A raspagem da próstata é um procedimento realizado na glândula para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), condição comum entre homens com mais de 50 anos.
Dessa forma, se você deseja entender um pouco mais sobre para que serve e como é feita a cirurgia de raspagem da próstata, continue a leitura deste conteúdo. Acompanhe!
O que é raspagem da próstata?
A cirurgia de raspagem da próstata, também chamada de ressecção transuretral de próstata ou RTU de próstata, é uma intervenção endoscópica que remove partes do tecido prostático e circundantes, que obstruem o canal urinário.
Quando o homem está com hiperplasia prostática benigna (HPB), a glândula aumentada pressiona a uretra, causando vários desconfortos. Com isso, esse procedimento tem como principal objetivo aliviar os sintomas de próstata aumentada nos pacientes.
Em geral, tais sinais e sintomas estão relacionados às alterações do comportamento miccional masculino como:
Para quais pacientes é indicado a raspagem da próstata?
Após uma avaliação médica detalhada e a realização de exames para estabelecer um diagnóstico preciso, a intervenção cirúrgica pode ser indicada para homens que apresentam estágios moderados a avançados de aumento da próstata, especialmente se as opções de tratamento com medicamentos não produzirem resultados satisfatórios.
Após a cirurgia de raspagem da próstata, é esperado que o paciente recupere a capacidade de urinar livremente, melhorando assim a qualidade de vida.
Como é feita a raspagem da próstata?
Para elucidar o procedimento da raspagem da próstata, podemos explicar que essa técnica é realizada utilizando um aparelho endoscópico que é inserido através da uretra, permitindo uma raspagem cuidadosa das partes aumentadas da glândula prostática.
Durante a intervenção, o paciente é submetido à raquianestesia ou anestesia geral para garantir o conforto durante o procedimento.
É interessante notar que o instrumento utilizado nesse procedimento é chamado de ressectoscópio, que está equipado com uma câmera iluminada e um laço.
Este dispositivo é delicadamente introduzido na extremidade do órgão sexual, atravessando a uretra até alcançar a próstata, sem necessidade de realizar cortes nas estruturas circundantes. As incisões são exclusivamente feitas na própria glândula prostática.
Posteriormente, o instrumento médico é aquecido para realizar a remoção do excesso de tecido prostático que está contribuindo para os problemas urinários. Além dessas etapas, um cateter é introduzido para irrigar a bexiga com um líquido, a fim de “limpar” os fragmentos removidos da próstata.
Pré-operatório: como o paciente deve se preparar para o procedimento?
Como toda abordagem cirúrgica, é necessário que o paciente realize exames laboratoriais e passe por uma avaliação cardíaca antes de fazer uma raspagem de próstata.
Além desses testes, exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser solicitados por um urologista dependendo do caso.
Vale ressaltar que a raspagem da próstata é realizada em ambiente hospitalar, local onde o paciente pode ficar em observação de 1 a 3 dias. Antes do procedimento, o homem precisa estar em um jejum de 8 horas.
Raspagem da próstata: recuperação pós-procedimento
O pós-operatório da cirurgia de raspagem da próstata deve ser seguido com todo cuidado para evitar complicações futuras. Logo após o procedimento, é inserida uma sonda de três vias na bexiga do paciente:
- Primeira via: é inserido água destilada dentro do bolão da sonda para que impeça a saída da bexiga;
- Segunda via: é colocado soro fisiológico contínuo para impedir que ocorra a obstrução da sonda por coágulos;
- Terceira via: é a saída do líquido da irrigação e urina com sangue.
Durante a internação, é imprescindível que o paciente siga a dieta prescrita pelos médicos e não faça muitos esforços, saindo, quando possível, para pequenas caminhadas com o apoio de um acompanhante. A sonda é retirada no momento da alta hospitalar.
É indicado que, nas duas primeiras semanas, o paciente evite fazer esforços, realize caminhadas leves e tenha uma alimentação balanceada em fibras, dificultando possíveis complicações, como sangramentos mais intensos.
Evitar viagens longas, ficar sentado por muito tempo em superfícies duras e controlar a pressão arterial também são cuidados fundamentais para um bom pós-operatório. Atividades físicas mais intensas e sexuais só devem ser realizadas após 45 dias.
Raspagem da próstata: riscos existentes
Um dos possíveis efeitos colaterais da raspagem da próstata é a ejaculação retrógrada.
Normalmente, essa condição acontece porque o colo da bexiga pode ficar fechado na hora da ejaculação, fazendo com que o sêmen se transporte para bexiga ao invés de ser eliminado pela uretra. Posteriormente, o sêmen é expelido pela urina. Contudo, esse problema ejaculatório não afeta o orgasmo e nem a qualidade de vida sexual.
Em casos mais raros, outros possíveis riscos podem aparecer, como incontinência urinária e estenose uretral.
Já existem outras alternativas para a raspagem da próstata?
Atualmente, existem alternativas à raspagem da próstata a laser que podem ser tão eficazes quanto e com menores riscos de efeitos colaterais. Os principais são:
- Enucleação da próstata com Holmium Laser (HoLEP): técnica que utiliza um laser ligado a um ressectoscópio com o objetivo de cortar o excesso de tecido da próstata;
- Vaporização da próstata: método que usa um tubo fino chamado cistoscópio inserido na uretra. Além disso, um laser é conectado ao cistoscópio que dispara pulsos de energia para queimar o tecido da próstata.
Apesar disso, esses procedimentos não são recomendados para todos os homens com hiperplasia prostática benigna. Deste modo, é primordial consultar um urologista para tirar todas as dúvidas sobre o seu caso.
Leia mais:
Conclusão
A raspagem da próstata é um procedimento muito utilizado para o tratamento da HPB.
Ao ser indicada por um profissional, o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento em si, cuidados pré e pós-operatórios.
É importante ter um médico que seja de confiança e cuidadoso no diagnóstico e tratamento da doença. Por esse motivo, conheça a seguir o Dr. Jonathan Doyun Cha!
Raspagem de próstata em São Paulo
Agora que você já sabe como é feita raspagem da próstata, para quem é indicada e seu pós-operatório, e está precisando de um atendimento especializado com um urologista que entenda sobre o procedimento e possui as melhores referências quando o assunto é problemas na próstata, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos das condições urológicas, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, principalmente, em relação à saúde da próstata.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!