Procedimento médico para cálculo renal: tipos e indicações

Procedimento médico para cálculo renal: tipos e indicações Neste texto, vamos abordar qual é a função dos rins para o organismo e como é realizado o tratamento para cálculo renal. Além disso, é possível conhecer os tipos mais comuns de cirurgia para pedra nos rins.

O procedimento médico para cálculo renal é determinado pelo urologista de acordo com as características das pedras e grau de dor descrito pelo paciente, com isso, podendo ser indicado o uso de medicamentos para tratar a dor e que facilitem a saída dos cálculos. 

Já nos casos em que os remédios não são eficazes e as pedras são grandes, impedindo a passagem da urina, o profissional pode recomendar a realização de cirurgia para eliminar os cálculos e desobstruir o canal urinário. 

Neste conteúdo, saiba quais são os tipos e indicações de procedimentos para cálculo renal. Boa leitura! 

Qual é a função dos rins para o organismo?

De suma importância para o pleno funcionamento do organismo, os rins são órgãos responsáveis por equilibrar o volume de água do corpo e filtrar todas as impurezas que estiverem presentes no sangue. Depois deste processo, eles produzem a urina, que ajuda a expelir essas substâncias para fora do corpo.

Contudo, quando essas impurezas se acumulam e há pouco líquido para dissolvê-los, podem ocasionar formações endurecidas, também conhecidas como cálculos renais ou pedras nos rins. Para essa condição, é necessária atenção médica especializada.

Dessa forma, entenda a seguir como é feito o tratamento para pedra nos rins.

Dor muito forte, que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à virilha. É comum que este incômodo se manifeste em picos de intensidade; Náuseas e vômitos; Presença de sangue na urina; Infecção urinária; Necessidade de urinar com maior frequência.

Como é realizado o tratamento para cálculo renal?

O tratamento para cálculo renal vai depender do tamanho da pedra, localização e gravidade dos sintomas. 

A propósito, com o avanço da ciência e da medicina, é possível realizar inúmeras abordagens terapêuticas para tratar essa condição, desde a tradicional medicação até intervenções cirúrgicas minimamente invasivas e com altas taxas de sucesso. 

Sendo assim, compreenda a seguir os tipos de procedimentos médico para pedra nos rins:

Medicamentos

O procedimento médico para cálculo renal feito por medicamentos, normalmente, tem como função aliviar as dores causadas pelos sintomas, controlando casos de pedras menores e que têm chance de serem expelidas naturalmente. Geralmente, essa forma de tratamento é recomendada para cálculos de até 5mm. 

Além disso, alguns remédios também proporcionam o relaxamento da musculatura do canal urinário, o que facilita a passagem da pedra até a bexiga. 

Caso seja constatada uma infecção urinária associada, o tratamento também vai contar com antibióticos e remédio para dor nos rins

Intervenção cirúrgica

Já nos casos em que os cálculos forem maiores de 5 mm ou o paciente apresentar sintomas como dores intensas que não são aliviadas nem com remédios intravenosos, podem ocorrer infecções urinárias, risco de obstrução do ureter e outras alterações de saúde.

Com isso, é recomendado que o indivíduo faça uma cirurgia para remoção do cálculo renal em caráter de urgência.

Procedimento médico para cálculo renal: tipos de cirurgia mais comuns

De fato, existem alguns procedimentos cirúrgicos capazes de eliminar os cálculos renais. 

Vale ressaltar que o tipo de cirurgia escolhido depende do número, dimensão e localização das pedras no interior dos rins. Assim, as intervenções mais comuns são:

Cirurgia a laser endoscópica 

Esse tipo de cirurgia de pedra nos rins a laser é realizada a partir da inserção de um instrumento fino com uma câmera na ponta, que passa pela uretra e alcança os rins do paciente. 

Depois de localizar o cálculo, o especialista emite o laser, que deve partir a pedra em pequenas partes que poderão ser eliminadas ou removidas pela urina. 

Essa intervenção é inadequada para cálculos maiores que 2 a 2,5 cm.

Cirurgia a laser percutânea ou com litotritor ultrassônico

Já esse procedimento é indicado para pedras maiores. Dito isso, a intervenção é realizada a partir de um pequeno corte na região lombar da pessoa. 

Em seguida, por meio da incisão, o urologista insere um aparelho, que alcança o interior do rim e utiliza diferentes formas de energia, como o litotritor ultrassônico, por exemplo, para dividir as pedras existentes. 

Por fim, os pedaços dos cálculos são retirados com o auxílio de pinças cirúrgicas.

Cirurgia por laparoscopia e robótica

Nesta operação, pequenas incisões são feitas no abdômen do indivíduo, por onde são inseridas pinças laparoscópicas, instrumentos com os quais é possível transmitir imagens para monitores de vídeo, permitindo que o médico visualize o trato urinário do paciente sem a necessidade de fazer um grande corte. 

A propósito, pelas incisões também podem ser inseridos instrumentos cirúrgicos que permitem a extração dos cálculos. 

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque 

A litotripsia extracorpórea usa ondas de choque para fragmentar os cálculos renais existentes, permitindo que eles sejam eliminados pela urina. 

É válido salientar que, em alguns casos, pode ser necessário mais de uma sessão para ter sucesso na intervenção, entretanto, essa situação não é recomendada, principalmente, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente.

Cirurgia aberta

Por fim, temos a cirurgia aberta, técnica menos utilizada na atualidade, sendo indicada apenas para casos considerados graves e complicados, quando nenhuma outra opção de intervenção pode ser aplicada. 

Dessa forma, o procedimento consiste na abertura do rim para remoção das pedras. 

E-book: Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamentos. Descubra agora!

Conclusão

A verdade é que as pessoas acometidas pela litíase renal passam por grandes desconfortos durante uma crise aguda. Aliás, mesmo que o paciente não sinta nenhum sintoma e descubra a condição apenas durante exames de rotina, esse quadro necessita de tratamento. 

Além do aumento da ingestão de água para eliminar e evitar o surgimento de novos cálculos, procurar um urologista é fundamental, só ele poderá oferecer abordagens adequadas de acordo com o seu caso.

Procedimento médico para cálculo renal em São Paulo

Se você acha que depois de entender sobre o procedimento médico para cálculo renal, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos da pedra nos rins, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Você desconfia que possui pedras nos rins? Clique aqui para agendar uma consulta.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta