A urofluxometria é um exame não invasivo, simples e rápido que tem como objetivo observar as características do fluxo urinário do paciente, fazendo uma análise específica tanto da força do jato urinário quanto do tempo que a bexiga leva para ser esvaziada.
Esse teste é recomendado para ajudar no diagnóstico de doenças urinárias e para indivíduos que realizaram uma cirurgia para avaliar sua recuperação.
Se você precisa realizar o exame urofluxometria e quer mais informações, por exemplo, sobre quais são as indicações e como se preparar para essa análise, este texto irá te ajudar.
O que é o exame de urofluxometria?
O exame de urofluxometria é um teste urológico de realização simples e que permite estudar a velocidade de eliminação do fluxo urinário e o volume de urina eliminado durante a micção, ou seja, essa análise possibilita entender os valores dos seguintes parâmetros:
De modo geral, a urofluxometria permite uma investigação mais objetiva, com registro de valores e esquematização em forma de gráfico das variáveis medidas. Dessa forma, essa representação gráfica facilita ao urologista uma leitura facilitada do exame.
Urofluxometria: como é feito o exame?
O paciente vai urinar de forma natural em um recipiente que contém um funil e um reservatório, que vai medir o padrão do fluxo a partir de alguns sensores acoplados.
Para o exame, as mulheres irão urinar sentadas e os homens em pé, como já fazem normalmente. Em seguida, esse aparelho recolhe os parâmetros analisados e registra os dados no computador.
Após o registro, é possível construir um relatório e criar um gráfico que demonstra as alterações do fluxo urinário em cada segundo, possibilitando calcular o seu pico máximo e o tempo necessário para que esse pico seja alcançado.
Por fim, o profissional deve interpretar o exame por meio da correlação dos valores e das ocorrências observadas durante o procedimento.
Urofluxometria: para que serve essa análise?
Este exame serve para ajudar o urologista no diagnóstico de algumas doenças urológicas a partir da velocidade em que o paciente consegue urinar, fazendo uma avaliação da bexiga, uretra e próstata. Dentre algumas condições, é possível investigar:
- Infecções urinárias de repetição;
- Hiperplasia prostática benigna;
- Estenose da uretra;
- Hipocontratilidade do detrusor (quando a bexiga não contrai adequadamente); dentre outras doenças.
Leia mais:
Tabela de peso da próstata por idade
Urofluxometria livre: para quem é indicado o procedimento?
O exame de urofluxometria é indicado quando o paciente apresenta os seguintes sintomas:
- Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga;
- Vontade incontrolável de urinar;
- Dificuldade de urinar no início e durante a micção;
- Incontinência urinária, ou seja, quando não há o controle da micção;
- Aumento da frequência de idas ao banheiro para urinar;
- Dores ao urinar;
- Dores na região pélvica.
O exame também é solicitado após o paciente se submeter a procedimentos cirúrgicos envolvendo o trato urinário para verificação do quadro de recuperação.
Urofluxometria: preparo para o exame
Não é necessário realizar nenhuma preparação prévia para fazer uma urofluxometria, exceto a ingestão de água, que deve acontecer minutos antes do exame, de modo que o paciente tenha vontade de urinar.
Além disso, é importante que o indivíduo evite usar o banheiro antes do procedimento, se mantendo com a bexiga cheia até a realização da análise. Também não é necessário estar em jejum para realizar o teste, pode comer e beber normalmente.
Veja também:
Quem pode realizar a urofluxometria?
Este exame, por ser um procedimento simples, não possui limitações.
Devido sua simplicidade, o teste pode ser realizado em crianças, adultos e idosos de qualquer sexo, como também em pessoas que possuem necessidades especiais, sem que haja risco algum ao paciente, visto que o procedimento é rápido e indolor, levando apenas alguns minutos para ser realizado.
Urofluxometria: valor do exame
O preço de uma urofluxometria é ajustado pela clínica de urologia que realiza o exame. Assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes ao valor.
Urofluxometria: onde fazer o teste em São Paulo?
Agora que você já sabe o que é urofluxometria, para que serve e como é feito o exame, e está precisando de um atendimento especializado com um urologista que entenda sobre o teste e possui as melhores indicações de testes urológicos, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos das condições urológicas, como os problemas na próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Afinal, cuidar da saúde pode prevenir muitos problemas graves no futuro, principalmente, em relação à saúde miccional de cada pessoa.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!