Se uma pessoa está sentindo fortes nas costas e nos flancos, urinando em poucas quantidades e percebendo alterações nas características da urina, é sinal que está na hora de procurar um médico de rins.
Esses são alguns dos principais sintomas que se manifestam quando esse órgão está com problemas. Saiba mais neste texto sobre o médico que trata rins.
Como se chama o médico de rins?
Os rins são dois órgãos que têm funções vitais para o organismo como filtrar as toxinas dos líquidos ingeridos e do sangue, produzir e secretar hormônios que absorvem o cálcio e formam glóbulos vermelhos, promover o equilíbrio hídrico do corpo, equilibrar a quantidade de sal e fazer controle da pressão arterial do organismo.
O médico que cuida de rins, especialmente quando o tipo de abordagem de tratamento será cirúrgica, é o urologista. Esse especialista é responsável pelo tratamento de doenças do trato urinário, composto por rins, ureteres, bexiga e uretra.
Quando uma pessoa está com problemas nos rins são muitos os sintomas que provocam desconforto e impactam muito fortemente a qualidade de vida.
Esses sinais podem ser frutos de patologias como:
Pielonefrite
Essa é uma grave infecção do trato urinário superior. Essa patologia ocorre quando micro-organismos que contaminam o trato urinário inferior sobem para os rins.
É uma doença perigosa, que pode causar lesões definitivas nos rins e até levar à morte por sepse.
Pedras nos rins
São formações sólidas que surgem nos rins, que também são chamadas de cálculo ou litíase renal. São originárias a partir do depósito de substâncias como
cálcio, ácido úrico, estruvita e cistina. Podem causar infecções e obstruções urinárias.
Hidronefrose
Quando há uma falha na drenagem da urina, esse é um inchaço que pode ocorrer em um rim ou nos dois.
Essa dilatação acontece porque houve um bloqueio ou obstrução em qualquer parte do sistema urinário ou por um defeito anatômico.
Doença policística renal
É quando surgem diversos cistos nos rins que podem prejudicar o seu funcionamento. Não é cancerígeno, mas os cistos podem crescer e causar desconfortos.
Doença renal crônica
Ocorre devido a lesões repetitivas nos rins, perda progressiva e irreversível das funções renais. Em sua fase mais avançada, é chamada de insuficiência renal crônica, que leva o paciente a necessitar de hemodiálises ou transplante de rim.
Lesão renal aguda
É quando a pessoa sofre uma lesão reversível nos rins, geralmente durante períodos de internação em UTI ou por descontrole de diabetes e pressão arterial.
Câncer de rim
Pode ser conhecido também como hipernefroma ou adenocarcinoma renal.
Esse tipo de tumor afeta mais os homens com idades a partir dos 60 anos. É o terceiro câncer mais frequente do aparelho genitourinário.
Principais sintomas de doenças renais
Quando uma pessoa está com problemas renais, poderá sofrer sintomas como:
- Dores lombares (na altura dos rins e nos flancos);
- Urinar pouca quantidade por vez;
- Urgência urinária;
- Urina fétida, turva e escura;
- Presença de espuma na urina;
- Sangue na urina;
- Sensação de pressão no abdômen ao urinar;
- Sensação de ardência ou queimação durante a micção;
- Inchaço abdominal;
- Febre e calafrios,
- Vômitos e náuseas;
- Hipertensão;
- Obstrução urinária,
- Cansaço frequente,
- Perda de peso sem causa aparente, etc.
O que causa problemas nos rins?
As causas das doenças renais são diversas, por exemplo, as pedras nos rins podem surgir a partir da baixa hidratação, predisposições genéticas, doenças inflamatórias intestinais, hiperparatireoidismo, obesidade, etc.
Mas a hipertensão e o diabetes também, como já mencionado, são fatores muito decisivos para o surgimento de problemas nos rins, por exemplo, da doença renal crônica.
Já no caso do câncer de rim, além da hipertensão e diabetes, tabagismo e obesidade também são fatores de risco importantes para o surgimento da doença.
Entenda como é a consulta
Se uma pessoa percebe que manifestou 1 ou mais dos sintomas mencionados, é preciso procurar o médico de rins o quanto antes.
Na consulta, o especialista irá fazer uma anamnese completa, questionando todo o histórico médico do paciente, abordando suas predisposições genéticas e solicitando exames que comprovem o que pode estar afetando o rim ou os rins.
Em muitos casos, apenas uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada poderá definir o diagnóstico.
Os tratamentos para os problemas dos rins será realizado de acordo com a patologia e a causa.
O médico que cuida de pedra nos rins pode indicar, por exemplo, uma abordagem medicamentosa com analgésicos e antibióticos para os sintomas agudos ou um procedimento cirúrgico para remoção das pedras de forma urgente ou programada.
Já quem tem doença renal crônica terá prescrição de medicamentos, diálise e até passar por cirurgias para tratar lesões nos rins.
Em alguns casos, outras abordagens relacionadas à mudança de hábitos de vida também serão importantes. Por exemplo, quem está com litíase renal será orientado a beber mais líquidos, em média 2 litros por dia, enquanto quem tem doença renal crônica pode necessitar fazer uma redução na quantidade de líquidos, de acordo com o indicado pelo médico.
Urologista é médico de rins: procure atendimento humanizado
Buscar o atendimento de um médico de bexiga e rins o mais depressa possível vai ajudar na detecção precoce das patologias, o que garante resultados mais efetivos para os tratamentos.
As consultas regulares ao urologista também podem ajudar a tratar o quanto antes as condições que vão além dos problemas nos rins, como a próstata aumentada ou a próstata inflamada nos homens.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos das condições renais. Oferece atendimento humanizado, diagnóstico preciso e abordagem específica caso a caso.