A vontade de urinar direto é um sintoma que pode afetar a qualidade de vida de muitos indivíduos. Na maioria das vezes, esse desconforto urinário pode levantar questões preocupantes em relação à saúde miccional. Afinal, o que pode ser esse incômodo persistente?
Neste conteúdo, vamos apresentar o que pode ser vontade de urinar direto, as principais causas e como tratar cada uma delas.
Boa leitura!
Vontade de urinar direto: o que pode ser esse problema?
Ter vontade de urinar direto pode ser uma situação completamente normal, em muitas situações, principalmente se o indivíduo tiver consumido muitos líquidos durante o dia. Contudo, esse desejo frequente também pode indicar uma infecção, incontinência urinária e até diabetes, ainda mais se for acompanhada de outros sintomas.
Ao compreender melhor esses sinais, você estará mais preparado para lidar com essa condição, além de buscar assistência médica necessária, caso seja preciso.
O ideal é que, sempre que a pessoa relatar: “Sinto vontade de urinar direto”, e isso está causando desconforto em seu dia a dia, é fundamental buscar um urologista, que deve solicitar alguns exames para identificar a possível causa e dar início ao tratamento mais adequado.
As causas mais comuns que podem desencadear em uma vontade de urinar frequentemente são:
Ingestão de muita água, café ou bebidas alcoólicas
De fato, quando se ingere muita água é esperado que todo o líquido seja eliminado pela urina devido ao aumento de volume no organismo. Essa é uma resposta normal do corpo, uma consequência comum que também pode ocorrer após o consumo em excesso de alimentos ricos em água, como melancia e laranja.
Tomar muito café e outras bebidas que contém cafeína, como chá preto, chocolate e chá mate, também pode estimular o aumento da frequência urinária, pois a cafeína é um diurético natural. Além disso, outra fonte diurética são as bebidas alcoólicas.
Uso de certos medicamentos
O uso de certos medicamentos para tratar problemas cardíacos, como os diuréticos Furosemida, Hidroclorotiazida ou Espironolactona, também pode provocar o aumento da vontade de urinar.
Nesses casos, o paciente deve comunicar seu médico imediatamente, pois assim será possível avaliar a possibilidade de substituir o remédio ou alterar a dose.
Infecção urinária
Quando é uma vontade de urinar direto, mas sai pouco líquido, pode ser um sintoma de infecção urinária, principalmente, se for identificada com outros desconfortos, como dor ou ardência ao urinar.
Além disso, ao perceber dor no pé da barriga e vontade de urinar direto, é fundamental que o paciente consulte um especialista para que possam ser realizados exames que confirmem qual é o problema. Com isso, o paciente poderá receber o tratamento mais adequado para seu caso.
Excesso de açúcar no sangue
A diabetes descontrolada é caracterizada por apresentar grandes quantidades de glicose circulantes no sangue, fazendo com que o corpo tente eliminar esse excesso pela urina.
Nos casos em que for comprovado que a vontade de urinar direto seja ocasionada pela diabetes, é de suma importância seguir o tratamento indicado pelo urologista, que podem ser desde o uso de medicamentos até mudanças no estilo de vida.
Leia mais:
Incontinência urinária
A característica principal dessa condição é não conseguir segurar a urina, não controlando a vontade até chegar ao banheiro, molhando a roupa íntima, mesmo que sejam pequenos escapes.
A incontinência urinária é mais frequente nas mulheres, especialmente durante a gravidez ou após a menopausa. Porém, essa condição também pode acontecer em homens, principalmente quando há problemas de próstata envolvidos.
Próstata aumentada
A próstata aumentada também leva à vontade de urinar direto no homem. Afinal, à medida que a próstata cresce, a uretra acaba sendo pressionada e até obstruída, por isso, é normal acontecer mudanças na frequência miccional.
A hiperplasia prostática benigna pode trazer sérios transtornos para a vida de um homem. Frequentar o urologista de forma rotineira e fazer os exames preventivos, evita que o problema atinja seus níveis mais críticos.
Bexiga hiperativa
A bexiga hiperativa é uma condição responsável por provocar a sensação repentina e urgente de urinar, mesmo que a bexiga não esteja completamente cheia.
Essa situação pode ser causada por um aumento da atividade do músculo responsável por controlar esse órgão ou ser consequência de alterações nos sinais nervosos entre o cérebro e a bexiga.
Vontade de urinar direto pode ser gravidez?
Sim, a micção frequente é um sintoma do início da gravidez, que pode retornar mais tarde também, pois o útero da mulher e seu bebê vão crescendo e pressionando a bexiga. Embora seja irritante, na maioria das vezes não há nada com que se preocupar.
Como é feito o diagnóstico sobre frequência urinária aumentada?
Para diagnosticar a causa subjacente, o especialista deve realizar um histórico médico do paciente, de modo a tentar compreender as origens do problema. Essa análise é fundamental, pois há diversos sinais que podem ser investigados durante essa conversa.
Além disso, o profissional pode solicitar alguns exames complementares com o objetivo de identificar com mais precisão a causa da condição, como urofluxometria, estudo urodinâmico, exames de imagem, uretrocistoscopia e análises do sangue e urina.
Veja também:
Tratamento para vontade de urinar direto é com o Dr. Jonathan Doyun Cha
Se você acha que depois de entender sobre a vontade de urinar direto, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos urológicos, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!