A prostatectomia robótica pode ser considerada uma inovação no campo da cirurgia urológica, oferecendo uma abordagem avançada e menos invasiva para o tratamento de câncer na próstata e outras condições específicas.
Ao combinar a precisão da tecnologia com a habilidade do cirurgião, essa técnica tem se destacado como uma alternativa eficaz às abordagens convencionais.
Neste texto, vamos apresentar em detalhes todas as vantagens proporcionadas pela cirurgia de prostatectomia e como é feita tal intervenção. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é prostatectomia?
A prostatectomia robótica é considerada a melhor opção de tratamento para pacientes que sofrem com o câncer de próstata, além de ser uma ótima alternativa para casos selecionados de hiperplasia prostática benigna. Esse método é muito mais preciso e seguro do que as técnicas tradicionais.
Afinal, a tecnologia vem auxiliando os médicos urologistas na busca por resultados cada vez mais eficientes em procedimentos que antes ofereciam maior morbidade aos indivíduos.
O procedimento cirúrgico consiste por ser um abordagem onde o especialista aplica a técnica laparoscópica (por vídeo) e utiliza um sistema de braços robóticos de alta precisão, controlados pelo próprio cirurgião por meio de um console instalado na sala de operação.
Como é feita a cirurgia prostatectomia?
Para realizar a intervenção cirúrgica, é necessário entender qual é a sua finalidade, se é feita para tratar o câncer na glândula ou os problemas na próstata, como a hiperplasia benigna prostática, por exemplo.
Deste modo, conheça abaixo como é realizada o procedimento nas condições citadas acima:
Câncer de próstata
A prostatectomia radical robótica deve ter recomendação médica e, nos dias atuais, pode ser indicada para todos os homens com câncer de próstata em estágios localizados ou avançados, mas sem a presença de metástases em outros órgãos.
O procedimento serve para remover completamente a próstata e vesículas seminais. Essa remoção total visa impedir o avanço do câncer para outros órgãos do corpo masculino.
A intervenção é feita por meio de pequenas incisões de cerca de 1,0 a 2,0 cm no abdome do indivíduo, local onde são inseridos quatro braços robóticos. Além disso, três deles são utilizados para carregar pequenos instrumentos que serão usados durante a operação.
Aliás, o último braço robótico é responsável por carregar uma pequena câmera, que fornece imagens 3D ampliadas do interior da próstata. Esses conteúdos são transmitidos para um monitor, permitindo que o especialista visualize e controle remotamente o movimento do robô durante a cirurgia.
Inclusive, é importante ressaltar que realizar a cirurgia robótica é um método muito menos invasivo do que a prostatectomia radical convencional, que envolve uma incisão desde o umbigo até a região pubiana. Essa vantagem traz um tempo de recuperação e hospitalização mais curto para o paciente.
Em geral, a técnica leva aproximadamente de 2 a 4 horas para ser concluída. Já no pós-operatório, o paciente deverá ter uma dieta leve por alguns dias e se movimentar durante a recuperação.
Além disso, o indivíduo sai do centro cirúrgico com uma sonda para ajudar na cicatrização interna da área operada e que deve ser retirada 5 a 7 dias depois em consultório médico.
Hiperplasia prostática benigna
A HPB tem diversas opções de tratamentos cirúrgicos, principalmente por via uretral, como a RTU da próstata e o HoLEP. No entanto, a prostatectomia via robótica também pode ser recomendada em alguns casos.
O procedimento consiste na remoção da próstata de forma parcial, mantendo sua cápsula. Essa intervenção, também chamada de prostatectomia simples, é indicada para pacientes com próstatas muito grandes, normalmente acima de 150 gramas.
Quais são as vantagens da prostatectomia por via robótica?
Tal procedimento apresenta diversas vantagens em comparação com os métodos tradicionais, como a prostatectomia radical aberta. Alguns dos principais benefícios incluem:
Essas vantagens tornam a prostatectomia robótica uma excelente opção para muitos pacientes e profissionais, contribuindo para melhores resultados cirúrgicos e uma experiência geral mais positiva para o indivíduo.
Leia mais:
Qual o psa ideal após prostatectomia?
Geralmente, espera-se níveis indetectáveis de PSA entre 4 a 8 semanas após uma prostatectomia. (Os laboratórios descrevem o valor como <0,04). Com isso, se o homem apresentar algum nível de PSA elevado após a realização do procedimento, é preciso ir até seu médico especialista para esclarecimento do quadro.
Porcentagem de impotência após prostatectomia radical
A próstata é um órgão que está muito próximo aos vasos sanguíneos que irrigam o pênis, assim como dos nervos da região que permitem que o membro fique ereto. Tais estruturas são fundamentais para o bom funcionamento da região pélvica, principalmente em relação a potência sexual e a continência urinária.
Durante uma prostatectomia, em alguns casos específicos, pode acontecer algum dano nessas estruturas, o que proporciona a perda natural da potência sexual. No entanto, essa condição não deve ocorrer pelo resto da vida, apenas de forma temporária na maioria dos pacientes.
Segundo alguns estudos, normalmente, o período necessário para a potência voltar ao normal após a operação é de até 2 anos. Porém, com as novas tecnologias, já existem abordagens médicas capazes de auxiliar na questão da impotência de pacientes operados.
Quanto custa uma cirurgia de prostatectomia robótica?
O valor da abordagem pode variar a partir de diversos fatores, como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos.
Sendo assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes ao preço da intervenção cirúrgica.
Cirurgia de prostatectomia em São Paulo
Quem está com problemas na próstata que prejudicam o bem-estar, deve procurar um médico urologista o quanto antes para começar um tratamento adequado, como a prostatectomia robótica, para eliminar possíveis sintomas e desconfortos.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças prostáticas, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Quer saber mais sobre a relação entre próstata aumentada e câncer?
Entre em contato conosco e agende uma consulta!