Remédio para dor nos rins: quais são os principais?

O texto descreve sobre sobre remédio para dor nos rins e quais são os principais. Também é possível observar o que é a dor nos rins e como reconhecer esse tipo de desconforto.

O remédio para dor nos rins pode ser analgésico, anti-inflamatório ou antiespasmódico. Essas medicações são responsáveis em reduzir a inflamação ou a contração das vias urinárias. 

Vale lembrar que a dor nos rins pode ter várias causas, como alterações nas funções do órgão, pedras, cistos ou infecções, e a medicação prescrita pelo médico vai depender da causa do problema. 

É extremamente importante que os remédios para dor nos rins sejam prescritos pelo especialista após uma avaliação detalhada, para diagnosticar a causa da dor e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso.

Neste conteúdo, é possível entender qual remédio é bom para dor nos rins e sua importância para melhorar a qualidade de vida de cada paciente. Acompanhe a leitura! 

Qual o melhor remédio para dor nos rins?

Na maioria dos casos, os analgésicos e anti-inflamatórios são os medicamentos mais indicados para aliviar a dor no rins. Quando recomendados por um profissional, esses remédios podem trazer um conforto para uma série de problemas comuns. 

Além disso, dependendo do tipo da dor nos rins e seu grau de acometimento, o médico pode ainda prescrever outras classes de remédios. Os mais comuns são:

Analgésicos 

Os analgésicos podem ser usados por via oral na forma de comprimido ou solução oral, ou também por via retal na forma de supositório. Esses remédios, como o paracetamol ou dipirona, reduzem a produção de substâncias que provocam a dor nos rins.

Anti-inflamatórios 

O anti-inflamatório é uma classe de remédio para aliviar dor nos rins de leve a moderada, pois reduz a produção de prostaglandinas e citocinas, substâncias produzidas pelo organismo quando existe alguma inflamação.  Pode ser usado por via oral na forma de comprimido ou por via retal na forma de supositório, conforme recomendação médica. 

Além disso, o anti-inflamatório é uma ótima alternativa de remédio para dor de pedra nos rins ou pielonefrite.

Antiespasmódicos 

Os antiespasmódicos ou associações com hiosciamina podem ser recomendados para aliviar as contrações das vias urinárias que causam cólica de rins, diminuindo a dor, principalmente, quando ocasionada por pedras neste órgão. Esses medicamentos podem ser ingeridos por via oral na forma de comprimidos ou solução oral.

Antibióticos 

Os antibióticos podem ser aconselhados pelo médico de rins no caso de dores  provocadas por infecções, como a pielonefrite. Afinal, esses medicamentos ajudam na eliminação das bactérias que causam a infecção, aliviando os desconfortos sentidos pelos pacientes. 

Essa categoria de remédio pode ser ingerida em casa na forma de comprimidos ou administrada diretamente na veia por profissionais da saúde em hospitais em um atendimento de urgência e internações. 

É importante conhecer as contraindicações do remédio em casos de gestação, hipertensão, diabetes, entre outras condições. Por isso, não é indicado ingerir qualquer medicação sem orientação médica.

Do mesmo modo, antes de se automedicar com algum remédio caseiro para dor nos rins, procure primeiro um profissional. Aliás, ele será o responsável por explicar sobre a eficácia e comprovação científica do remédio natural para dor nos rins. 

Agora que você já sabe qual remédio tomar para dor nos rins, veja abaixo como identificar esses desconfortos.

O que é a dor nos rins?

A dor de rins costuma se manifestar na região das costas, mas o paciente sente que o desconforto está além da camada muscular, é mais profunda. Na maioria dos casos, as dores surgem sob as costelas, ou seja, à direita ou à esquerda da coluna.

Além disso, esses sintomas podem irradiar para outras partes do corpo, como no abdômen, na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima dos glúteos. 

Como reconhecer a dor nos rins?

Os sintomas da dor nos rins podem variar entre os indivíduos. Os mais comuns podem ser:

  • Dores lombares (na altura dos rins e nos flancos);
  • Urgência urinária;
  • Urina fétida, turva e escura;
  • Presença de espuma na urina;
  • Sangue na urina;
  • Sensação de pressão no abdômen ao urinar;
  • Sensação de ardência ou queimação durante a micção;
  • Inchaço abdominal;
  • Febre e calafrios;
  • Vômitos e náuseas;
  • Hipertensão;
  • Obstrução urinária;
  • Cansaço frequente;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Ao identificar alguns desses sintomas descritos acima, é de extrema importância procurar ajuda médica. O especialista será o responsável por diagnosticar, indicar qual é o melhor remédio para dor nos rins e tratar o problema da melhor forma possível.

Tratamento e indicação de remédio para dor nos rins em São Paulo  

Se você depois de entender qual o remédio para dor nos rins é ideal e acha que está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos dos problemas renais como a litíase renal, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta