Quais os primeiros sintomas de problemas na próstata?

Quais os primeiros sintomas de problemas na próstata? Se você tem dúvidas sobre quais os primeiros sintomas de problemas na próstata, é possível afirmar que eles estão muito relacionados ao sistema urinário masculino, mas são capazes de se diferenciar de acordo com a patologia. Esses sintomas podem ser bastante desconfortáveis, portanto, vale muito procurar um médico urologista para se chegar a um diagnóstico mais detalhado. Quais os primeiros sintomas de problemas na próstata? Os primeiros sintomas de problemas na próstata são aqueles que revelam uma mudança no comportamento miccional do homem. Contudo, esses sinais devem ser manifestados de acordo com a patologia, que pode ser tanto uma hiperplasia prostática benigna, prostatite ou câncer de próstata. Dessa forma, veja abaixo os principais sintomas de quem está com problemas na próstata, de acordo com cada condição: Hiperplasia prostática benigna Dor ao urinar; Dor ao ejacular; Dificuldade para começar a urinar; Jato fraco; Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente; Aumento da frequência urinária de dia e de noite; Urgência urinária; Gotejamento após terminar de urinar; Bloqueio da urina quando a próstata está muito aumentada. Prostatite: Dor na micção e na ejaculação; Dor no abdômen inferior; Desconforto ou dor no abdômen, virilha ou na parte inferior das costas; Dor entre o escroto e o reto; Dor no pênis e testículos; Sensação de ardência na micção (disúria); Aumento da frequência urinária; Urgência urinária; Jato de urina interrompido ou fraco; Mal-estar geral; Febres e calafrios. Câncer de próstata: O câncer de próstata não costuma provocar sintomas quando está em estágios iniciais, mas quando a doença avança, o homem pode perceber alguns desconfortos bastante semelhantes à hiperplasia prostática benigna e outros: Urgência urinária; Dificuldade para iniciar e terminar a micção; Fluxo de urina fraco; Sentir que a bexiga não está completamente esvaziada; Sangue na urina ou no sêmen.

Se você tem dúvidas sobre quais os primeiros sintomas de problemas na próstata, é possível afirmar que eles estão muito relacionados ao sistema urinário masculino, mas são capazes de se diferenciar de acordo com a patologia.

Esses sintomas podem ser bastante desconfortáveis, portanto, vale muito procurar um médico urologista para se chegar a um diagnóstico mais detalhado. 

Sendo assim, se você deseja entender como identificar os primeiros sinais de condições relacionadas a essa glândula, continue a leitura deste post! 

Quais os primeiros sintomas de problemas na próstata?

Os primeiros sintomas de problemas na próstata são aqueles que revelam uma mudança no comportamento miccional do homem. Contudo, esses sinais devem ser manifestados de acordo com a patologia, que pode ser tanto uma hiperplasia prostática benigna, prostatite ou câncer de próstata. 

Dessa forma, veja abaixo os principais sintomas de quem está com problemas na próstata, de acordo com cada condição:

Hiperplasia prostática benigna

  • Dor ao urinar;
  • Dor ao ejacular;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Jato fraco;
  • Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
  • Aumento da frequência urinária de dia e de noite;
  • Urgência urinária;
  • Gotejamento após terminar de urinar;
  • Bloqueio da urina quando a próstata está muito aumentada.

Prostatite

  • Dor na micção e na ejaculação;
  • Dor no abdômen inferior;
  • Desconforto ou dor no abdômen, virilha ou na parte inferior das costas;
  • Dor entre o escroto e o reto;
  • Dor no pênis e testículos;
  • Sensação de ardência na micção (disúria);
  • Aumento da frequência urinária;
  • Urgência urinária;
  • Jato de urina interrompido ou fraco;
  • Mal-estar geral;
  • Febres e calafrios.

Câncer de próstata

O câncer de próstata não costuma provocar sintomas quando está em estágios iniciais, mas quando a doença avança, o homem pode perceber alguns desconfortos bastante semelhantes à hiperplasia prostática benigna e outros:

  • Urgência urinária;
  • Dificuldade para iniciar e terminar a micção;
  • Fluxo de urina fraco;
  • Sentir que a bexiga não está completamente esvaziada;
  • Sangue na urina ou no sêmen.

Por quais razões surgem os primeiros sintomas de problemas na próstata?

Ao longo da vida, os homens podem desenvolver alguns problemas na próstata. No que se refere à próstata aumentada e o câncer, a doença está bastante relacionada com a idade, mas quando há sintomas em jovens, as causas podem ser proliferação de bactérias ou fungos na glândula.

Vale ressaltar que a próstata é exclusiva do organismo masculino, tem o tamanho de uma noz, e a sua posição no corpo humano é na frente do reto, abaixo da bexiga e envolve a uretra.

tirinha do e-book sobre "você sabe qual é o tamanho normal da próstata".

Saiba mais sobre os problemas na próstata mais comuns:

Hiperplasia prostática benigna 

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento da próstata e do tecido circundante. É uma condição natural que ocorre com os homens no envelhecimento.

A glândula passa por dois momentos de aumento ao longo da vida: a primeira é na puberdade, e a segunda é a partir dos 25 anos, quando começa uma expansão contínua. No entanto, a partir dos 40 anos, esse crescimento se acelera. 

Embora não vá necessariamente se transformar em um câncer, a próstata aumentada pode trazer sintomas bastantes desconfortáveis para os homens, porque promove uma obstrução total ou parcial da uretra.

Prostatite

A prostatite pode significar uma inflamação ou infecção. Costuma atingir os homens mais jovens e os de meia-idade. 

Existem quatro tipos de alterações na próstata relacionadas à prostatite: bacteriana aguda, bacteriana crônica, Síndrome da Dor Pélvica Crônica e Síndrome da Dor Pélvica Assintomática. 

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que costuma crescer lentamente. Em seus estágios iniciais, não apresenta sintomas. É só a partir das fases mais avançadas que os sinais surgem.

É um tipo de câncer muito associado ao avanço da idade, cerca de 33 a cada 100 mil homens acima de 65 anos podem ser acometidos pela doença, mas também pode ser mais incidente em homens que têm histórico familiar (pai ou irmãos) que tiveram a neoplasia, obesidade e dietas muito desequilibradas.

A partir dos primeiros sintomas de problemas na próstata, como é feito o diagnóstico para detectar alguma patologia?

Ao perceber algum dos sintomas descritos neste texto, o indivíduo deve procurar imediatamente um especialista. Afinal, é durante a consulta, que o profissional irá questionar o paciente sobre seu histórico médico e familiar, confirmar se o homem tem sintomas e realizar o exame da próstata, mais conhecido como toque retal. 

Para confirmar ou descartar qualquer suspeita, o médico também pode solicitar exames específicos, como:

  • Exames de sangue: ureia e creatina, que permitem avaliar a função renal;
  • PSA (antígeno prostático específico): que facilita a avaliação de possíveis tumores de próstata; 
  • Urina tipo I: para examinar a presença de sangue ou infecção urinária;
  • Exames de imagem: como ultrassonografia, que permite analisar a forma e as dimensões da próstata, assim como a presença de resíduo elevado de urina na bexiga após a micção. 

Em geral, frequentar o urologista de forma rotineira e realizar os exames preventivos, é uma forma de evitar que os problemas da próstata atinjam seus níveis mais críticos.

Como é feito o tratamento para os sintomas de problemas na próstata?

O tratamento para os sintomas de problemas na próstata é recomendado de acordo com o tipo de patologia. 

No caso das prostatites, os antibióticos podem ser a principal forma de tratar a doença. Se for a versão aguda, o tempo de medicamento será menor e a dosagem maior, enquanto na forma crônica, o paciente pode ser tratado com uso de medicamentos por mais tempo, mas com dosagens menores. 

Já no caso da HPB, o tratamento pode ser tanto com medicamentos (alfa-bloqueadores, inibidores de 5-alfa redutase e antibióticos) ou procedimentos cirúrgicos por via laparoscópica, robótica ou laser.

Enquanto o câncer também tem tratamento. Caso seja detectado em fases iniciais, as chances de cura são muito grandes.

O paciente pode ser tratado com medicamentos, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e cirurgias, que são realizadas principalmente por via robótica.

Tratamento para sintomas de problemas na próstata com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Quando um homem está com algumas dessas patologias mencionadas, ele pode se sentir muito inseguro e ter muitas dúvidas sobre a condição. Então, é muito importante buscar a ajuda médica de um urologista que tenha expertise e inspire confiança.

Deste modo, se você acha que depois de entender quais são os primeiros sintomas de problema na próstata, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta