Para os homens que têm dúvidas se a cirurgia de vasectomia é reversível, a resposta é sim. É possível fazer a reversão desse procedimento, mas a verdade é que essa nova intervenção cirúrgica é mais complexa do que a operação primária e nem sempre é bem-sucedida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 2% a 6% dos vasectomizados repensam sobre a cirurgia depois de um tempo. O principal motivo é o desejo desses homens em constituir uma nova família.
Portanto, antes de realizar o procedimento de vasectomia, é necessário avaliar diversos pontos, só assim será possível evitar arrependimentos. Contudo, se você já tiver feito a cirurgia, saiba que sim, é reversível a vasectomia.
Vale lembrar que somente um médico especialista é capaz de dizer o que é aplicável para cada caso.
Se você quer saber como funciona a cirurgia de reversão de vasectomia, continue a leitura deste conteúdo!
Como é feita a vasectomia reversível?
A vasectomia em homem é reversível e seu procedimento acontece da seguinte forma: durante a cirurgia, o profissional reconecta as partes dos ductos deferentes, que transportam o espermatozoides de um testículo para o sêmen, a qual foram desligadas durante a operação anterior.
Além do mais, também pode ser feita a união de cada canal ao epidídimo, estrutura na qual os espermatozoides amadurecem e ganham mobilidade.
Portanto, após a reversão de uma vasectomia bem-sucedida, os espermatozoides voltam a ser presentes no sêmen, fazendo com que o homem retorne à sua fertilidade.
É importante ressaltar que o sucesso da reversão dessa cirurgia é medida por meio de duas taxas:
- Taxa de permeabilidade: é verificado se a emenda feita permite que os espermatozoides se movimentem pelos tubos deferentes novamente. Para isso, o homem deve realizar um exame de espermograma 40 dias após o procedimento de reversão;
- Taxa de gravidez: é analisada a possibilidade do aumento do número de gestações ocorridas por vias naturais.
Os resultados em ambas situações dependem do intervalo entre a realização da vasectomia e o seu tempo de reversão.
A cirurgia de vasectomia é reversível para todos os homens?
A vasectomia, geralmente, é reversível para os pacientes que optarem por esse procedimento. Entretanto, em alguns casos específicos, a intervenção cirúrgica de reversão pode não ser viável, pois as taxas de sucesso vai depender de fatores fundamentais, como:
- Há quanto tempo a vasectomia foi realizada;
- Fibrose no epidídimo;
- Cicatrização do paciente, entre outros.
Um médico urologista é o profissional habilitado para definir, a partir de avaliações individualizadas, se a vasectomia é reversível para aquele caso.
Além disso, o tempo é um dos aspectos principais que respondem se a vasectomia é reversível. Isso visto que os pontos ligados durante a operação têm a tendência de gerar fibrose, fora que com o passar dos anos, a interrupção da produção e eliminação dos espermatozoides pode desencadear em uma atrofia da linhagem espermatogênica do testículo.
A vasectomia é reversível depois de quanto tempo?
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, as taxas de sucesso da vasectomia (permeabilidade e gravidez), ao longo dos anos ocorre à medida que podemos observar na tabela a seguir:
Portanto, os homens que realizaram uma cirurgia de vasectomia há mais de 10 anos, em geral, apresentam menos chances de reversão.
Pós-operatório da cirurgia de reversão de vasectomia
O pós-operatório da cirurgia de reversão da vasectomia costuma ser tranquilo e demanda cuidados, como:
- Evitar a prática de exercícios físicos;
- Evitar relações sexuais pelo período de 2 a 4 semanas.
É neste tempo que os pontos do paciente devem cair sozinhos, além disso, o médico especialista pode indicar o uso de suspensório escrotal nos primeiros dias.
Por fim, é possível confirmar que a vasectomia é reversível, mas é importante também contar com alternativas para quando o procedimento não for viável para o homem, como a FIV (Fertilização In Vitro).
Quanto é uma cirurgia de vasectomia reversível?
Para sanar as dúvidas da maioria dos pacientes que buscam saber quanto é uma vasectomia reversível, é importante contextualizar que esse procedimento é realizado de forma particular e pode ter diferentes valores.
Essa variação de preço depende de diversos fatores como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos.
Portanto, é primordial que o paciente converse com seu urologista a respeito desses valores.
Cirurgia de vasectomia reversível em São Paulo
Para você que está em busca de realizar a cirurgia de reversão da vasectomia, conheça o Dr. Jonathan Doyun Cha. Ele será responsável por oferecer um atendimento humanizado, que visa promover segurança aos pacientes ao esclarecer todas as dúvidas em relação ao procedimento, além de confiança de que a cirurgia será realizada com total expertise.
É importante lembrar aos homens que é sempre aconselhável frequentar o consultório de um urologista de sua confiança com regularidade.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!