A retirada de pedra nos rins a laser é uma técnica cirúrgica moderna, pouco invasiva e que proporciona excelentes resultados, sendo um dos procedimentos mais recomendados pelos urologistas para tratar os cálculos renais.
Se você ainda não conhece a cirurgia com laser, continue lendo esse conteúdo e entenda mais sobre esse método e quando é indicado. Boa leitura!
Quando a cirurgia para retirada de pedra nos rins a laser é indicada?
É relevante destacar que os procedimentos podem ser realizados em situações de urgência, quando o paciente se encontra em crise e a equipe médica identifica as certas questões.
Como funciona a cirurgia de retirada de pedra nos rins a laser?
A cirurgia a laser para retirada de pedra nos rins é uma técnica que permite a fragmentação dos cálculos renais, fazendo com que eles sejam expelidos mais facilmente pela urina.
De maneira simplificada, essa intervenção cirúrgica utiliza um dispositivo que emite a energia concentrada por meio de uma fibra para fragmentar o cálculo, permitindo que os pedaços menores sejam retirados com pinças extratoras ou sejam eliminados por meio da urina.
Os tipos de laser utilizados para esse procedimento são: Holmium, Thulium e o Thulium Fiber (laser de fibra de túlio). Além disso, eles podem operar em diferentes configurações de energia, frequência e forma de pulso para dissolver as pedras com uma baixa quantidade de calor.
Quais são os tipos de cirurgia de retirada de pedra nos rins a laser?
Quando um médico especializado realiza exames de acompanhamento para litíase renal e os resultados revelam que o cálculo tem um diâmetro superior a 5 milímetros, dificultando sua eliminação natural, a cirurgia se torna uma opção de tratamento a ser considerada.
Nesse contexto, diversas abordagens podem ser utilizadas e a cirurgia de retirada de pedra nos rins a laser é uma das alternativas disponíveis.
A avaliação das condições clínicas do paciente, bem como a análise da quantidade e tamanho dos cálculos, recai sobre o urologista, cuja expertise é essencial para determinar se a remoção a laser das pedras nos rins é a medida mais apropriada para o caso em questão.
Entenda mais sobre os procedimentos a laser para retirada de cálculos renais:
Ureterorrenolitotripsia flexível a laser
Neste tipo de cirurgia a laser para retirada de pedra nos rins, é introduzida uma câmera fina e flexível através da uretra, passando pela bexiga e alcançando o rim. Este aparelho possibilita a exploração minuciosa do órgão, permitindo que o cirurgião identifique os cálculos e sua localização.
Em seguida, é introduzida uma fibra de laser pelo equipamento, responsável por pulverizar ou fragmentar as pedras.
Embora este procedimento seja pouco invasivo, é necessária a aplicação de anestesia para garantir o conforto do paciente. Por isso, a intervenção demanda internação de pelo menos um dia.
Vale ressaltar que existe uma limitação ao tamanho dos cálculos que podem ser tratados com esse tipo de cirurgia, sendo assim, inadequado para pedras maiores que 2 a 2,5 cm.
Ureterolitotripsia semirrígida a laser
Também realizada através da uretra, este procedimento para tirar pedra do ureter a laser utiliza uma câmera fina, mas menos flexível e incapaz de realizar curvas.
Em geral, esta intervenção é recomendada para tratamento de cálculos localizados no ureter, o canal que liga o rim à bexiga. A cirurgia também utiliza uma fibra de laser para fragmentar as formações.
Cirurgia percutânea a laser
Indicada para pedras maiores, esta cirurgia recebe o nome de nefrolitotripsia percutânea, e é realizada a partir de um pequeno corte na região lombar do paciente.
Através da incisão, o cirurgião insere um aparelho chamado nefroscópio, que alcança o interior do rim e utiliza diferentes formas de energia, como o Holmium Laser, Thulium e o Thulium Fiber (laser de fibra de túlio) ou com litotritor ultrassônico (outra forma de energia), para fragmentar os cálculos existentes.
Em seguida, os pedaços da pedra são removidos com ajuda de pinças cirúrgicas. O procedimento é realizado com anestesia geral, com necessidade de internação hospitalar e repouso de pelo menos por três dias após a liberação para casa.
Leia mais:
Principais benefícios da retirada de pedra nos rins a laser
A eliminação dos cálculos renais com o uso do laser é uma abordagem médica que oferece várias vantagens em comparação aos métodos mais convencionais. Conheça os principais benefícios:
- É uma técnica moderna e minimamente invasiva;
- É mais confortável para o paciente que quer evitar o processo de expelir a pedra naturalmente;
- Paciente sente menos dores do que em um procedimento aberto;
- Tempo de internação é menor;
- Recuperação no pós-operatório é mais tranquila;
- Retorno às atividades normais do paciente é mais rápido.
Quanto custa uma cirurgia de pedra nos rins a laser?
O valor da cirurgia para retirada de pedra nos rins a laser pode variar a partir de diversos fatores, como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos.
Assim, é fundamental que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes aos preços.
Veja também:
Retirada de pedra nos rins a laser em São Paulo
A litíase renal é um problema que merece um acompanhamento médico cuidadoso, para evitar complicações de saúde. O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos dos cálculos renais, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado.
O Dr Jonathan realiza sempre uma avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Portanto, seja para para saber mais sobre cirurgia a retirada de pedra nos rins a laser, quanto tempo demora, que tipo de anestesia, tempo de recuperação e chances de sucesso de se livrar dos cálculos, o Dr. Jonathan Cha está preparado para esclarecer todas as suas dúvidas e resolver o seu problema.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!