5 principais sintomas de cálculo renal

homem poe as mãos na região próxima aos rins

Um dos principais sintomas apresentados por pacientes com pedra nos rins é uma dor intensa e que se manifesta em picos de intensidade

Cálculo renal é um termo médico para designar as formações popularmente conhecidas como “pedras nos rins”, que se formam quando a urina apresenta uma alta concentração de impurezas e pouco líquido para dissolvê-las. Embora algumas pessoas possam ter a condição sem apresentar nenhum tipo de manifestação clínica, um dos principais sintomas de cálculo renal é a dor intensa que irradia das costas para o abdômen e virilha.

O incômodo característico da pedra nos rins é descrito por muitos pacientes como “a pior dor já sentida na vida”, podendo ser comparada até mesmo com as dores do parto, de queimaduras e até mesmo de fraturas ósseas. Além da dor, existem alguns outros sintomas de cálculo renal que são específicos da alteração, e conhecê-los é essencial para que os pacientes identifiquem quando há algo errado com o organismo.

Entenda como o cálculo renal se desenvolve

A principal função dos rins é filtrar as substâncias presentes no sangue, eliminando as impurezas por meio do sistema urinário. Quando algum desses elementos está presente em grande quantidade na urina, entretanto, eles podem se agrupar e formar os cristais característicos do cálculo renal.

Isso pode acontecer por diversos fatores, que vão desde consumo excessivo de alimentos ricos em sal até predisposição genética do indivíduo. O tamanho das pedras também é bastante variável, e cálculos menores podem ser expelidos naturalmente pela urina, enquanto os maiores podem necessitar de intervenção cirúrgica.

E-book: Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamentos. Descubra agora!

Conheça os 6 principais sintomas de cálculo renal

Como foi explicado, existem pacientes que podem ter pedras nos rins e não apresentar sintomas. Em geral, isso acontece quando o cálculo fica parado no órgão, e o diagnóstico acontece por acaso — normalmente durante a realização de exames de rotina ou durante a investigação de outros problemas de saúde. Os casos assintomáticos, entretanto, são menos frequentes.

Os 5 sintomas de cálculo renal que são considerados mais frequentes são:

• Dor lombar ou abdominal muito forte e que se manifesta em picos;
  • Náuseas e vômitos;
  • Presença de sangue na urina;
  • Infecção urinária persistente;
  • Necessidade de urinar com mais frequência do que o normal.

Além disso, pode haver alterações significativas na coloração e cheiro da urina, bem como a presença de material sólido entre o líquido expelido pelo organismo.

Pedras nos rins: consequências e tratamentos disponíveis

O ideal é que o paciente se submeta a uma avaliação médica especializada assim que notar qualquer um dos sintomas de cálculo renal, garantindo um diagnóstico preciso da condição e início imediato de tratamento adequado. Isso porque, além da dor bastante incômoda, a pedra nos rins leva a um aumento significativo de que o indivíduo desenvolva infecções do trato urinário, podendo até mesmo perder as funções renais, em casos graves e sem tratamento.

O tratamento mais adequado para o problema depende diretamente dos sintomas de cálculo renal apresentados pelo paciente, bem como do tamanho das pedras existentes e de sua localização. No caso de dor severa, por exemplo, as primeiras medidas serão referentes ao alívio da dor por meio de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

Caso a pedra diagnosticada seja pequena e o urologista não identifique nenhum risco de complicação à saúde do paciente, pode ser adotado um tratamento conservador para que o cálculo seja expelido espontaneamente pela urina. Dependendo do caso, podem ser indicados medicamentos que ajudam no relaxamento do ureter e facilitam a passagem da pedra e sua eliminação.

Para pedras de tamanho grande ou que podem trazer prejuízo à saúde do paciente, uma intervenção cirúrgica se tornar necessária. Cabe a um urologista avaliar criteriosamente o caso, identificando a necessidade de tratamento e a metodologia mais adequada para o paciente. Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Jonathan Cha para saber mais sobre o assunto!

Você reconhece algum sintoma de Pedra nos rins? Agende uma consulta para avaliação e tratamento.

Fontes:

Ministério da Saúde;