Você sabe como funciona a tabela de PSA por idade?
Os exames de PSA dos homens abaixo de 65 anos que estão com marcadores menores do que 2,5 ng/ml, ou aqueles acima de 65 anos, que tenham exames marcando abaixo dos 4,0 ng/ml, podem ser avaliados com uma próstata saudável.
De modo geral, o PSA é um dos principais exames para detecção precoce do câncer de próstata e outras condições. Geralmente, é solicitado durante uma visita ao urologista, para confirmar ou descartar condições malignas.
Por essa razão, neste post, vamos explicar quais são os valores mais habituais conforme a idade de um paciente saudável. Acompanhe a leitura!
O que é e como funciona o exame de PSA?
O PSA, termo em inglês para Prostate Specific Antigen, significa Antígeno Prostático Específico.
Esse exame atesta valores de uma enzima produzida pelas células da próstata, cujo aumento da concentração pode apontar mudanças na glândula, provocadas por patologias como prostatite, hiperplasia prostática benigna ou câncer de próstata.
Aliás, o exame de sangue PSA é simples, indolor, realizado em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.
Além disso, esse teste é recomendado para ser realizado pelo menos uma vez ao ano, por todos os homens a partir dos 40 anos de idade. Entretanto, pode ser um exame exigido sempre que surjam suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata.
Para o exame de PSA, a preparação envolve que o paciente não tenha realizado essas atividades abaixo por 48 a 72 horas antes da coleta:
- Relações sexuais;
- Ejaculado (mesmo na masturbação);
- Exercícios que forcem o períneo (andar de bicicleta, por exemplo);
- Ter se submetido ao exame de toque retal;
- Não é necessário fazer jejum para a coleta do exame;
- Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo.
A coleta do exame é feita por meio da punção de uma veia periférica e demora cerca de 3 minutos para ser concluída.
Quais valores são ideais para uma tabela de psa por idade?
A quantidade de PSA no sangue é medida em nanogramas por mililitro de sangue (ng/ml). Sendo assim, um valor considerado normal pode variar de 0 a 4,0 ng/ml.
Para cada faixa de idade, podemos aceitar um nível diferente, ou seja, um PSA normal para 60 ou 70 anos pode não ser o mesmo aos 50 anos. Quanto maior o nível do PSA, maior a possibilidade de estarmos diante de problemas na próstata.
De acordo com informações do Prostate Cancer Foundation (PCF), organização norte-americana que estuda o câncer de próstata, podem ser aceitáveis os valores abaixo:
Contudo, é imprescindível que a leitura do exame da próstata seja feita sob orientação de um profissional qualificado, como o urologista.
Afinal, qual a diferença entre PSA livre e PSA total?
Por ter a possibilidade de ser identificado no sangue ligado a proteínas ou não, o PSA é classificado em dois tipos diferentes:
- PSA livre: condiz ao PSA que está circulando no sangue sem estar ligado a proteínas;
- PSA total: corresponde à concentração total desta enzima, ou seja, é a soma do PSA ligado a outras proteínas e do PSA livre.
Dessa forma, quando o paciente possui o PSA total acima da normalidade, o médico indica a realização do PSA livre, para avaliar melhor a próstata.
Inclusive, quando a relação entre PSA total e livre fica acima de 15% há um indicativo de aumento benigno da próstata, já quando essa relação é menor que 15%, pode haver um indício de malignidade na glândula.
Mesmo assim, é preciso observar outras referências já que os mesmos valores de PSA podem indicar condições diferentes entre os pacientes.
Outras métricas também se tornam importantes para o diagnóstico, como a densidade e velocidade de duplicação do antígeno e PSA em função da idade.
Velocidade e densidade do PSA
Como já sabemos, quanto maior a densidade do PSA, maior a suspeita da presença de um câncer de próstata.
No caso do valor da velocidade do PSA aumentar mais de 0,75 mg/mL por ano ou crescer muito rapidamente, é primordial que o indivíduo repita os exames.
O que pode causar o aumento do PSA?
Várias situações podem causar aumento do valor do PSA, como:
- Hiperplasia prostática benigna;
- Prostatite;
- Infecção urinária ou genital;
- Episódio de retenção urinária;
- Exercícios vigorosos;
- Sexo anal;
- Uso de medicamentos;
- Uso de cateteres urinários;
- Realização de biópsia, ultrassonografia transretal ou cirurgia da próstata.
Portanto, nem sempre o PSA alto vai indicar o câncer de próstata. Por isso, deve ser complementado por outras ferramentas de diagnóstico, como o exame toque retal, que investiga a existência de alterações na próstata, e os testes de imagem.
Leia mais:
Conclusão
Caso você esteja com dúvidas, não tenha receio de procurar um especialista, apenas esse profissional poderá avaliar o seu quadro com precisão. Inclusive, é fundamental buscar aconselhamento o quanto antes, porque o tratamento precoce de qualquer condição costuma produzir melhores resultados.
Tratamento especializado para problemas na próstata em São Paulo
Se você acha que depois de conhecer a tabela de PSA livre por idade, está interessado em ter um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!