Para os homens que se questionam sobre o procedimento da raspagem da próstata e como é feita, preparamos um texto para esclarecer de vez todas as dúvidas que possam surgir.
A cirurgia de raspagem da próstata, também chamada de ressecção transuretral de próstata, ou simplesmente RTU de próstata, é um procedimento realizado na pequena glândula como padrão para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), condição comum entre homens com mais de 50 anos.
Com formato e tamanho que lembra uma noz, a próstata é uma glândula exclusivamente masculina localizada mais ou menos acima da uretra. É responsável por produzir o líquido que se junta às secreções vindas da vesícula seminal e do testículo para formar o esperma.
Dessa forma, continue sua leitura e entenda como é feita a raspagem da próstata e sua recuperação. Confira!
O que é o procedimento de raspagem da próstata?
A raspagem de próstata ou ressecção transuretral da próstata é um procedimento endoscópico que serve para remover partes da próstata aumentada (HPB) e os tecidos circundantes, que produzem obstrução do canal urinário.
Essa cirurgia tem como intuito principal aliviar os sintomas que a HPB proporciona, e que resulta em grandes alterações no comportamento miccional masculino, como:
Quando é indicada a cirurgia de raspagem da próstata?
A cirurgia de raspagem da próstata é indicada em casos de hiperplasia prostática benigna.
Essa patologia, também conhecida como próstata aumentada, aparece geralmente em decorrência da idade e é mais comum em homens com mais de 50 anos. Apesar disso, as cirurgias são o último recurso, caso por exemplo, quando o tratamento com medicamentos não tenha surtido efeito.
Como foi dito anteriormente, a alteração no tamanho da glândula pode causar diversos problemas na próstata, como a incontinência urinária, pois pressiona a bexiga e a uretra. Sendo assim, a raspagem da próstata pode corrigir todos esses desconfortos que afetam a saúde do homem.
Vale ressaltar que outra indicação para a raspagem da próstata, são para os pacientes que possuem quadros de retenção urinária que carecem do uso de sonda. Afinal, esse procedimento contribui nesse sentido, pois reduz as chances de insuficiência renal.
O paciente diagnosticado com a HPB deverá passar por uma série de exames para descartar outras infecções, como a infecção do trato urinário. Assim, poderá ser avaliada a necessidade de realização da RTU da próstata.
Cirurgia de raspagem da próstata: como é feita?
Para sanar todas as incertezas sobre como é feita a cirurgia de raspagem da próstata, descrevemos abaixo todas as informações necessárias que são imprescindíveis para os indivíduos que vão passar pelo método.
A internação geralmente é rápida, podendo durar de um a três dias, após o procedimento cirúrgico.
Minimamente invasiva, a cirurgia de raspagem da próstata é realizada por via endoscópica por meio da uretra, por intermédio de um dispositivo chamado ressectoscópio, um tubo de metal fino que possui uma luz, uma câmera e um fio de arame.
Portanto, esse instrumento é passado ao longo da uretra até alcançar a próstata, sem a necessidade de realizar nenhum corte (incisão) na pele. Por esse caminho, é realizada a raspagem de parte da próstata.
Dessa forma, é diminuída a pressão da próstata sobre a uretra, o canal por onde são conduzidos a urina e o sêmen. Os tecidos aumentados são extraídos também pelo aparelho. Depois disso, o paciente fica com uma sonda de três vias.
Outro ponto que deve ser ressaltado é que o procedimento cirúrgico é realizado por anestesia geral ou raquianestesia, com o objetivo de trazer tranquilidade e mínimas dores aos pacientes.
Leia mais
Cuidados antes da raspagem da próstata
Antes da realização da cirurgia de raspagem da próstata, são necessários alguns cuidados pré-operatórios, como a realização de exames. É importante certificar-se que não há nenhum tipo de infecção urinária. Caso o paciente esteja com esse problema, é necessário realizar o tratamento antes do prosseguimento com a RTU.
Geralmente, são realizados exames como ultrassom, tomografia e ressonância, que são necessários para avaliar as condições da próstata e determinar como será realizada a cirurgia de raspagem da próstata.
É importante também fazer oito horas de jejum antes da anestesia, seja raqui ou anestesia geral, pois o estômago cheio traz riscos de graves complicações, como por exemplo, a entrada de conteúdo do estômago no pulmão.
Pós-operatório da cirurgia de raspagem da próstata
O pós-operatório da cirurgia de raspagem da próstata deve ser seguido com todo cuidado para evitar complicações futuras. A princípio, é colocada uma sonda de três vias na bexiga do paciente.
- Primeira via: é inserido água destilada dentro do bolão da sonda para que impeça a saída da bexiga;
- Segunda via: é colocado soro fisiológico contínuo para impedir que ocorra a obstrução da sonda por coágulos;
- Terceira via: é a saída do líquido da irrigação e urina com sangue.
O tempo de internação da RTU pode chegar a três dias e a sonda é retirada na alta hospitalar.
Durante a internação, é imprescindível que o paciente siga a dieta prescrita pelos médicos e não faça muitos esforços, saindo, quando possível, para pequenas caminhadas com o apoio de um acompanhante.
Cuidados depois da alta da cirurgia de raspagem da próstata
É normal que os pacientes sintam um pouco de dor ao urinar após a retirada da sonda. A dor vai desaparecendo aos poucos com o passar do tempo e ocorre por causa da inflamação da uretra. Também podem ocorrer pequenos sangramentos ao urinar nos primeiros dias, que também devem passar em alguns dias.
Nas primeiras duas semanas após a cirurgia de raspagem da próstata é recomendado que o paciente mantenha repouso, retornando aos poucos à atividade física, mas podendo realizar caminhadas mais curtas. Essa recomendação também vale para atividades profissionais.
É recomendado uma pausa de 45 dias, e só depois retornar às atividades sexuais.
Quais são os riscos da raspagem da próstata?
A mortalidade pós-operatória da cirurgia de raspagem da próstata é muito baixa. Raramente, outras condições podem aparecer, como incontinência urinária, estenose uretral e disfunção erétil.
Pode ocorrer ejaculação retrógrada, também chamada de ejaculação seca, mas esse fato não implica na qualidade do orgasmo e da atividade sexual.
Alternativas para a raspagem da próstata
Vale ressaltar que, hoje em dia, existem alternativas à raspagem da próstata que podem ser eficazes e com menores riscos de complicações. São eles:
- Enucleação da próstata com Holmium Laser (HoLEP): técnica que utiliza um laser ligado a um ressectoscópio com o objetivo de cortar o excesso de tecido da próstata;
- Vaporização da próstata: método que usa um tubo fino chamado cistoscópio inserido na uretra. Além disso, um laser é conectado ao cistoscópio que dispara pulsos de energia para queimar o tecido da próstata.
Apesar disso, esses procedimentos não são adequados para todos os homens com aumento de próstata. Consulte um médico especialista e tire todas as dúvidas sobre o seu caso.
Cuidar da saúde da próstata pode prevenir muitos problemas graves no futuro. Agende uma consulta com o Dr. Jonathan Cha para saber mais sobre como é feita a cirurgia de raspagem da próstata.