Fatores de risco câncer de próstata: saiba os 6 principais

O texto relata sobre os fatores de risco do câncer de próstata e quais são os principais. No decorrer dos parágrafos, é possível observar o que é câncer de próstata e como prevenir essa doença.

Os fatores de risco câncer de próstata estão relacionados com maus hábitos de vida, hereditariedade e outras questões que ajudam a compor um quadro favorável ao desenvolvimento da doença.

Algumas dessas condições podem ser remodeladas, mas para outras, não é possível uma modificação, como a idade ou etnia, no entanto, os homens podem adquirir o hábito de consultar o urologista com regularidade e trabalhar na prevenção.

Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre quais são os fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento deste tipo de câncer, preparamos um texto com as principais causas que pedem atenção redobrada por parte dos pacientes. Boa leitura!

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

Os fatores de risco do câncer de próstata trazem cenários mais propícios para o surgimento da doença. Por isso, é importante que os homens comecem a despertar a atenção para os sinais do próprio organismo. 

Caso o indivíduo apresente um ou mais fatores citados abaixo, é mais do que necessário o acompanhamento médico e a realização de exames de rotina.

A consulta e os exames são as formas para buscar uma  prevenção ou mesmo ter um diagnóstico precoce, que favorece as chances de cura e amplia as possibilidades de tratamento.

Conheça a seguir os principais fatores de risco de câncer de próstata:

Idade

Um dos fatores de risco para o câncer de próstata é a idade. Vale ressaltar que as mutações que levam à reprodução desordenada de células, que caracteriza o câncer de forma geral, muito frequentemente estão relacionadas ao envelhecimento e às mudanças que o organismo enfrenta durante esse período.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 75% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Aliás, as chances de desenvolvimento da doença começam a ficar maiores para homens a partir dos 50 anos.

Etnia

A etnia também é um dos fatores de risco do câncer da próstata. É possível afirmar que homens de ascendência africana estão mais propensos a desenvolverem o câncer de próstata. Da mesma maneira, foi comprovado que a doença afeta com menos frequência homens de ascendência asiática e latina. 

Hereditariedade

No entanto, apesar de ser mais raro, os estudos também apontam que as chances de desenvolver a doença são maiores nos casos em que o pai ou algum irmão tenha apresentado o câncer de próstata. Esse risco pode aumentar caso haja mais casos na família. 

Por isso, normalmente, recomenda-se que nessas situações, o paciente realize os exames de rastreio anuais a partir dos 45 anos de idade, em vez dos 50.

Mutações genéticas

As mutações genéticas, podendo ser um fator hereditário ou não, especialmente em genes como o BRCA1 ou BRCA2, podem estar associadas a uma maior disposição ao desenvolvimento do câncer de próstata. É primordial lembrar que, em muitos casos, mesmo apresentando alterações nesses genes, esse fator está relacionado à predisposição da doença e não confere uma certeza de que o paciente desenvolverá o câncer. 

Hábitos de vida

Alguns dos fatores de risco de câncer de próstata que podem ser controlados são os hábitos de vida. Estudos apontam que o consumo excessivo de álcool e cigarro podem aumentar as chances da doença, assim como a obesidade e o sedentarismo. 

Mais do que isso, essas circunstâncias associadas não são favoráveis para um bom cenário da saúde em geral do paciente, uma vez que esses fatores de risco também são para condições crônicas. 

Alimentação

A verdade é que a alimentação tem uma influência ainda um tanto incerta sobre o câncer de próstata. Porém, algumas evidências comprovam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais em grandes quantidades ajudam a diminuir os fatores de risco de câncer de próstata e, também, o desenvolvimento de doenças crônicas. 

Já a ingestão de gordura, leite e carne vermelha aponta para o aumento do risco para câncer. Por isso, é preciso que o paciente tenha um equilíbrio em sua dieta com alimentos protetores, como vegetais ricos em carotenóides, como cenoura e tomate.

Além disso, os componentes naturais desses alimentos, como vitaminas e minerais, também possuem um papel de proteção ao organismo. 

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata surge a partir da multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. Estima-se que 1 em cada 6 indivíduos têm a possibilidade de desenvolver a doença. Só no Brasil, é responsável por cerca de 14 mil óbitos todos os anos no Brasil.

Vale lembrar que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, muito pequena, que fica na parte inferior do abdômen, logo abaixo da bexiga, à frente do reto. 

Responsável pela produção de um líquido que compõe e enriquece o sêmen, a próstata envolve parte da uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, por onde a urina e o sêmen são expelidos para fora do corpo.

O diagnóstico precoce é a forma mais decisiva para aumentar as chances de cura. Com isso, conhecer os fatores de risco para câncer de próstata é tão fundamental, já que quando a doença é diagnosticada em fases iniciais, as chances de cura passam de 90%.  

Como prevenir os fatores de risco câncer de próstata?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, cerca de 52 mil homens são diagnosticados por ano com problemas na próstata. Por isso, diminuir os fatores de risco dessa doença é uma forma de prevenção. 

Como foi dito anteriormente, já foi comprovado que ser adepto de uma alimentação saudável e com menos ingestão de gordura, principalmente, as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer. 

Dessa forma, os outras alternativas que ajudam na prevenção do câncer de próstata são:

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

Leia mais:

Câncer de próstata sintomas

Diagnóstico e tratamento do câncer de próstata é com o Dr. Jonathan Cha

É fato que homens acima de 50 anos devem passar com regularidade no urologista, para avaliar alterações em sua próstata e dos fatores de risco da doença. Quem vai determinar a regularidade da volta às consultas é o médico especialista, a partir dos resultados observados nos exames de rotina. 

É importante ressaltar que detectar o câncer de próstata em seu estágio inicial ajuda nas chances de cura e amplia as possibilidades de tratamento.

O Dr. Jonathan Doyun Cha é responsável por oferecer um atendimento humanizado e um diagnóstico preciso, que visa recuperar o bem-estar do paciente. Afinal, cuidar da saúde do homem e da próstata pode prevenir muitos problemas graves no futuro. 

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta