Os sintomas de câncer de próstata avançado costumam surgir quando a doença atinge estruturas vizinhas à glândula, como uretra, bexiga e vesículas seminais, gerando dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, sangue na urina e dor pélvica.
A descoberta do câncer de próstata em fase avançada representa a maior causa de mortalidade da patologia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% dos casos ainda são diagnosticados tardiamente, o que dificulta o sucesso dos tratamentos.
Neste conteúdo, vamos esclarecer sobre quais os sintomas de câncer de próstata avançado e como melhorar as complicações causadas pelo tratamento. Boa leitura!
Quais os sintomas do câncer de próstata em estado avançado?
O diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado frequentemente decorre da falta de sintomas durante suas fases iniciais. Em diversas situações, a identificação precoce da doença só é possível mediante consultas regulares ao urologista e a realização de exames preventivos de rotina pelo paciente.
Dessa forma, o grande problema é que inúmeros homens só procuram ajuda médica quando notam alguns sinais que indicam alguma doença.
Os sintomas do câncer de próstata mais comuns incluem:
- Dificuldades para urinar;
- Aumento da frequência urinária;
- Diminuição do jato urinário;
- Sangue na urina e no sêmen;
- Disfunção erétil.
Nos estágios mais avançados, o tumor pode ir além da próstata e atingir a cápsula prostática, vesículas seminais, reto, esfíncter, músculos, nódulos linfáticos, ossos e outros órgãos.
Então, a partir desse avanço podem surgir outros sintomas, como:
- Dores pélvicas ou ósseas (costas, quadril e até ombros);
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus;
- Perda de peso;
- Dormência ou fraqueza nos pés e mãos;
- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal, entre outros.
Nessa fase da doença, o exame de toque retal revela uma próstata muito dura e o PSA costuma estar bastante elevado.
A expectativa de vida para um paciente afetado por essa condição é altamente variável. No entanto, para a grande maioria dos indivíduos, os tratamentos contemporâneos conseguem eficazmente atrasar a evolução da enfermidade.
Agora que você já sabe sobre quais os sintomas do câncer de próstata em estágio avançado, chegou o momento de compreender como é realizado o tratamento para a doença.
Como tratar o câncer de próstata avançado?
O tratamento para câncer de próstata é feito conforme o estágio em que a doença se encontra. Quando ela está localizada, o que significa que só atingiu a próstata, há alternativas como cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em situações específicas) podem ser oferecidas pelo médico.
Quando o tumor se encontra levemente avançado, é possível tratá-lo com radioterapia ou cirurgia combinada com tratamento hormonal. Já quando o câncer sofre metástase, isto é, se espalha para outros órgãos, o mais recomendado é a terapia hormonal.
Entretanto, é válido ressaltar que o melhor tratamento de câncer de próstata deve ser sempre escolhido pelo médico responsável pelo caso.
A prostatectomia, conhecida como cirurgia, envolve a remoção total da próstata por meio de procedimento cirúrgico. Por outro lado, a radioterapia se refere à administração direcionada de radiação a determinadas regiões da próstata, visando à eliminação das células malignas.
Por fim, o tratamento hormonal, mais frequente em pacientes com quadros avançados da doença, é uma opção de aplicação de medicamentos que regulam a produção de hormônios masculinos, de modo a atenuar os sintomas.
Cirurgia robótica para pacientes com câncer de próstata
A cirurgia robótica para câncer de próstata, também conhecida como prostatectomia radical, é um método que serve para remover completamente a próstata e vesículas seminais.
O procedimento é realizado pela técnica laparoscópica por vídeo com o auxílio de braços robóticos de ampla praticidade, ou seja, o robô é manuseado pelo próprio cirurgião por meio de um computador instalado na sala de operação.
Além disso, a técnica permite ao urologista ter uma visão em 3D com imagem até dez vezes maior do campo cirúrgico.
Esse método pode ser recomendado para todos os pacientes com câncer de próstata em estágios localizados ou avançados, mas sem a presença de metástases em outros órgãos.
Quais são os principais fatores de risco da doença?
Os fatores de risco do câncer de próstata mais comuns para essa neoplasia são:
- Idade avançada (acima de 50 anos);
- Histórico da doença na família;
- Fatores hormonais e ambientais;
- Hábitos alimentares, como o consumo alto de gorduras, pobre em frutas, verduras e vegetais;
- Sedentarismo;
- Sobrepeso.
Aliás, no Brasil, cerca de 52 mil homens são diagnosticados por ano com câncer de próstata. A doença se fortalece quando o organismo perde o controle sobre as células da glândula prostática, que se multiplicam e crescem desordenadamente.
Conclusão
Se o homem perceber alguns desses sintomas de câncer de próstata avançado, precisa procurar o mais rápido possível um médico urologista, para investigar a origem desses desconfortos, porque muitas outras patologias também podem deflagrar os mesmos sinais.
Apenas um especialista pode apresentar o diagnóstico preciso a partir da investigação nas consultas e resultados de exames.
Ao consultar o profissional, o homem terá a oportunidade de realizar variados tipos de exames, como o toque retal e PSA, que são imprescindíveis para iniciar o diagnóstico. Além desses testes, uroanálise, ultrassom da próstata e biópsia são solicitados para dar certeza à análise.
Por isso, procurar um médico que inspire confiança e apresente um atendimento humanizado é muito importante, inclusive para os resultados do tratamento.
Tratamento para sintomas de câncer de próstata avançado em São Paulo
Se você acha que depois de entender quais são os sintomas do câncer de próstata avançado, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos do câncer de próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!