Exame de próstata sangue: que doenças pode diagnosticar?

O texto relata sobre o que é o exame de próstata no sangue, quais tipos existem e quais pacientes podem realizar esse tipo de exame.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas é possível realizar um exame de próstata de sangue. Trata-se do PSA, que tem a função de analisar as moléculas antígenas produzidas pela próstata e suas possíveis alterações.

É indicado que os homens façam o exame de PSA a partir dos 40 anos. No entanto, para aqueles que já possuem casos de câncer de próstata na família, pode ser necessário que iniciem as análises um pouco antes.

Para entender um pouco mais sobre o que é o exame de sangue para próstata e quais doenças são possíveis ser diagnosticadas, continue lendo o nosso texto. Boa leitura!

Qual exame de sangue para próstata?

A nomenclatura do exame de sangue da próstata, PSA, se refere ao termo  em inglês, Prostate Specific Antigen, que significa Antígeno Prostático Específico. O exame atesta valores de uma enzima produzida pelas células da próstata, cujo aumento da concentração pode apontar mudanças na próstata, provocadas por patologias como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. 

Geralmente, o exame de sangue de próstata é recomendado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 40 anos de idade, mas vale ressaltar que pode ser exigido sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. 

Além disso, o exame de sangue PSA antígeno prostático específico é simples e indolor,  realizado em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. 

O aumento da concentração de PSA total pode ser indício de câncer de próstata, porém, esse não é o único exame que vai definir o diagnóstico, é necessário também realizar o toque retal, ressonância magnética e biópsia.

Para que serve o exame de sangue para próstata: PSA?

Normalmente, na maior parte dos casos, o PSA é solicitado pelo médico especialista para diagnosticar a presença de alguma condição na próstata, como:

  • Inflamação da próstata, também chamada de prostatite (aguda ou crônica); 
  • Hiperplasia prostática Benigna (HPB); 
  • Câncer de próstata. 

Entretanto, o valor de PSA também pode estar alterado devido a alguma infecção ou retenção urinária, à realização recente de algum procedimento na região, como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia da próstata ou ressecção transuretral da próstata. 

Além destas condições mais comuns, o aumento da idade, andar de bicicleta e o uso de alguns medicamentos, como hormônios masculinos, podem ocasionar no aumento do PSA e afetar a saúde do homem. Portanto, é fundamental que o resultado de exame de sangue para próstata seja avaliado pelo especialista que o solicitou.

Exame de próstata sangue: qual a diferença entre PSA livre e PSA total?

Vale lembrar que o PSA pode ser identificado no sangue ligado a proteínas ou não e, portanto, é classificado nas seguintes situações:

  • PSA livre: condiz ao PSA que está circulando no sangue sem estar ligado a proteínas; 
  • PSA total: corresponde à concentração total desta enzima, ou seja, é a soma do PSA ligado a outras proteínas e do PSA livre. 

Quando o paciente possui o PSA total acima da normalidade, o médico indica a realização do PSA livre, para avaliar melhor a próstata.

Qual é o valor normal do exame do PSA?

De forma resumida, os valores normais de referência para o PSA são os seguintes:

  • Até 65 anos: PSA total de até 2,5 ng/mL;
  • Acima de 65 anos: PSA total de até 4 ng/mL. 

É importante lembrar que  o valor do PSA pode variar com a idade, hábitos pessoais, possíveis infecções, entre outros. Com isso, ao identificar o aumento da concentração do PSA total, o especialista, normalmente, indica a realização do PSA livre e, logo após, faz a comparação entre o PSA livre e o total. 

Após essa análise, e nos casos em que a relação entre o PSA livre e total é superior a 15%, pode ser um indicativo de que o aumento da próstata é benigno, o que pode originar em doenças benignas, como hiperplasia prostática benigna ou infecção urinária. 

Já nos casos em que essa relação é menor que 15%, geralmente, pode ser um indício de câncer de próstata. Com isso, é indicado que o paciente faça uma biópsia para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado para o seu caso. 

Velocidade e densidade do PSA

Outro ponto importante é entender como funciona a velocidade e densidade do exame de sangue para verificar o câncer de próstata. Aliás, quanto maior a densidade do PSA, maior a suspeita da presença da doença. No caso do valor da velocidade do PSA aumentar mais de 0,75 mg/mL por ano ou crescer muito rapidamente, é primordial que o indivíduo repita os exames. 

Leia mais:

Próstata aumentada causa impotência

Como é feito o exame de próstata pelo sangue?

É por meio da coleta de amostra de sangue venoso, que o PSA total e o PSA livre são dosados no soro. Para a realização do exame é necessário ter atenção aos cuidados no preparo do paciente antes da coleta do sangue. São eles:

  • Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas antes da coleta;
  • Não praticar exercícios em bicicleta, andar de motocicleta ou andar a cavalo nas 48 horas antes da coleta; 
  • Após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar quatro dias para a coleta da amostra;
  • Após cistoscopia, aguardar cinco dias para a coleta do exame; 
  • Após ultrassom transretal, aguardar sete dias para a coleta do exame; 
  • Após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, aguardar quinze dias para a coleta da amostra; 
  • Após a realização de estudo urodinâmico, aguardar vinte e um dias para a coleta do exame; 
  • Após a biópsia de próstata, aguardar um mês para realizar a coleta da amostra;
  • Não é necessário fazer jejum para a coleta do exame;
  • Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo. 

A coleta do exame é feita por meio da punção de uma veia periférica e demora cerca de 3 minutos para ser concluída. 

Veja também:

Tamanho normal da próstata

Conclusão

Frequentar o urologista de forma rotineira e fazer o exame de próstata de sangue, evita que os problemas atinjam seus níveis mais críticos. É muito importante lembrar que as doenças relacionadas à próstata podem trazer sérios transtornos para a vida de um homem. 

Além de dores e problemas miccionais que não marcam hora para acontecer, há riscos de agravamentos no estado de saúde, ou seja, é uma grande perda de qualidade de vida. 

Caso necessite de um médico com vasta experiência e atendimento humanizado, o Dr Jonathan Doyun Cha pode oferecer um diagnóstico preciso e a melhor solução terapêutica, sempre visando recuperar o bem-estar do paciente.

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta