O HPV no homem é uma infecção sexualmente transmissível (IST), que pode causar coceira e desconforto na região íntima e trazer sérias complicações.
O vírus pode estar presente no organismo, mas não manifestar sintomas, e mesmo assim, ser transmitido por meio do contato da pele contaminada.
Em caso de suspeita de infecção pelo HPV, é recomendado que o indivíduo consulte imediatamente um médico urologista para avaliação do seu caso e receber a melhor alternativa de tratamento.
Quer saber como é identificado esse vírus no corpo? Leia esse texto e veja como é feito o exame de HPV no homem. Confira!
O que é HPV no homem?
O HPV no homem é referente à sigla Human Papillomavirus (Papilomavírus Humano, em português), um vírus sexualmente transmissível, que pode infectar as áreas genitais.
Diferente do que muita gente pensa, o HPV é subdividido em mais de 200 tipos distintos de vírus, e alguns deles podem até causar câncer.
Uma das complicações mais sérias do HPV é o risco de desenvolver câncer de pênis, no ânus e na orofaringe (parte posterior da garganta, incluindo a base da língua e amígdalas).
Quais são os sintomas de HPV no homem?
O principal sinal da infecção pelo vírus é a verruga no pênis, que tem a aparência similar a de uma couve-flor. Mas se o homem percebe um caroço ou ferida no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também pode ser sinal de que está infectado pelo HPV. Outros sintomas que podem surgir são:
- Sangramento ou dor no local da verruga;
- Coceira na região genital;
- Desconforto nas partes íntimas ou durante as relações sexuais.
O que causa HPV no homem?
A relação sexual, por via vaginal, anal ou oral, é a principal forma de contágio do HPV no homem, especialmente quando as pessoas não se protegem durante o sexo. Cerca de 95% das pessoas que se contaminam, mesmo que não apresentem qualquer tipo de lesão na pele ou verruga, é porque não usaram preservativos.
No entanto, mesmo com o uso de camisinhas durante a relação sexual, ainda existe o risco da contaminação por meio do contato com outras partes desprotegidas do corpo, como a vulva ou a bolsa escrotal. Aliás, essa forma de contágio do parceiro acontece em até 65% dos casos.
HPV no homem: qual é o grupo de risco?
Existem três grupos de homens que possuem mais chances de apresentar o vírus do HPV e suas complicações:
- Aqueles com o sistema imunológico comprometido, devido a um tratamento de quimioterapia ou radioterapia, por exemplo;
- Indivíduos que faça uso de medicamentos imunossupressores;
- Portadores de HIV;
- Não circuncidados.
Como diagnosticar HPV no homem?
Nos casos de suspeita da contaminação do vírus, o diagnóstico é realizado por um médico urologista, a partir de uma avaliação clínica e de exame de HPV no homem, como a peniscopia.
Essa análise é feita com o uso de uma espécie de lupa para identificar lesões muito pequenas no pênis. Além disso, uma biópsia vai confirmar o diagnóstico.
Como tratar HPV no homem?
Já nos casos das verrugas do HPV, o tratamento varia de acordo com o tamanho e o local das lesões. Dessa forma, os métodos mais utilizados são:
Como curar HPV no homem?
Para as pessoas que têm dúvidas sobre se o HPV tem cura definitiva no homem, a resposta é que não existe um tratamento capaz de eliminar o vírus, ou seja, a cura da infecção só ocorre quando o próprio organismo consegue expulsar o vírus de forma natural.
No entanto, a retirada das verrugas permite que a pele do homem se recupere da infecção, fazendo com que diminua o risco de transmissão do vírus e também ocorra um alívio nos sintomas.
Prevenção ao HPV
A prevenção mais eficaz contra o HPV são as vacinas. Elas são responsáveis por evitar infecções contra alguns dos principais subtipos de papilomavírus. Atualmente, podem ser encontradas em duas formas:
- Quadrivalente: previne contra verrugas no pênis e lesões pré-cancerosas relacionadas ao HPV 6, 11, 16 e 18 em homens e mulheres;
- Bivalente: previne contra lesões na região genital pré-cancerosas relacionadas ao HPV 16 e 18.
Por fim, é importante dizer que no Sistema único de Saúde (SUS), a campanha de vacinação contra o HPV, acontece em duas doses e é direcionada para meninos de 11 a 14 anos e para as meninas de 9 a 14 anos.
Tratamento para HPV no homem em São Paulo
Os homens precisam cuidar da própria saúde e, preferencialmente, adotarem o hábito de se consultar com o urologista.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é urologista, especialista em tratamentos para os homens. Oferece atendimento humanizado e diagnóstico preciso, visando recuperar o bem-estar do paciente.
Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o vírus HPV.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!