Quem tem próstata aumentada pode ter relação sexual?
Esse é um questionamento de muitos homens que têm hiperplasia benigna prostática. Na prática, não há impedimento para manter relações sexuais com sua parceira, durante o tratamento para HPB.
Em função desta dúvida frequente, neste texto, vamos esclarecer como a hiperplasia benigna prostática pode prejudicar a função sexual do homem. Boa leitura!
Qual é a relação da próstata aumentada e a função sexual?
A próstata é uma glândula exclusiva do organismo masculino, que tem a função de produzir um fluido que enriquece a qualidade dos espermatozoides, garantindo uma maior capacidade ao sêmen. Esse órgão está localizado aproximadamente perto ao reto e à bexiga, envolvendo parte da uretra.
Já o aumento da próstata é uma condição que vai acompanhar os homens para o resto da vida, principalmente após os 30 anos, já que é um processo natural do envelhecimento.
Porém, nem todos os indivíduos irão desenvolver uma hiperplasia benigna prostática, que traz uma série de consequências no comportamento miccional e na saúde do homem que, geralmente, costuma acometer indivíduos acima dos 50 anos.
No entanto, o paciente com HPB pode notar que suas ejaculações não estão normais. Mas, isso não significa que o indivíduo não terá um orgasmo, no entanto, este pode ser seco, sem a liberação do esperma.
Em resumo, a relação da próstata aumentada com a função sexual vem sendo estudada há muito tempo.
Sabe-se que entre as causas da hiperplasia, além da idade em si, também têm sido avaliadas a hereditariedade e as alterações hormonais, como o declínio da testosterona e aumento do estrogênio no organismo, alterações comuns em homens com mais de 50 anos.
Quem tem próstata aumentada pode ter relação?
Sim, quem tem próstata aumentada pode ter relação, pois a glândula por si só não tem nenhuma relação com a ereção de um indivíduo. Apesar disso, nos casos em que esse aumento acontece de forma desequilibrada, pode haver alguns impactos na vida sexual.
Isso se deve ao fato de que com o aumento muito grande de suas dimensões, a próstata pode comprimir e alterar o fluxo do sêmen, causando mudanças na ejaculação.
Além disso, vale ressaltar que a próstata aumentada, não leva à morte do paciente, mas pode trazer consequências para sua qualidade de vida e sexual.
Nos casos de sintomas graves ou que prejudiquem a qualidade de vida e sexual do homem podem ser indicadas algumas mudanças nos hábitos e tratamentos medicamentosos e cirúrgicos, nas situações mais graves.
Tratamentos para próstata aumentada
Em primeiro lugar, para entender como estão as dimensões da próstata de um paciente, o médico urologista deve realizar o exame de toque retal, teste físico no qual é possível perceber se a estrutura da glândula está aumentada.
Também é viável que o especialista solicite outros exames para definir o diagnóstico, como os laboratoriais e os de imagem.
No caso em que for confirmado o diagnóstico de próstata aumentada, o primeiro tratamento abordado será com medicamentos, que têm como função reduzir os desconfortos e diminuir a glândula.
Contudo, nas situações em que os remédios não surtem o efeito desejado, é preciso que o indivíduo se submeta a outros métodos, como a intervenção cirúrgica. Dessa forma, a cirurgia pode ser feita por meio de quatro técnicas, são elas: via aberta, laparoscópica, robótica ou endoscópica.
Os procedimentos laparoscópicos, robóticos e a endoscópicos diminuem riscos de infecções e sangramentos excessivos. A recuperação do paciente também é mais rápida e fácil.
Já a cirurgia aberta tem sido a opção menos oferecida, porque traz mais riscos para o paciente, além de ter uma recuperação mais difícil e longa.
Leia mais:
Como diminuir a próstata aumentada
O que causa o aumento da próstata?
A causa principal do aumento da próstata é o envelhecimento natural dos homens. Mas, existem outros fatores que contribuem para o crescimento dessa glândula, como:
- Hereditariedade;
- Sedentarismo;
- Certas condições médicas, como obesidade e diabetes, histórico familiar e alterações genéticas;
- Alterações hormonais: aumento do estrogênio e da testosterona.
Qual é o tamanho normal da próstata?
Em um homem adulto jovem, o tamanho da próstata é algo em torno de 15 a 20 cm, sendo 2 cm de largura, 3 cm de altura e 4 de comprimento. Semelhante às dimensões de uma noz. Já o seu peso terá entre 20 a 30 gramas.
Tratamento para próstata aumentada com o Dr. Jonathan Doyun Cha
Se você acha que depois de entender se quem tem próstata aumentada pode ter relação, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos dos problemas na próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!