Embora os homens muitas vezes não deem a devida atenção à sua saúde, há um aspecto que exige um cuidado especial: o inchaço da próstata.
Essa condição pode surgir por diversos motivos, causando desconforto e afetando significativamente a qualidade de vida. Além disso, o inchaço prostático pode ser um sinal de hiperplasia prostática benigna, uma condição comum em homens mais velhos.
Portanto, neste texto, vamos esclarecer as causas do inchaço da próstata e explorar as opções de tratamento para este problema. Continue lendo para mais informações!
O que é o inchaço da próstata?
O inchaço da próstata pode ser provocado pelo aumento no tamanho da glândula prostática, um componente vital do sistema reprodutor masculino. Esse aumento é uma condição bastante comum com o avançar da idade nos homens. Porém, quando ocorre de forma desproporcional, caracteriza a hiperplasia prostática benigna (HPB).
É importante destacar que a próstata circunda a uretra, o canal responsável por transportar a urina da bexiga para o exterior do corpo. O inchaço dessa glândula pode levar à compressão da uretra, o que vai acarretar problemas miccionais nos homens.
Embora a expansão da próstata seja um aspecto natural do envelhecimento masculino, compreender as causas deste fenômeno é fundamental para lidar com seus impactos e assegurar uma qualidade de vida satisfatória.
É importante mencionar que, apesar de não estar ligada ao câncer, a HPB pode afetar significativamente o cotidiano dos homens, levando à necessidade de tratamentos efetivos.
O que causa o inchaço da próstata?
A principal causa que leva ao inchaço da próstata é o envelhecimento. A explicação é que durante a vida de um homem, as células prostáticas tendem a se multiplicar, resultando em um aumento gradual do tamanho da glândula.
No entanto, não é apenas o envelhecimento que estimula a HPB, há outros fatores de risco que levam à hiperplasia, como: hereditariedade, obesidade, sedentarismo e outras doenças, como a diabetes.
Estudos médicos também estão avaliando se a HPB é fruto de alterações hormonais que ocorrem a partir do envelhecimento, como diminuição da testosterona e aumento do estrogênio, ou até mesmo por um aumento na concentração da diidrotestosterona (DHT) na próstata.
Inchaço da próstata: sintomas mais comuns
O inchaço da próstata pode ser percebido pela ocorrência de vários sintomas que afetam, principalmente, o sistema urinário. Os sinais mais comuns incluem:
Sintomas obstrutivos:
- Dificuldade de começar a urinar;
- Jato urinário interrompido ou fraco;
- Gotejamento ao final da micção;
- Dificuldade de esvaziar completamente a bexiga;
- Dor durante a ejaculação ou micção.
Já outros sintomas também afetam a bexiga e deixa o órgão bastante irritado, porque ao invés de a urina ser eliminada, retorna ao órgão. São eles:
- Urgência urinária;
- Aumento da frequência miccional de dia e de noite, mais de 8 vezes (noctúria);
- Incontinência urinária.
Nos casos em que a próstata está severamente inchada, o quadro pode evoluir para situações mais graves, como:
- Hematúria (sangue na urina);
- Retenção urinária aguda ou crônica, que são quadros de urgência médica;
- Infecções urinárias frequentes (que envolvem dor ou queimação ao urinar);
- Pedras na bexiga;
- Danos aos rins.
Deste modo, o homem que apresentar os sintomas citados acima não deve ignorar tais sinais e, de preferência, buscar ajuda de um urologista o quanto antes.
Por que a próstata fica inchada?
Antes de tudo, é importante dizer que a próstata não está relacionada ao sistema urinário, mas devido à sua localização no organismo masculino (envolve a uretra e fica localizada na frente do reto e embaixo da bexiga), provoca grandes alterações no comportamento miccional quando está inchada.
Veja também:
Especialistas em câncer de próstata
Como é feito o diagnóstico de próstata inchada?
Para diagnosticar a doença, o médico especialista deve realizar uma anamnese aprofundada, para conhecer o histórico do paciente e fazer o exame de toque retal, que já possibilita saber se houve inchaço da glândula.
Porém, outros exames irão refinar o diagnóstico e descartar outros problemas, como:
- Exame de sangue do antígeno específico da próstata (PSA);
- Testes urodinâmicos;
- Uroanálise;
- Cistoscopia;
- Ultrassonografia transretal e transabdominal;
- Biópsia transperineal e transretal.
Leia mais sobre:
Tabela de peso da próstata por idade
Como diminuir o inchaço da próstata?
Se você tem dúvidas sobre como diminuir a próstata aumentada, saiba que o tratamento para esse problema pode iniciar com o uso de um remédio para inchaço da próstata, que pode diminuir a glândula, além de proporcionar alívio dos sintomas.
Os principais medicamentos para próstata inchada são alfa bloqueadores, inibidores das 5-alfa redutase e até inibidores das 5 fosfodiesterase.
Nas situações em que o remédio para diminuir inchaço da próstata não surtir efeito, o mais recomendado é que o paciente realize um procedimento cirúrgico, por meio das técnicas laparoscópicas ou endoscópicas, entre eles, a RTU, o HoLEP ou a vaporização com GreenLight, que são procedimentos ablativos ou enucleativos:
- RTU da próstata: uma pequena cânula é inserida pelo canal da uretra para raspar o pedaço aumentado da próstata que está impedindo a passagem da urina. Não são necessários cortes e o procedimento é feito com anestesia;
- HoLEP: ondas de choque promovidas pelo Holmium Laser dissecam o tecido da glândula. Após a dissecção, o tecido é morcelado. Neste mesmo momento, o aparelho também faz aspiração de todo o adenoma da próstata para realização de um tipo de biópsia;
- GreenLight: o laser faz uma vaporização prostática fotodinâmica que destrói toda a camada interna da glândula. Essa cirurgia é indicada para a próstata inchada de tamanho médio.
A título de curiosidade, o HoLEP e o GreenLight são técnicas cirúrgicas relativamente rápidas.
Tratamento para inchaço da próstata em São Paulo
O inchaço da próstata é uma circunstância que pode ser evitada com a adoção de alguns hábitos de vida mais saudáveis, como manter o peso controlado, praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada, evitando-se o consumo de alimentos gordurosos e muito calóricos.
Na presença dos sintomas apresentados acima, é importante buscar ajuda de um especialista para o diagnóstico preciso, pois a HPB é uma doença progressiva que pode apresentar complicações se não tratada adequadamente.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos das doenças de próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!