Entre os sintomas de pedra nos rins feminino estão cólicas, náuseas, vômitos, dor ou ardor ao urinar, que podem aparecer de forma repentina, e o pior de todos, uma dor intensa no final das costas ou na lateral do corpo, que é conhecida por ser uma das condições mais dolorosas que existem.
Dessa forma, é de suma importância procurar ajuda médica ao sentir algum sinal ou sintoma de pedra nos rins, para que seja feito exames de diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado para cada caso.
Para você que deseja saber sobre quais são os sintomas de pedra nos rins predominantes nas mulheres e suas principais causas, continue a leitura deste conteúdo.
Quais os sintomas de pedra nos rins feminino?
Em muitos casos, quando a pedra está alojada e imóvel no rim, não há sintomas ou dor, e o problema só é percebido após um exame de ultrassom ou tomografia. Com isso, é possível que muitas mulheres estejam com cálculos renais e nem tenham percebido.
No entanto, quando a pedra se desloca para outras partes do corpo, como a bexiga, o canal da uretra e ureter, há sinais que podem fazer com que a paciente descubra que sofre de cálculo renal.
Os sintomas de pedra nos rins feminino que podem surgir com a intensidade da patologia são:
Cólicas renais
As cólicas renais, normalmente, surgem quando a pedra fica presa ou bloqueia alguma parte do trato urinário. Além disso, elas podem ocorrer em picos de dores intensas que vão e vêm, que podem durar de 20 a 60 minutos.
Dor intensa na parte inferior das costas
A dor intensa na parte inferior das costas ou na lateral do corpo, geralmente, aparece quando a pedra é muito grande ou fica presa nos rins ou quando sai desse órgão e começa a descer em direção ao ureter ou bexiga.
Vale ressaltar que as dores causadas pela pedra nos rins podem mudar à medida que o cálculo renal se move pelo trato urinário.
Dor aguda que pode irradiar para virilha e abdômen
A dor aguda nos rins surge de forma repentina e pode ser tão intensa que é possível irradiar para outras partes do corpo, como virilha e abdômen à medida que a pedra desce. No caso das mulheres, a dor também pode irradiar para a vagina.
Náuseas e vômitos
Outros sintomas da pedra nos rins são as náuseas e vômitos. Esses desconfortos acontecem por conta da estimulação do nervo esplâncnico, que é uma inervação compartilhada pela cápsula de revestimento dos rins e o estômago.
Dor ou ardor ao urinar
A dor ou ardor ao urinar pode ser um sinal de infecção urinária, essa condição é causada pela movimentação do cálculo na uretra para ser eliminado pela urina ou pelo bloqueio da passagem da urina.
Diminuição da quantidade de urina
Nos casos das pacientes em que a pedra bloqueia parte ou totalmente o trato urinário,bexiga ou uretra, pode ocorrer a diminuição da quantidade de urina ou incapacidade para urinar. Essa é uma condição bastante perigosa.
Necessidade de urinar de forma frequente
Já nas situações em que a pedra se aproxima da parte que une o ureter e a bexiga, também conhecida como junção vesicoureteral, o cálculo pode causar a necessidade de urinar de forma frequente ou a urgência em urinar.
Urina turva ou com mau cheiro
A pedra no rim pode alterar a cor da urina nas mulheres, ficando mais turva, concentrada ou com mau cheiro. Geralmente, esses sinais estão relacionados à infecção urinária ou infecção no rim.
Presença de sangue na urina
Quando os cálculos renais se deslocam podem causar uma agressão nas células do revestimento do trato urinário, podendo levar ao aparecimento de sangue na urina. Normalmente, esse sintoma está mais ligado à passagem da pedra pela uretra para ser eliminada pela urina.
Febre ou calafrios
A febre ou os calafrios podem surgir como um sinal de infecção renal causada pela pedra nos rins ou infecção urinária.
Leia mais:
Como expelir cálculo renal naturalmente
O que é a pedra nos rins?
A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, são formações duras produzidas a partir de sais e minerais que se depositam dentro dos rins. Aliás, esses cálculos podem afetar qualquer parte do trato urinário (uretra, bexiga, ureteres e rins). Geralmente, as pedras se constituem quando a urina fica concentrada, permitindo que os minerais se cristalizem e se unam.
Quais são as causas mais comuns da pedra nos rins?
As causas de pedra nos rins podem ser diversas. No entanto, o importante é que as mulheres adquiram bons hábitos no seu dia a dia para evitar a patologia. Os principais fatores para o surgimento de pedra nos rins são:
- Baixa ingestão de água;
- Dieta rica em sódio e proteínas;
- Obesidade;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Hiperparatireoidismo;
- Uso de medicamentos específicos;
- Fatores ambientais.
Fatores de risco de pedra nos rins
Quais são os tratamentos para pedra nos rins?
Existem diversos tratamentos que podem ser indicados pelo médico, a depender do estado da paciente, localização e tamanho da pedra. Alguns deles são:
- Medicamentos e aumento do consumo de água: na maioria dos casos, se a pedra tiver entre 1 e 4 mm, é possível eliminá-la naturalmente pela urina, apenas aumentando a ingestão de líquidos para favorecer a saída. Nestes casos, a paciente é tratada com medicações analgésicas ou até mesmo medicamentos para dilatar o ureter;
- Procedimento cirúrgico: se a pedra for maior que 5 mm ou a paciente apresentar sintomas como dores intensas que não são aliviadas nem com remédios intravenosos, há infecções, risco de obstrução do ureter e outras alterações de saúde, é indicado que a paciente faça uma cirurgia para remoção do cálculo renal em caráter de urgência.
Com isso, para remoção do cálculo renal pode ser feita uma cirurgia de pedra nos rins a laser, que pode ser por meio dos procedimentos endoscópicos, como a ureterorrenolitotripsia ou cirurgia percutânea com litotritor ultrassônico, cirurgia por laparoscopia ou robóticas e a litotripsia extracorpórea por ondas de choque.
Tratamento para os sintomas de pedra nos rins feminino em São Paulo
Se você acha que depois de entender quais são os principais sintomas de pedra nos rins feminino, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos da litíase renal, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!