Falta de urinar: o que pode ser?

Falta de urinar: o que pode ser? A falta de urinar, também conhecida como anúria, refere-se à ausência da produção de urina ou à produção extremamente baixa de urina em um período de tempo. Esse é um sinal de alerta para mais de uma condição urológica ou clínica e necessita de atenção médica. Pode estar ligada a várias doenças subjacentes relacionadas à bexiga, rins e à próstata. A anúria é um sintoma sério que requer atenção médica imediata. Pode ter causas obstrutivas e não obstrutivas. A primeira situação é quando o canal urinário ou qualquer órgão relacionado a ele não consegue funcionar corretamente devido a algo que o obstrui. Já no segundo caso, o problema é quando o cérebro não entende que a bexiga está cheia e precisa se aliviar. Para diagnosticar a causa subjacente, o especialista deve realizar um histórico médico do paciente, de modo a tentar compreender as origens do problema. Se você acha que depois de entender sobre falta de urinar: o que pode ser?, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha.

Falta de urinar: o que pode ser?

A falta de urinar, também conhecida como anúria, refere-se à ausência da produção de urina ou à produção extremamente baixa de urina em um período de tempo.

Esse é um sinal de alerta para mais de uma condição urológica ou clínica e  necessita de atenção médica. Pode estar ligada a várias doenças subjacentes relacionadas à bexiga, rins e à próstata.  

Segundo um estudo publicado no portal National Library of Medicine, 25% dos brasileiros apresentam algum grau de dificuldade para esvaziar a bexiga.

Por esse motivo, neste conteúdo, vamos abordar o que causa essa condição nas pessoas, bem como o diagnóstico e tratamento mais adequado para esse quadro. Boa leitura! 

E-book: Jato urinário fraco? Esse sintoma merece atenção! Descubra agora!

O que causa a falta de urinar?

A anúria é um sintoma sério que requer atenção médica imediata. Pode ter causas obstrutivas e não obstrutivas. 

A primeira situação é quando o canal urinário ou qualquer órgão relacionado a ele não consegue funcionar corretamente devido a algo que o obstrui. Já no segundo caso, o problema é quando o cérebro não entende que a bexiga está cheia e precisa se aliviar. 

Dessa forma, a falta de urinar pode ser causada por diversos fatores que englobam desde o uso de medicamentos, até patologias mais sérias, como o câncer de próstata e insuficiência renal. No geral, as causas podem ser não apenas físicas, mas também psicológicas, neurológicas ou infecciosas. 

A seguir, conheça as principais doenças que podem estar associadas a falta de urinar:

Hiperplasia prostática benigna 

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento da próstata e do tecido circundante, mas como o próprio nome já sugere, não é um câncer. É uma condição natural que ocorre com os homens no envelhecimento.

A glândula passa por dois momentos de aumento ao longo da vida: a primeira é na puberdade, e a segunda é a partir dos 25 anos, quando começa uma expansão contínua. No entanto, a partir dos 40 anos, esse crescimento se acelera. 

Embora não vá se transformar em um câncer, a hiperplasia prostática benigna pode trazer sintomas bastantes desconfortáveis para os homens, porque promove uma obstrução total ou parcial da uretra.

tirinha do e-book sobre "você sabe qual é o tamanho normal da próstata".

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que costuma crescer lentamente. Em seus estágios iniciais, não apresenta sintomas. É só a partir das fases mais avançadas que os sinais surgem.

É um tipo de câncer muito associado ao avanço da idade, cerca de 33 a cada 100 mil homens acima de 65 anos podem ter a patologia, mas também pode ser mais incidente em homens que têm histórico familiar (pai ou irmãos) ligado à doença, obesidade e dietas muito desequilibradas.

Assim como acontece na HPB, aqui o desconforto causado pela falta de micção também está relacionado ao aumento da próstata. Afinal, o câncer de próstata pode comprimir a uretra e, consequentemente, interferir no momento de urinar.

Estenoses da uretra 

Esse problema é caracterizado por ser uma redução do diâmetro interno da uretra, em um ou mais pontos, sob a forma de uma “cicatriz” que limita a passagem da urina. 

Inúmeras questões podem levar ao surgimento de uma estenose, bem como episódios prévios de infecções da uretra, traumatismos pélvicos ou do períneo, cirurgias por meio da uretra com a introdução de um cateter, entre outras condições.

Cálculo vesical 

Também chamada de pedra na bexiga, os cálculos vesicais são pedras compostas por sais de cálcio que se acumulam no órgão ao longo do tempo. 

Normalmente, os cálculos não exigem tratamento. Entretanto, as pedras maiores podem ocupar todo o espaço do órgão, afetando diretamente as funções de armazenamento e causando a falta de micção. 

Inclusive, esses cálculos podem se formar não apenas na bexiga, mas sim em outros órgãos, como os rins, e chegar até à bexiga através dos ureteres. 

Medicamentos

O uso de certos remédios também podem causar a falta de vontade de urinar. Os mais comuns são os medicamentos para gripe, como descongestionantes nasais, antidepressivos ou antialérgicos usados para tratar incontinência urinária. 

Esses remédios podem alterar a atividade miccional temporariamente, devido à composição. 

Distúrbios e danos no sistema nervoso

Alguns nervos danificados também podem interferir no fluxo de urina. A alteração dos nervos pode ocorrer em consequência de vários fatores, tais como:

  • Acidentes;
  • Diabetes;
  • Infecções cerebrais ou medulares, como a esclerose múltipla, e outros distúrbios do sistema nervoso.

Complicações pós-cirúrgicas

Algumas cirurgias, especialmente as que envolvem os rins ou o trato urinário, podem resultar em problemas temporários com a produção de urina.

Danos renais

Traumas, infecções graves ou condições médicas como a glomerulonefrite podem prejudicar os rins e afetar a produção de urina.

Insuficiência renal aguda

Quando os rins não estão funcionando adequadamente, a produção de urina pode ser reduzida ou cessar completamente.

Leia mais sobre:

Como diminuir a próstata aumentada

Quando as pessoas entendem o que é a falta de urinar e o que pode ser resultado dessa condição, é fundamental procurar ajuda especializada, porque esse é um sinal que algo não caminha bem no organismo. 

Logo, o médico urologista é o profissional ideal para realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado antes mesmo que o problema se agrave.

Falta de urinar: como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar a causa subjacente, o especialista deve realizar um histórico médico do paciente, de modo a tentar compreender as origens do problema. Essa análise é fundamental, pois há diversos sinais que podem ser investigados durante essa conversa. 

Além disso, o profissional pode solicitar alguns exames complementares com o objetivo de identificar com mais precisão a causa da condição, como urofluxometria, estudo urodinâmico, exames de imagem, uretrocistoscopia e análises do sangue e urina.

Veja também:

RTU próstata

Tratamento para condições urológicas com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Se você acha que depois de entender sobre falta de urinar: o que pode ser?, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos urológicos, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta