tratamento atualizado às doenças urológicas.
Posições atuais do urologista Dr. Jonathan Cha
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
- Urologista Assistente da Residência de Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein;
- Urologista do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein;
- Membro da Associação Americana De Urologia (American Urological Association – AUA);
- Membro da Associação Europeia De Urologia (European Association Of Urology – EAU);
Formação acadêmica
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
- Residência em Cirurgia Geral e Urologia na Faculdade de Medicina do ABC.
Experiências e Especializações Internacionais
- Clinical Fellowship em Urologia – Clinic Hospital (Barcelona – Espanha)
- Principles and Practice of Clinical Research Program – Harvard T.H. Chan – School of Public Health (Boston – EUA)
- Certificado pela Intuitive Surgical para realização de cirurgias robóticas.
- Certificado pela Lumenis para realização de enucleação de próstata com Holmium Laser – HoLEP
- Certificado pela Olympus para realização de cirurgia de próstata com tecnologia Bipolar PLASMA.
Para realizar os atendimentos e procedimentos com qualidade e segurança, o urologista possui certificação para trabalhar com instrumentos de videolaparoscopia, cirurgia robótica, microscópios e técnicas a laser. Para o Dr. Jonathan, essas tecnologias são fundamentais no tratamento urológico, contribuindo diretamente para a recuperação pós-operatória dos pacientes.
Entenda quem é o urologista
O urologista é o médico responsável por estudar e tratar condições que afetam o sistema urinário, que atua filtrando as impurezas presentes no sangue e realiza a eliminação deles por meio da urina. As estruturas que compõem as vias urinárias e são tratadas por este especialista são os rins, ureteres, bexiga e uretra.
No caso dos homens, o sistema inclui também o pênis, próstata, vesículas seminais e bolsa escrotal. Por isso, o urologista também se responsabiliza por diagnosticar e oferecer tratamento para alterações relacionadas à sexualidade e fertilidade masculina. Isso significa, que infecções sexualmente transmissíveis, impotência e demais alterações relacionadas ao aparelho reprodutor masculino também são estudadas pela especialidade.
Todo profissional especializado na área de Urologia tem, obrigatoriamente, formação tanto clínica como cirúrgica. A atuação do urologista, portanto, abrange desde o tratamento clínico por meio de fármacos, até cirurgias em órgãos ligados ao sistema urinário de homens e mulheres ou ao aparelho reprodutor masculino.
Quando é indicado procurar um urologista?
A maioria das pessoas procura o urologista apenas quando apresentam sintomas que envolvem o sistema urinário — tais como:
- Dificuldade para urinar;
- Dor na região dos rins;
- Sangramento na urina;
- No caso dos homens, desconforto durante as relações sexuais ou alterações identificadas no pênis.
Outra forma bastante comum é por meio de encaminhamento: os pacientes chegam ao pronto-socorro sentindo dor e descobrem uma pedra nos rins, por exemplo. Pacientes diagnosticados com doenças de próstata também são encaminhados para o urologista, que é o único médico especializado nas alterações apresentadas por esta importante glândula do aparelho reprodutor masculino.
No caso específico dos homens, é recomendado se consultar com o urologista pelo menos uma vez ao ano para que seja feito um check-up com o intuito de diagnosticar doenças precocemente e tirar dúvidas a respeito da saúde sexual e cuidados gerais com as vias urinárias. O ideal é que os pacientes comecem a se consultar ainda adolescentes, antes mesmo de iniciar sua vida sexual.
A partir dos 50 anos, a consulta periódica se torna ainda mais importante, pois é a partir desta idade que há maior risco de que o indivíduo desenvolva câncer de próstata. O temido exame de toque retal, embora cercado de mitos e preconceitos, é uma avaliação simples que permite a identificação precoce de alterações na glândula, possibilitando o diagnóstico de tumores quando há mais chances de tratamento.
Principais tratamentos oferecidos pelo especialista
Há uma enorme quantidade de doenças que podem ser tratadas pelo profissional de urologia, tanto em homens como em mulheres de todas as idades — desde infecções, inflamações, obstruções e até mesmo disfunções que levam ao mau funcionamento dos órgãos.
Descubra a seguir quais são as principais doenças que fazem parte da rotina deste especialista e como são os tratamentos recomendados.
Geralmente indicada para tratar o câncer de próstata, a prostatectomia é uma cirurgia que consiste na retirada da glândula — e consequentemente, do tumor maligno que a acomete. É feita principalmente em pacientes com menos de 75 anos e com condições clínicas consideradas favoráveis, ou seja: com doenças crônicas controladas e sem comorbidades que podem prejudicar a recuperação pós-operatória.
Embora o tratamento cirúrgico seja bastante eficaz, pode ser necessária a realização de radioterapia em casos específicos, garantindo assim a eliminação de todas as células malignas causadoras do câncer.
Como foi explicado, o urologista é responsável por diagnosticar uma ampla gama de doenças que vão muito além das citadas acima. Outras alterações que merecem destaque são:
- Incontinência ou obstrução do fluxo urinário;
- Impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Varicocele;
- Problemas de infertilidade masculina;
- Inflamações do trato urinário;
- Tumores de vias urinárias;
- Fimose;
- Insuficiência renal e transplante de rins.
Além disso, o urologista se responsabiliza por realizar a prevenção de doenças que acometem o trato urinário e o sistema reprodutor masculino. Para tanto, o especialista solicita exames específicos e fornece orientação para que seus pacientes adotem hábitos saudáveis em seu cotidiano.
Todos os procedimentos citados, assim como a avaliação urológica e os tratamentos oferecidos pelo Dr. Jonathan Cha, são sempre realizados com base na ética médica e nas necessidades particulares do paciente. Para saber mais a respeito do trabalho do urologista e receber um tratamento individualizado, que visa sua qualidade de vida, bem-estar e saúde, entre em contato e agende uma consulta!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Urologia;
Dr. Jonathan Cha.