Tratamento câncer de próstata: conheça a abordagem robótica

Você conhece a abordagem robótica para tratamento de câncer de próstata? Neste conteúdo, é possível compreender como é e como é feito o tratamento para câncer de próstata, além de descobrir quais são as vantagens da cirurgia robótica para essa condição e o que é o câncer de próstata.

Realizado por via cirurgia robótica, o tratamento do câncer de próstata vem sendo considerado a melhor alternativa para os pacientes acometidos por essa doença. 

Essa modalidade de intervenção cirúrgica é caracterizada por ser o procedimento no qual o médico urologista aplica a técnica laparoscópica (por vídeo) e utiliza um sistema de braços robóticos de alta precisão, controlados pelo próprio cirurgião por meio de um console instalado na sala de operação. 

Para você que ainda tem dúvidas sobre como é o tratamento do câncer de próstata com abordagem robótica, continue a leitura deste texto e fique por dentro de todas as informações referentes a esse procedimento. Acompanhe! 

Como é o tratamento de câncer de próstata, por via cirurgia robótica?

Usada como forma de tratamento para câncer de próstata, a cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva, considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica para remover de forma cirúrgica os tumores da próstata.  Com essa nova tecnologia, o cirurgião utiliza um robô para realizar o procedimento com precisão.

A intervenção cirúrgica é feita por meio de uma pequena incisão de cerca de 1,0 cm no abdome do indivíduo, local onde são inseridos quatro braços robóticos. Além disso, três deles são utilizados para carregar pequenos instrumentos que serão usados durante a operação.  

Aliás, o último braço robótico é responsável por carregar uma pequena câmera, que fornece imagens 3D ampliadas do interior da próstata. Esses conteúdos são transmitidos para um monitor, permitindo que o especialista visualize e controle remotamente o movimento do robô durante a cirurgia. 

Vale ressaltar que realizar a cirurgia robótica, como forma de tratamento do câncer de próstata, é um método muito menos invasivo do que a prostatectomia radical convencional, que envolve uma incisão desde o umbigo até a região pubiana. 

Essa vantagem traz um tempo de recuperação e hospitalização mais curto para o paciente. 

Como é feito o tratamento do câncer de próstata por meio da abordagem robótica?

Por ser uma possibilidade de tratamento de câncer de próstata, a cirurgia robótica é um procedimento que serve para remover completamente a glândula e vesículas seminais. A intervenção leva aproximadamente de 2 a 4 horas para ser concluída.

Neste tempo, o médico de próstata deve fazer pequenas incisões na parte do abdômen abaixo e ao redor do umbigo, para a instalação das pinças acopladas ao robô, processo descrito detalhadamente no tópico anterior. 

Tratamentos para câncer de próstata: como é o pós-operatório da cirurgia por via robótica?

O pós-operatório da cirurgia robótica costuma ser tranquilo: o paciente deverá ter uma dieta leve por alguns dias e se movimentar durante a recuperação. Ainda no hospital, o paciente deverá andar pelo quarto, o que já vai ajudar em sua reabilitação.

Além disso, o paciente sai do centro cirúrgico com uma sonda para ajudar na cicatrização interna da área operada e que deve ser retirada 5 a 7 dias depois em consultório médico.

Para quais pacientes são indicados os tratamentos do câncer de próstata por via robótica?

A cirurgia robótica da próstata deve ter indicação médica e, atualmente, pode ser recomendada para todos os pacientes com câncer de próstata em estágios localizados ou avançados, mas sem a presença de metástases em outros órgãos. 

Quais são as vantagens da abordagem robótica para tratar o câncer de próstata?

O procedimento cirúrgico robótico de próstata apresenta diversos benefícios à saúde do paciente, especialmente, quando se comparado à operação convencional. Além disso, há outras vantagens:

Proporciona melhor recuperação ao paciente; Evita complicações;  Preserva os vasos sanguíneos, nervos e músculos que envolvem a próstata e são fundamentais para funções do organismo, como o controle da urina e a ereção;  Assegura uma melhor visualização da área a ser operado por conta de sua câmera em 3D; Garante uma maior possibilidade de movimentos, uma vez que os braços robóticos realiza, com precisão, o comando solicitado pelo médico cirurgião, dando mais exatidão ao procedimento;  A cirurgia facilita a reconstrução da anatomia em espaços limitados, como a pelve masculina;  Diminui o risco de impotência sexual nos homens, na cirurgia robótica as estatísticas despencam para apenas 10 a 20% dos casos; É um procedimento minimamente invasivo, o que diminui o trauma cirúrgico e uma recuperação mais rápida, como também traz uma maior segurança ao paciente, minimizando os possíveis riscos de complicações; Menores chances de contrair uma infecção e necessidade de transfusão de sangue. 

Leia mais:

Biópsia da próstata

Qual o melhor tratamento para câncer de próstata?

Entre os tipos de tratamento para câncer de próstata, a cirurgia robótica vem sendo a opção ideal para tratar essa patologia. No entanto, existem outros métodos que podem ser recomendados em alguns casos, mas a abordagem terapêutica deve  sempre ser orientada por um urologista. 

Conforme o tamanho, classificação do tumor e idade do paciente, as indicações poderão ser:

  • Prostatectomia radical: é uma dos tratamentos mais utilizados e que consiste na remoção da próstata via cirurgia;
  • Radioterapia: o tratamento é feito com aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células cancerosas. É mais orientado quando o câncer está localizado;
  • Terapia hormonal: esse método, normalmente, é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, o que também vai ajudar a aliviar os sintomas;
  • Uso de medicamentos específicos.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é caracterizado pela multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, muito pequena, que fica localizada na parte inferior do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. 

Fatores de risco do câncer de próstata

Os fatores de risco mais comuns para essa neoplasia são:

  • Idade avançada (acima de 50 anos);
  • Histórico da doença na família;
  • Fatores hormonais e ambientais;
  • Hábitos alimentares, como o consumo alto de gorduras, pobre em frutas, verduras e vegetais;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso.

No Brasil, cerca de 52 mil homens são diagnosticados por ano com câncer de próstata. A doença se fortalece quando o organismo perde o controle sobre as células da glândula prostática, que se multiplicam e crescem desordenadamente.

Diagnóstico e tratamento para câncer de próstata em São Paulo 

Agora que você já sabe sobre os principais tratamentos do câncer de próstata, deve procurar um urologista o quanto antes para entender quais abordagens são adequadas para o seu caso, para eliminar esses sintomas e desconfortos. 

O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata e também da cirurgia para hiperplasia benigna da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor solução terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas e condições do paciente.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o desenvolvimento do câncer de próstata.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Sua saúde importa! Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta