Remédio para próstata aumentada: o que realmente funciona?

Quando um homem está com hiperplasia prostática benigna (HPB), um remédio para próstata aumentada é uma das abordagens terapêuticas para tratar esse problema que traz tantos desconfortos. Algumas medicações alfa-bloqueadoras, anticolinérgicas e inibidores das 5 alfa-redutase estão entre as soluções terapêuticas que podem solucionar o problema. Quer saber mais sobre o assunto? Fique neste post. Qual o remédio para próstata aumentada? A próstata aumentada é um problema que começa a atingir os homens mais intensamente após os 50 anos. Desta faixa etária até os 60 anos, 50% do público masculino já está com HPB, com o passar da idade, aumenta o percentual de homens atingidos, isso significa que aos 80 anos cerca de 90% vai sofrer com esse problema. O crescimento da próstata é uma condição natural do organismo masculino que vai surgindo com o envelhecimento. Na fase adulta, o tamanho normal da próstata é 20 gramas, tendo as dimensões de uma noz. Porém, quando esse aumento é muito intenso é caracterizada a hiperplasia prostática benigna, que provoca uma compressão na uretra, fazendo surgir uma série de alterações no comportamento miccional do homem, como: Fluxo urinário fraco ou interrompido; Dificuldade para começar a urinar; Frequência urinária muito aumentada (mais de 8 vezes de dia e de noite); Gotejamento ao final da micção; Dor ao urinar e ejacular; Sangue na urina; Incontinência urinária, Não conseguir esvaziar completamente a bexiga; Obstrução urinária, etc. Essa não é uma condição cancerígena, porém, causa um impacto muito grande na qualidade de vida do homem, porque os sintomas podem se complicar, passando para quadros de infecções urinárias de repetição e até obstruções urinárias que podem causar danos aos rins. Por isso, buscar um tratamento é a única forma de voltar a ter qualidade de vida. Entre as abordagens terapêuticas, o remédio para próstata aumentada pode ser uma solução muito eficaz. Geralmente, homens que estão com a próstata acima de 40 gramas, que manifestam os sintomas mencionados, já devem começar a tomar. O primeiro deles é a medicação da classe alfa-bloqueadora. Remédio para próstata aumentada: quais as opções? Com esses sintomas, é natural que os homens queiram saber como diminuir a próstata aumentada. Mas qual o melhor remédio para a próstata aumentada? Será que algum é mais eficiente? Há efeitos colaterais? Os medicamentos podem ser prescritos isoladamente para tratar o problema ou ser combinados para potencializar os efeitos em todos os sintomas. Conheça agora mais detalhes sobre as classes de medicações: Medicações alfa-bloqueadoras Essa linha de remédio para aumento benigno da próstata é considerada de nível superior para tratar o problema. É o primeiro medicamento prescrito. As medicações alfa-bloqueadoras relaxam o músculo ao redor da próstata e do colo da bexiga, facilitando a micção. As mais comuns são: tansulosina, alfuzosina e doxazosina. Inibidores da 5-alfa redutase Essa linha de tratamento é outro importante recurso para reduzir o tamanho da próstata ou impedir o seu crescimento, melhorando a passagem da urina pela uretra. A finasterida e a dutasterida estão entre os remédios mais prescritos. Medicações anticolinérgicas Essa classe de medicamentos também promove um relaxamento da musculatura se a bexiga estiver hiperativa, ou seja, geralmente, é indicado para pacientes que estão com incontinência urinária entre os seus sintomas.

Qual o remédio para próstata aumentada?

• Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Frequência urinária muito aumentada (mais de 8 vezes de dia e de noite);
  • Gotejamento ao final da micção;
  • Dor ao urinar e ejacular;
  • Sangue na urina;
  • Incontinência urinária,
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga;
  • Obstrução urinária, etc.

Remédio para próstata aumentada: quais as opções?

Os medicamentos podem ser prescritos pelo médico de próstata isoladamente para tratar o problema ou ser combinados para potencializar os efeitos em todos os sintomas.

Conheça agora mais detalhes sobre as classes de medicações:

Medicações alfa-bloqueadoras

As mais comuns são: tansulosina, alfuzosina e doxazosina.

Inibidores da 5-alfa redutase

A finasterida e a dutasterida estão entre os remédios mais prescritos.

Medicações anticolinérgicas

Remédio para aumento da próstata traz efeitos colaterais?

Em alguns casos, os remédios para aumento da próstata da classe alfa-bloqueadora e de inibidores das 5 alfa-redutase podem trazer alguns efeitos colaterais, como tonturas, dores de cabeça, além de sonolência.

Além dessas reações, muitos pacientes também  têm dúvidas se remédio para próstata causa impotência, porque esses medicamentos também podem afetar a vida sexual, alterando o metabolismo da testosterona e, consequentemente, alterando a libido e a quantidade de sêmen.

Essas medicações também podem provocar ginecomastia (aumento das mamas), dificuldades de ejaculação e ejaculação retrógrada.

Por isso, os medicamentos combinados também podem envolver o uso dos inibidores das 5-fosfodiesterase, que é a primeira linha de tratamento para disfunção erétil.

Apesar de todas essas opções para tratar o problema de forma medicamentosa, alguns pacientes não têm bons resultados com os remédios para próstata aumentada, mas existem outras soluções que podem melhorar a qualidade de vida do paciente.

Além disso, é importante também que o paciente relate ao médico se costuma usar frequentemente medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes, antidepressivos e diuréticos que podem piorar os sintomas da próstata aumentada.

Outras abordagens para diminuir a próstata

Entre outras abordagens apresentadas pelo médico pode estar a mudança no estilo de vida, fazendo alterações em sua dieta, reduzindo o consumo de álcool e cafeína, e começando a praticar atividades físicas, já que a HPB também tem o sedentarismo como uma de suas causas.

Os exercícios podem melhorar a condição física do paciente no geral e também melhorar a saúde da próstata.

Ainda assim, pode ser que o problema não dê trégua a menos que seja realizada uma cirurgia com técnicas que têm o objetivo de provocar a diminuição da glândula. Os procedimentos podem ser por videolaparoscópicas robóticas ou a laser.

Procurar ajuda de um especialista é imprescindível quando o homem está com a próstata aumentada.

O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.https://materiais.jonathanurologia.com.br/agende-sua-consulta

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha