Você sabia que a verruga no pênis é um sinal de infecção causada pelo vírus HPV?
O Papilomavírus Humano afeta, principalmente, a glande do pênis, mas também pode atingir toda a extensão do órgão sexual. Com isso, as verrugas podem ser da mesma cor da pele do indivíduo e são capazes de possuir um aspecto liso ou parecido com uma couve-flor.
A verruga genital no pênis é disseminada por meio das relações sexuais sem o uso de preservativos.
Com o intuito de esclarecer todas as dúvidas referentes a essa condição, preparamos um texto informativo sobre como tratar e quais as causas da verruga no pênis. Boa leitura!
O que são verrugas no pênis?
As pequenas verrugas no pênis, também conhecida por condiloma acuminado ou crista de galo, geralmente, é um sinal de infecção sexualmente transmissível provocada pelo HPV, um tipo de vírus que contamina a pele e as mucosas, ocasionando no surgimento de uma ou mais lesões na região genital, como a glande do pênis.
Quais são os sintomas da verruga no corpo do pênis?
A verruga no pênis, na maioria dos casos, é indolor e não é acompanhada de outros sintomas, mas podem ocasionar coceiras na área lesionada. Essa lesão pode surgir entre 2 meses e 20 anos após a infecção pelo vírus.
Os pacientes que possuem verrugas de HPV no pênis devem prestar atenção nos seguintes sinais:
- Sangramentos na urina e nas fezes;
- Diferença no fluxo urinário;
- Coceira ou irritação;
- Dor durante as relações sexuais;
- Ardência.
O que causa verruga no pênis?
Vale ressaltar o que causa verruga no pênis é o contato direto com as lesões, sobretudo por meio das relações sexuais sem proteção, seja por via oral, anal ou vaginal.
Além disso, apesar de acontecer bem raramente, a transmissão da verruga também é capaz de ocorrer por meio do uso compartilhado de brinquedos sexuais, roupas íntimas, toalhas, banheiras e vasos sanitários.
Aliás, existem algumas condições de risco que têm o potencial de aumentar as chances de se contrair uma verruga pequena no pênis, como:
- Praticar relações sexuais com diversos parceiros (as);
- Ter adquirido outra infecção sexualmente transmissível;
- Fazer sexo com um (a) parceiro (a) que não conheça o histórico médico e de saúde;
- Pessoas com o sistema imunológico comprometido, como em tratamento de quimioterapia ou radioterapia;
- Indivíduos que faça o uso de medicamentos imunossupressores;
- Portadores de HIV.
Verruga no pênis HPV: como diagnosticar?
O diagnóstico dos pacientes com verruga HPV no pênis deve ser realizado por um médico especialista, como o urologista. Ele será responsável por avaliar os prováveis sintomas, as lesões adquiridas e o histórico de saúde.
Provavelmente, o profissional também pode solicitar alguns exames para analisar e para fechar o diagnóstico, como a biópsia e a peniscopia, que é exame feito com o uso de uma espécie de lupa para identificar lesões muitos pequenas no pênis, essa análise ajuda a confirmar a causa da verruga no pênis.
Veja também:
Próstata aumentada causa impotência
Como tratar verrugas no pênis?
A verdade é que a cura contra o vírus HPV é muito rara e pode ocorrer somente quando o organismo consegue combater a condição de forma natural. Entretanto, existem algumas formas de tratamentos que são recomendados para cuidar das verrugas e ajudar a evitar a transmissão do vírus para outros indivíduos.
Os procedimentos para tratar as verrugas no pênis variam de acordo com o tamanho e local das lesões. Os mais utilizados são medicamentos, cirurgia, crioterapia ou laser. Saiba mais:
Leia mais:
Tratamento para verruga no pênis com o Dr. Jonathan Doyun Cha
Para você que está em busca de um melhor tratamento para o seu caso de verruga no pênis, conheça o Dr. Jonathan Doyun Cha. Ele será responsável por oferecer um atendimento humanizado e um diagnóstico preciso, que visa recuperar o bem-estar do paciente.
Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o vírus HPV.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!