Algumas condições levam a sintomas de próstata inflamada que são bastante desconfortáveis e exigem uma ida ao médico para avaliar as causas.
Veja nesse texto, os principais sintomas que alertam que a glândula merece um cuidado médico.
Quais os sintomas de próstata inflamada?
A próstata é uma glândula masculina fundamental para o sistema reprodutor do homem, tem o tamanho de uma noz, pesando cerca de 20 gramas. Os problemas relacionados à inflamação dessa estrutura podem ocorrer em qualquer fase da vida, sendo ocasionados por razões diversas.
Quando a próstata está inflamada, a condição é conhecida como prostatite. São quatro tipos:
- Bacteriana aguda: neste caso, a próstata fica inflamada devido a uma infecção urinária, que requer tratamento médico imediato. Em geral, são cepas comuns de bactérias;
- Bacteriana crônica: as bactérias ficam presas na glândula, provocando infecções urinárias recorrentes. Em geral, ocorre quando não há um tratamento adequado e a infecção retorna ao organismo;
- Síndrome da dor pélvica crônica: neste caso, um coletivo de situações podem deflagrar o problema, como as infecções urinárias recorrentes, disfunções nos sistemas imunológico e nervoso, estresse ou atividade hormonal irregular;
- Prostatite inflamatória assintomática: tem causa desconhecida, essa condição não causa sintomas e nem é relacionada à presença de bactérias no sistema urinário.
Em geral, os principais sintomas de próstata inflamada podem variar de acordo com a condição que ocasionou a patologia. São:
- Dor na micção e na ejaculação;
- Dor no abdômen inferior;
- Desconforto ou dor no abdômen, virilha ou na parte inferior das costas:
- Dor entre o escroto e o reto;
- Dor no pênis e testículos;
- Sensação de ardência na micção (disúria);
- Aumento da frequência urinária;
- Urgência urinária;
- Jato de urina interrompido ou fraco;
- Febres e calafrios, etc.
Quais são os fatores de risco para ficar com a próstata inflamada?
Há diversos fatores que podem deflagrar uma inflamação na próstata, como:
- Prostatite anterior;
- Uso de cateter na uretra;
- Coleta de tecido para biópsia da próstata;
- Infecção pelo HIV;
- Lesão de nervo na região pélvica;
- Estresse.
Quando procurar o urologista?
Todos os sintomas de próstata inflamada mencionados acima devem estimular o paciente a buscar o médico de próstata, porque as condições de saúde dele podem se agravar.
Por exemplo, alguns homens notam entre os sintomas também um sangramento na urina e até uma incapacidade de urinar. Essa última é uma condição mais grave, que pode provocar danos nos rins, caso o problema não seja tratado a tempo.
Além disso, quando o paciente está com a próstata inflamada, o problema pode evoluir para uma epididimite (infecção do epidídimo), bacteremia (infecção bacteriana no sangue), abscesso prostático e infecção espalhada para os ossos pélvicos ou na parte inferior da coluna.
A próstata inflamada não tratada também pode ocasionar alterações no esperma e levar à infertilidade, assim como deflagrar uma disfunção erétil (impotência).
Leia mais sobre:
Como diagnosticar a prostatite?
A partir do relato do paciente sobre os seus sintomas na consulta, o urologista vai solicitar alguns exames, que são:
Análise de urina
O urologista solicita a análise de uma amostra e cultura de urina para identificar se há bactérias e quais são as que colonizaram a região da próstata.
Testes urodinâmicos
O médico também pode considerar os testes urodinâmicos, quando há uma desconfiança de prostatite. Faz parte do estudo urodinâmico, a urofluxometria. Esta mede a velocidade da liberação da urina, além de avaliar o volume que permanece na bexiga após a micção.
Cistoscopia
Um cistoscópio atravessa a uretra para checar a próstata e a bexiga. Com esse exame, é possível verificar estreitamentos, bloqueios ou pedras no trato urinário. Esse procedimento é feito com anestesia.
Ultrassonografia transretal e biópsia transretal ou transperineal de próstata
Esse ultrassom é realizado a partir do reto para checar as condições da próstata. Em alguns casos, é coletada uma amostra de tecido para biópsia, que vai diagnosticar ou descartar malignidade na glândula.
Tratamento para a próstata inflamada
Quando o paciente está com os sintomas de próstata inflamada, fez os exames e o médico chegou a um diagnóstico preciso, serão avaliadas as melhores abordagens de tratamento de acordo com o tipo de prostatite revelado nos exames.
Síndrome da dor pélvica crônica
Se o caso for de uma síndrome da dor pélvica crônica, o principal objetivo será diminuir desconforto, dor e inflamação. Neste caso, pode ser que um tratamento único não seja suficiente, então, será necessária uma combinação de abordagens.
Entre as medicações podem ser prescritos anti-inflamatórios não esteroides, inibidores da 5-alfa redutase, relaxantes musculares e medicações neuromoduladores.
Outras abordagens podem envolver terapias de calor, fisioterapia, como exercícios de Kegel e liberação miofascial, exercícios de relaxamento e biofeedback.
Prostatite bacteriana aguda e crônica
O tratamento mais comum para as prostatites aguda e crônica são os antibióticos.
No caso do quadro agudo, os medicamentos orais podem ser ingeridos por duas semanas. Alguns casos mais graves, podem exigir uma internação para que os antibióticos sejam ministrados por via venosa.
A maioria dos sintomas de próstata inflamada por quadros agudos desaparece após a ingestão dos medicamentos. Porém, alguns cuidados com mudanças de hábitos de vida também podem ser indicados, especialmente no que diz respeito à alimentação.
Assim, pode ser aconselhada a redução de substâncias que irritam a bexiga, como bebidas com cafeína, álcool e alimentos condimentados ou ácidos. Além disso, outra indicação médica é que o paciente melhore a hidratação para estimular o aumento saudável da frequência urinária.
Já no caso do quadro de prostatite crônica, o tempo de ingestão dos antibióticos pode ser maior, por um prazo de até 6 meses, com uma dosagem mais baixa. Nestes casos, tanto pode ser indicado um único antibiótico quanto a combinação de medicações.
As mudanças nos hábitos alimentares também são indicados para os quadros de prostatite crônica.
Além disso, os bloqueadores alfa também podem ser prescritos quando a prostatite crônica provoca a retenção urinária, porque esses remédios ajudam que a musculatura da bexiga próxima à próstata relaxe, assim, diminuem as dores ao urinar.
No entanto, alguns homens que estão com retenção urinária provocada por prostatites também poderão passar por um procedimento cirúrgico, com o objetivo de drenar a urina da bexiga e evitar danos.
Conclusão
Agora que já sabe quais são os sintomas de próstata inflamada e os riscos que o homem pode correr a partir desta condição, é mais do que necessário buscar um especialista para obter o melhor tratamento.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nas condições relacionadas à próstata, inclusive, na realização de procedimentos cirúrgicos. Para tanto, oferece diagnóstico preciso e um atendimento individualizado e humanizado, visando o bem-estar do paciente e resgate da qualidade de vida.