Veja quais são os tratamentos de câncer de próstata

Homem segurando laço azul em cima do peito

Conheça quais são os principais tratamentos para combater essa doença

 O câncer de próstata é uma das principais doenças que atingem homens no Brasil, com 65 mil novos casos ao ano, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Embora a doença seja a responsável pela morte de 28% da população masculina brasileira, estão sendo desenvolvidos novos tratamentos de câncer de próstata.

Cada vez mais eficientes, os tratamentos de câncer de próstata têm se mostrado uma segura opção para que os pacientes vençam essa doença e restabeleçam sua saúde, de maneira mais plena e feliz. Conheça abaixo as alternativas convencionais e mais recentes de terapias para o combate a essa patologia.

O que é o câncer de próstata?

Considerado um câncer da terceira idade, 75% de suas ocorrências se dão em pacientes acima dos 65 anos. O tumor atinge a próstata, glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. Trata-se de um órgão pequeno, com formato de maçã, situado logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Embora seja uma doença silenciosa em seu estágio inicial, o que reforça a importância do exame de toque preventivo, seus sintomas, em fases mais avançadas, podem incluir:

  • Dificuldade de urinar;
  • Dor óssea;
  • Sintomas urinários
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal.

É altamente recomendado que homens a partir dos 45 anos façam exames periódicos com um urologista, de modo a identificar precocemente a possível doença, para que assim o especialista indique o melhor tratamento de câncer de próstata.

As possíveis causas do surgimento de um câncer de próstata podem ser explicadas através de:

  • Herança genética: quando o paciente tem um pai ou irmão com histórico da doença;
  • Idade acima dos 50 anos;
  • Obesidade;
  • Dieta pouco equilibrada, rica em gorduras ou cálcio.

Tratamento: câncer de próstata pode ser curado

O tratamento do câncer de próstata depende do estágio em que a doença se encontra. Quando ela está localizada – ou seja, só atingiu a próstata –, alternativas como cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em situações específicas) podem ser oferecidas pelo médico.

Quando o tumor se encontra levemente avançado, é possível tratá-lo com radioterapia ou cirurgia combinada com tratamento hormonal. Já quando o câncer sofre metástase – ou seja, se espalha para outros órgãos –, o mais recomendado é a terapia hormonal.

Entretanto, é válido ressaltar que o melhor tratamento de câncer de próstata deve ser sempre escolhido pelo médico responsável pelo caso.

A cirurgia, também chamada de prostatectomia, é um método que consiste na retirada completa da próstata por meio de intervenção cirúrgica. Já a radioterapia é a aplicação de radiação em algumas áreas da próstata, com o objetivo de eliminar as células cancerígenas.

Por fim, o tratamento hormonal, mais frequente em pacientes com quadros avançados, é uma opção de aplicação de medicamentos que regulam a produção de hormônios masculinos, de modo a atenuar os sintomas.

Alternativas de tratamento de câncer de próstata

O avanço da medicina tem trazido significativas vitórias para o tratamento de câncer de próstata. Uma delas, divulgada pelo periódico científico The New England Journal of Medicine, mostrou resultados otimistas da PSMA-177 Lu, um novo medicamento desenvolvido pela Novartis.

Esta droga, que contém um elemento radioativo, teria o poder de destruir o tecido adoecido, sem prejudicar a saúde do paciente, sendo uma esperança para pacientes em estágio metastático, com o câncer resistente à remoção dos testículos.

Outra alternativa de tratamento de câncer de próstata é a descoberta do exame PET/CT com PSMA, uma espécie de tomografia computadorizada capaz de detectar metástases mais rapidamente.

Ao ser inserida no paciente, a substância, que mescla uma combinação de PSMA com material radioativo, pode ser capaz de localizar e marcar as células afetadas pelo tumor, mesmo quando ele já se espalhou pelo organismo.

Essa inovação médica, contudo, ainda não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde e está em fase de aperfeiçoamento no Brasil.

Entre em contato para saber mais sobre tratamentos de câncer de próstata.

Clique aqui para agendar uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Fontes:

Inca

Sociedade Brasileira de Urologia

Ministério da Saúde

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta