Conheça mais detalhes sobre câncer de próstata, hiperplasia prostática e prostatite, doenças urológicas
As doenças da próstata podem ser muito perigosas e, embora a mais conhecida seja o câncer na região, existem ainda outras patologias para as quais devemos estar atentos sempre. Campanhas de conscientização, como o “Novembro Azul”, existem para reafirmar a necessidade de cuidados dos homens com a própria saúde.
Embora o câncer seja uma das doenças da próstata mais conhecidas, esse artigo visa abordar, além dela, outros dois problemas menos conhecidos, mas igualmente perigosos, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Se você não conhece detalhes sobre essas patologias, prossiga a leitura e se conscientize sobre quais cuidados devem ser tomados.
Câncer da próstata
Em primeiro lugar, vamos falar desta que é a mais famosa das doenças da próstata. Este tumor maligno que atinge a região é o segundo que mais afeta pacientes do sexo masculino no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Cerca de 75% dos pacientes que sofrem com o câncer de próstata apresentam idade superior a 65 anos. Trata-se de uma doença considerada muito silenciosa em seus estágios iniciais, daí a importância de se realizar exames preventivos anuais a partir dos 45 anos de idade.
Além da idade ser considerada um fator importante para o aumento do risco da doença, ter histórico de familiares de primeiro grau que já tenham tido câncer de próstata é um agravante. A obesidade é também considerada um fator de risco.
Embora os sintomas sejam quase imperceptíveis nos primeiros estágios, o que reforça a necessidade do exame de toque, quando avançada, a doença pode trazer alguns sinais, tais como:
- Dificuldade de urinar;
- Excesso de urina;
- Dor óssea;
- Insuficiência renal;
- Infecção generalizada;
- Sangue na urina;
- Dor pélvica.
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Hora de falar sobre outra das principais doenças da próstata existentes: a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) – ou crescimento benigno da próstata. Esse problema acontece quando há a multiplicação benigna de suas células da próstata, provocando um aumento do volume e uma compressão da uretra (canal da urina) e da saída da bexiga.
Considerado evolutivo, esse processo aumenta progressivamente ao envelhecimento do paciente, sendo mais comum a partir dos 50 anos e diagnosticada em cerca de 80% dos homens idosos.
Essa condição pode ser considerada como uma das doenças da próstata quando o volume do órgão passa a afetar o sistema urinário do paciente. Assim sendo, é fundamental buscar a orientação de um médico urologista ao apresentar sintomas que comprometam sua qualidade de vida, tais como:
- Urina com jatos fracos;
- Gotejamento;
- Frequência excessiva ao urinar;
- Sentimento de esvaziamento incompleto da bexiga após urina.
Prostatite
Dentre as doenças da próstata mais comuns, também podemos citar a prostatite, caracterizada pela inflamação do órgão, tendo como consequência um crescimento incomum da glândula.
Assim como as outras duas doenças da próstata anteriormente citadas, a prostatite também é comum, atinge cerca de 30% da população masculina e é mais recorrente em pacientes acima dos 50 anos de idade.
A próstata pode inflamar, em geral, em decorrência de infecções bacterianas. A prostatite, contudo, também pode ser provocada por vírus ou fungos. Enquanto a infecção bacteriana é caracterizada como prostatite aguda, a situação em que não há recorrência da doença – mais comum em pacientes mais velhos –, o termo utilizado é prostatite crônica.
Esta, por sua vez, é a versão mais frequente, e é comum que ela não apresente sintomas. Quando a imunidade do paciente abaixa, a inflamação pode ficar mais intensa, trazendo sinais como:
- Ardência ou desconforto durante a ejaculação;
- Sêmen com aspecto amarelado;
- Febre;
- Ardência ao urinar;
- Frequência excessiva de urina.
Para essa e outras doenças da próstata, o mais indicado é buscar assistência de um médico urologista, para que o correto diagnóstico seja feito, e o melhor tratamento seja indicado.
Entre em contato para saber mais sobre doenças de próstata.
Fontes: