Sangue na urina: quais problemas de saúde levam a esse sinal?

Sangue na urina: quais problemas de saúde levam a esse sinal? A detecção de sangue na urina pode gerar intensa ansiedade e apreensão, demandando uma investigação criteriosa, de preferência conduzida por um médico especializado em urologia. Apesar do impacto emocional que esse sintoma pode causar, é essencial compreender que nem sempre ele denota condições médicas graves. Na verdade, variações na coloração da urina podem surgir devido ao consumo de certos alimentos ou medicamentos, criando uma semelhança com a presença de sangue, mas sem implicar necessariamente em um quadro mais sério. Sangue na urina: o que pode ser? Nem sempre as pessoas sabem o que significa sangue na urina. Essa condição também é conhecida como hematúria ou hemoglobinúria e, geralmente, representa um sinal de problema no sistema urinário, especialmente, quando é visível notar alterações na cor da urina a olho nu. A hematúria é a eliminação anormal de células do sangue (hemácias) na urina, seja pelos rins ou por outras partes do trato urinário. Em alguns casos, o sangue é visível a olho nu durante a micção. Já em outras situações, essa anormalidade pode ser detectada em exames de rotina. Aliás, em qualquer cenário, é de extrema importância procurar aconselhamento médico especializado. Por fim, vale ressaltar que ter um acompanhamento médico é o ponto de partida para impedir que a condição se torne uma situação clínica mais grave, evoluindo para estados mais sérios e perigosos. Inclusive, é primordial estar atento aos sinais. Uma dica essencial é tentar perceber se o sangue na urina é identificável no início, no fim da micção ou na totalidade da urina. Logo, essas informações facilitam o diagnóstico.

A detecção de sangue na urina pode gerar intensa ansiedade e apreensão, demandando uma investigação criteriosa, de preferência conduzida por um médico especializado em urologia. 

Apesar do impacto emocional que esse sintoma pode causar, é essencial compreender que nem sempre ele denota condições médicas graves. 

Na verdade, variações na coloração da urina podem surgir devido ao consumo de certos alimentos ou medicamentos, criando uma semelhança com a presença de sangue, mas sem implicar necessariamente em um quadro mais sério.

Por esse motivo, neste post, vamos apresentar o que pode ser sangue na urina e quais problemas de saúde levam a esse sinal. Boa leitura!

Sangue na urina: o que pode ser?

Nem sempre as pessoas sabem o que significa sangue na urina. Essa condição também é conhecida como hematúria ou hemoglobinúria e, geralmente, representa um sinal de problema no sistema urinário, especialmente, quando é visível notar alterações na cor da urina a olho nu. 

A hematúria é a eliminação anormal de células do sangue (hemácias) na urina, seja pelos rins ou por outras partes do trato urinário. 

Em alguns casos, o sangue é visível a olho nu durante a micção. Já em outras situações, essa anormalidade pode ser detectada em exames de rotina. Aliás, em qualquer cenário, é de extrema importância procurar aconselhamento médico especializado.  

Presença de sangue na urina: quais são os tipos de hematúria?

De fato, existem inúmeras causas para a presença de sangue na urina. Dessa forma, as características da mesma ajudam na investigação clínica. A propósito, uma hematúria pode ter as seguintes particularidades:

  • Hematúria macroscópica: pode ser vista a olho nu, uma vez que a urina possui uma cor escurecida, avermelhada ou com coágulos de sangue; 
  • Hematúria microscópica: esse tipo não pode ser visto a olho nu. A aparência da urina é completamente normal, sendo a presença de sangue apenas detectada por meio de exames;
  • Hematúria com coágulos: a hematúria com coágulos de sangue na urina é do tipo macroscópica. Essa característica, normalmente, indica um sangramento de maior volume, causado por uma lesão do trato geniturinário;
  • Persistente ou transiente: a hematúria, seja ela macroscópica ou microscópica, pode ser persistente, isto é, está constantemente presente, ou ser intermitente, ou seja, aparecer e desaparecer durante um determinado período;
  • Hematúria dismórfica: acontece quando no exame de urina detectam-se hemácias com formato atípico (dismórficas). Essa condição, geralmente, é um sinal de doença dos glomérulos renais; 
  • Hematúria isolada: ocorre quando o indivíduo não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma além do aparecimento de sangue.

Leia mais:

HPV no homem

O que causa sangue na urina?

O sangue na urina pode ser ocasionado por qualquer parte do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra. Sendo assim, as principais causas são: 

"O

Aliás, se você está se questionando se existem medicamentos que podem causar sangue na urina, a verdade é que algumas classes de remédios como pyridium, rifampicina, fenitoína, nitrofurantoína, entre outros, além de alimentos, como beterraba, pode deixar a urina avermelhada sem que isso signifique o aparecimento de sangue.  

Veja também:

 Dor nos testículos 

Como diagnosticar essa condição?

Essa condição é detectada por exames laboratoriais, mas se o paciente é uma mulher em idade fértil, como saber se é sangue na urina ou menstruação após um diagnóstico de hematúria microscópica? 

O primeiro passo é confirmar se a urina não foi colhida durante o período menstrual. Afinal, no decorrer desses dias, é normal ter a presença de sangue, provocando uma falsa hematúria.

Sendo assim, os exames laboratoriais devem ser refeitos fora da menstruação para uma melhor confirmação. 

Quando a pessoa não tem certeza que a sua coloração da urina é hematúria, o recomendado é esperar 24 horas para ver se o tom voltará ao normal. Se isso não ocorrer, é fundamental procurar ajuda profissional, como de um médico especialista. 

Qual exame detecta sangue na urina?

Após uma anamnese completa e de testes clínicos, o urologista responsável pelo caso deve solicitar alguns exames complementares para diagnosticar o problema. Os testes mais comuns são:

  • Análises gerais, exame microscópico da urina e urocultura;
  • Ultrassom do aparelho urinário;
  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética;
  • Uretrocistoscopia.

Portanto, com todos os exames em mãos, caberá ao profissional analisar as informações e definir o tratamento mais adequado para cada caso.

É perigoso sangue na urina?

Já percebemos que algumas condições podem ser perigosas, enquanto outras não. Então, após o diagnóstico, o próximo passo é entender qual é a melhor maneira para tratar essa condição. 

Entretanto, como tudo depende da causa do problema, cada quadro apresenta uma forma de tratamento diferente. Com isso, só o médico especialista será capaz de indicar o melhor tratamento de acordo com as causas apresentadas pelo paciente.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar que ter um acompanhamento médico é o ponto de partida para impedir que a condição se torne uma situação clínica mais grave, evoluindo para estados mais sérios e perigosos. Inclusive, é primordial estar atento aos sinais.

Uma dica essencial é tentar perceber se o sangue é identificável no início, no fim da micção ou na totalidade da urina. Logo, essas informações facilitam o diagnóstico. 

Tratamento para sangue na urina em São Paulo

Se você acha que depois de entender sobre o que é sangue na urina, está precisando de um atendimento especializado, procure  o Dr. Jonathan Doyun Cha, que é  urologista e especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos das doenças do trato urinário.

O Dr Jonathan oferece diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta