As doenças urológicas são aquelas que afetam o aparelho urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino
O sistema urinário humano é formado pelos rins, bexigas, ureteres e uretra, estruturas que se responsabilizam pela filtragem e eliminação de substâncias que são indesejadas ou se encontram em excesso no organismo. Quando uma pessoa apresenta algum tipo de doença urológica, portanto, pode haver diversos incômodos e complicações para sua saúde — sendo muitas delas bastante graves.
A maioria das pessoas se consulta com um urologista apenas quando percebem que o corpo está apresentando sinais de doenças urológicas ou de complicações associadas a elas, o que pode ser bastante prejudicial para o organismo. O ideal é que os indivíduos adotem hábitos saudáveis no que diz respeito à hidratação e alimentação, além de se consultarem regularmente com um urologista para identificação precoce de alterações.
Índice
Doenças urológicas: quais são as principais?
Conheça a seguir as principais doenças que acometem o aparelho urinário:
Bexiga hiperativa
Trata-se de um distúrbio que se caracteriza pela urgência urinária, sendo muitas vezes acompanhado de incontinência. É mais comum em pessoas idosas e diabéticas.
Incontinência urinária
Esta é uma doença urológica em que o paciente perde o controle da bexiga, podendo perder urina ao espirrar, tossir e até mesmo chegar a um quadro de incapacidade total de controlar a micção.
Cistite (infecção urinária)
Causada por bactérias que entram no fluxo urinário e geram a inflamação da bexiga, a cistite é uma das doenças urológicas mais comuns, especialmente entre mulheres. Os principais sintomas são vontade frequente de urinar, mas com pouco líquido eliminado. Outros sintomas comuns são:
- Ardência ao urinar;
- Dores na região pélvica;
- Tons avermelhados ou escuros na urina;
- Febre
Pedra nos rins
Caracteriza-se pelo desenvolvimento de formações sólidas que se movimentam pelas vias urinárias, causando dores intensas e outras alterações do sistema urinário. Também chamadas de cálculos renais, essas pedras se formam quando há excesso de substâncias na urina e pouco líquido para dissolvê-las. Saiba mais sobre este problema na página sobre pedra nos rins.
Doenças urológicas masculinas
Além de cuidar do aparelho urinário masculino e feminino, a Urologia é uma especialidade que se responsabiliza por estudar, diagnosticar e tratar alterações que afetam o aparelho reprodutor dos homens. Isso significa, portanto, que algumas doenças urológicas comuns afetam exclusivamente o organismo de indivíduos do sexo masculino. Entre elas, podem ser destacadas entre as principais:
Câncer de próstata
Destaque por ser um dos tumores malignos mais comum em homens, o câncer de próstata afeta uma glândula masculina que se responsabiliza pela produção do líquido seminal. A doença é mais comum à medida que o indivíduo envelhece, sendo recomendada a realização do exame de toque retal para diagnosticar o tumor em fase inicial — quando há maiores chances de tratamento.
Infertilidade masculina
Embora a infertilidade não seja exatamente uma doença, o urologista também se responsabiliza por identificar e tratar os problemas que levam a ela. O especialista também pode recomendar e realizar a vasectomia, caso o paciente deseje prevenir uma gravidez no futuro.
Para saber mais sobre as principais doenças urológicas e saber como preveni-las, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Jonathan Cha.
Fontes:
Instituto Nacional de Câncer;
Sociedade Brasileira de Urologia.