Você já ouviu falar em próstata aumentada e sabe o que pode ser?
Pois bem, o aumento da próstata é natural para o homem, ocorre em duas fases da vida. No entanto, esse crescimento pode se tornar anormal e levar a uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB).
Leia esse texto para entender mais sobre a próstata aumentada, o que pode ser e tratamentos para essa condição, que é muito desconfortável e impacta milhares de homens no Brasil. Confira!
Aumento de próstata: o que pode ser?
A próstata é uma glândula que só existe no sistema reprodutor masculino, que envolve parte da uretra e está localizada embaixo da bexiga e na frente do reto. Sua função é produzir um fluido que nutre os espermatozoides, garantindo uma maior qualidade ao sêmen.
Mas o que pode ser o aumento da próstata?
O aumento prostático é uma condição que vai acompanhar os indivíduos do sexo masculino para o resto da vida, já que é um processo natural do envelhecimento. Esse crescimento pode ser bastante intenso e causar consequências para o comportamento miccional do homem.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 50% dos homens entre os 51 a 60 anos já sofrem com os efeitos da próstata aumentada. No entanto, essa condição não se trata de um câncer e nem passará a ser, mas os homens podem portar as duas condições ao mesmo tempo.
Qual é o tamanho normal da próstata?
Em um homem adulto, o tamanho da próstata é algo em torno de 20 cm, sendo 2 cm de largura, 3 cm de altura e 4 cm de comprimento. Semelhante às dimensões de uma noz.
Em relação ao peso normal da próstata adulta saudável, podemos afirmar que é preciso ter entre 20 a 30 gramas. Portanto, o tamanho normal da próstata em cm3 é 20 a 25 cm3.
Quais são os principais sintomas da próstata aumentada?
À medida que a próstata cresce, a uretra acaba sendo pressionada e até obstruída, por isso, é normal acontecer mudanças na frequência miccional. Dessa forma, os sintomas da próstata aumentada estão à sobrecarga da bexiga. Os principais são:
- Aumento da frequência urinária (mais de 8 vezes por dia e de noite);
- Urgência urinária;
- Jato urinário fraco;
- Gotejamento após a micção;
- Incontinência urinária;
- Dificuldade para iniciar a micção;
- Dificuldade de esvaziar completamente a bexiga;
- Dor após micção e ejaculação, etc.
Além disso, devido à obstrução total ou parcial causada pelo aumento da próstata, o paciente pode correr alguns riscos, como:
- Incontinência urinária;
- Cálculos de bexiga;
- Retenção urinária;
- Infecções urinárias de repetição;
- Insuficiência renal.
Apesar disso, nem sempre é apenas o tamanho da próstata que pode desencadear em sintomas, tanto que existem indivíduos com próstatas aumentadas que são assintomáticos.
Leia mais:
O que causa o aumento da próstata?
A causa principal do aumento da próstata é o envelhecimento natural dos homens. Mas, existem outros fatores que contribuem para o crescimento dessa glândula, como:
- Hereditariedade;
- Sedentarismo;
- Certas condições médicas, como obesidade e diabetes, histórico familiar e alterações genéticas;
- Alterações hormonais: aumento do estrogênio e da testosterona.
Como prevenir a próstata aumentada?
Mesmo que o crescimento da próstata aconteça de forma natural ao longo dos anos, existem algumas medidas que podem ajudar que a condição não assuma proporções importantes, como:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Ter uma dieta equilibrada;
- Parar de fumar;
- Evitar ou reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína.
Tratamento para próstata aumentada: qual é a indicação?
Para confirmar o diagnóstico, o médico urologista deve solicitar um exame da próstata, como o toque retal, exames laboratoriais, como o PSA e urina, e exames de imagem, como a ultrassonografia.
Se for confirmado o diagnóstico de próstata aumentada, o primeiro tratamento abordado será por meio de medicamentos, que visam reduzir os desconfortos e diminuir a glândula.
Entretanto, nos casos em que as medicações não surtem o efeito desejado, é necessário que o paciente se submeta a outros procedimentos que promovam a diminuição da próstata, como a intervenção cirúrgica.
Dessa forma, a cirurgia pode ser feita por meio de quatro técnicas, são elas: via aberta, laparoscópica, robótica ou endoscópica.
Mas, vale lembrar que a cirurgia aberta tem sido a opção menos oferecida, porque traz mais riscos para o paciente, além de ter uma recuperação mais difícil e longa.
Já os procedimentos laparoscópicos, robóticos e a endoscópicos diminuem riscos de infecções e sangramentos excessivos. A recuperação do paciente também é mais rápida e fácil.
Tratamento para próstata aumentada em São Paulo
A próstata aumentada pode trazer sérios transtornos para a vida de um homem. Frequentar o urologista de forma rotineira e fazer os exames preventivos, evita que o problema atinja seus níveis mais críticos.
Porém, caso o aumento da próstata tenha chegado ao auge, com sua larga experiência, o Dr Jonathan Doyun Cha, médico de próstata, pode oferecer a melhor solução terapêutica, a partir de um atendimento humanizado e um diagnóstico preciso, que visa recuperar o bem-estar do paciente.