Postectomia: o que é, para quem é indicada e pós-operatório

Postectomia: o que é, para quem é indicada e pós-operatório A postectomia, também conhecida como cirurgia de fimose, é um procedimento que tem como objetivo retirar o excesso de pele do prepúcio do pênis. Apesar de ser um procedimento considerado simples e muito comum, é fundamental ter um acompanhamento médico especializado. Essa intervenção cirúrgica pode ser realizada com anestesia geral ou local por um urologista, sendo mais indicada para meninos entre os 7 e 10 anos. Entretanto, o procedimento também pode ser feito em qualquer fase da vida. Postectomia: o que é e como funciona a intervenção cirúrgica? Por não se tratar de uma condição de urgência ou emergência, a cirurgia de postectomia costuma ser realizada quando os pacientes são ainda crianças, passaram pelo tratamento com pomadas, mas não obtiveram sucesso. Contudo, o procedimento também pode ser realizado em homens adultos com sequelas de processos inflamatórios agudos, crônicos ou até mesmo que foram acometidos por pequenos traumas. A postectomia promove a remoção do prepúcio (excesso de pele na região do pênis), o que ajuda a melhorar a higiene do órgão sexual masculinho e o desempenho sexual, eliminando os desconfortos e ainda evita futuras lesões. Dessa forma, outra possível indicação da cirurgia é para os diabéticos. Pacientes que portam essa doença podem apresentar altos níveis de glicose na urina, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias na glande no pênis. Nestes casos, a postectomia pode ser necessária para evitar o acúmulo de secreção e infecções penianas. Como é feita a cirurgia de postectomia? A cirurgia postectomia deve ser realizada por um médico urologista e, nos casos das crianças, também pode ser realizada por um cirurgião pediatra. O procedimento deve ser realizado sob sedação, anestesia local ou geral, dependendo da idade do paciente. Aliás, o procedimento é considerado simples e rápido. Durante a intervenção cirúrgica, também é administrado um bloqueador do nervo peniano, fazendo com que o paciente não sinta nenhum incômodo durante a técnica. Cirurgia de postectomia é com o Dr. Jonathan Doyun Cha Agora que você já sabe o que é postectomia, para quem é indicada e seu pós-operatório, e está precisando de um atendimento especializado com um urologista que entenda sobre o procedimento e possui as melhores referências quando o assunto é fimose, conheça o Dr. Jonathan Cha.

Em razão disso, neste conteúdo, vamos apresentar o que é cirurgia de postectomia, sua recomendação e como funciona o seu pós-operatório. Boa leitura!

Postectomia: o que é e como funciona a intervenção cirúrgica?

Como é feita a cirurgia de postectomia?

Em quais casos é indicado a postectomia?

A postectomia é indicado para homens nas seguintes situações:

• Homens com fimose: dificuldade ou impossibilidade de expor a glande do pênis;
  • Pacientes com parafimose: dificuldade de expor a glande e, quando expõe, o pênis fica ereto, mas a pele não volta;
  • Indivíduos com balanopostite:  inflamação na glande ou na pele do pênis;
  • HPV no homem: infecção causada pelo Papilomavírus Humano que, no indivíduo do sexo masculino, é definida pelo aparecimento de condilomas no pênis, bolsa escrotal e ânus;
  • Pacientes com infecções urinárias de repetição;
  • Indivíduos com câncer de pênis ou feridas crônicas no prepúcio.

Quais são os benefícios da postectomia?

A postectomia proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos homens. Entre as principais vantagens, é possível incluir:

Benefícios da postectomia: - Redução do risco de infecções no órgão sexual masculino; - Mais facilidade para a higiene íntima; - Diminuição do risco de infecções urinárias; - Diminuição do risco de contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como o HPV e HIV. No entanto, esse procedimento não descarta a relevância do uso da camisinha nas relações sexuais.

Postectomia: recuperação e pós-operatório da cirurgia

Em relação à postectomia e o pós-operatório, saiba que o paciente recebe alta no mesmo dia da intervenção cirúrgica, permanecendo internado por apenas algumas horas. Apesar de ser simples, a postectomia continua sendo um procedimento que precisa de cuidado e repouso.

Nos primeiros dias após a postectomia, é normal que o paciente tenha um pequeno desconforto no pênis, ficando sensível ao toque. Além disso, pode haver o inchaço natural da cirurgia.

Por fim, os cuidados para o pós-operatório postectomia devem incluir o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e pomada. Em relação aos exercícios físicos, o homem só deve voltar a praticar atividades depois que a cicatrização estiver adequada.

Dor nos testículos

Quanto tempo depois da postectomia pode ter relação?

O recomendado é que o homem retome suas relações sexuais a partir da quarta-semana (um mês depois), quando os pontos da intervenção cirúrgica caem. Entretanto, esse período exato depende de como está a evolução da cicatriz do paciente. Sendo assim, é de suma importância realizar as consultas pós-operatórias com o urologista para ter essa avaliação.

A cirurgia possui riscos ou complicações?

Quando realizada em ambiente hospitalar, o procedimento oferece poucos riscos para a saúde, sendo bem tolerado e de rápida recuperação.

Contudo, em casos mais raros, podem surgir complicações como sangramento, infecção, estreitamento do meato uretral ou retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial.

Postectomia: preço da intervenção cirúrgica

O valor da cirurgia de postectomia pode variar a partir de diversos fatores, como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos.

Sendo assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes aos preços do procedimento.

Cirurgia de postectomia é com o Dr. Jonathan Doyun Cha

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos das condições urológicas, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, principalmente, em relação à saúde miccional de cada pessoa.

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha