Especialistas em câncer de próstata: quais você deve procurar?

Especialistas em câncer de próstata: quais você deve procurar? O câncer de próstata é caracterizado pela multiplicação descontrolada das células da glândula, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. O câncer de próstata tem sido considerado uma doença do envelhecimento. Porém, há outros fatores de risco que também contribuem para o surgimento da patologia, como a hereditariedade e condições como a obesidade, diabetes, sedentarismo e ser da etnia negra. Os sintomas do câncer de próstata começam a surgir à medida que aumenta a gravidade da doença. De fato, apenas um urologista pode confirmar o diagnóstico preciso de câncer de próstata, a partir da investigação nas consultas e resultados de exames. Entre os tipos de tratamento para câncer de próstata, a cirurgia robótica vem sendo a opção ideal para tratar essa patologia. O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos dos problemas da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Muitos pacientes têm dúvidas sobre quais especialistas em câncer de próstata devem escolher para o tratamento desta condição. 

Afinal, muitos sintomas presentes na região pélvica podem significar doenças no trato urinário ou digestivo, gerando confusão nos indivíduos sobre qual especialidade procurar. Inclusive, essa é uma das principais causas de atraso para um diagnóstico precoce e tratamento adequado para câncer de próstata. 

Dessa forma, neste texto, vamos tirar todas as dúvidas sobre quando procurar um médico especialista. Acompanhe!

Especialistas em diagnosticar câncer de próstata são os urologistas

Antes de tudo, vale ressaltar que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que tem a importante função de produzir um líquido que enriquece o sêmen e contribui com a fertilidade. Sua localização é internamente entre a base do pênis e o reto, ficando envolvida pela uretra. 

Por estar localizada nesta região do corpo e pela via usada tradicionalmente no exame de toque para ter acesso à glândula ser o ânus, existe muita ambiguidade sobre qual é o médico de próstata. É o proctologista ou o urologista?

O urologista é o profissional especializado no trato geniturinário, que inclui os rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos, atuando no tratamento clínico e cirúrgico de enfermidades que afetam esses órgãos.

É recomendado que os indivíduos do sexo masculino frequentem o urologista com assiduidade após os 40 anos, isso porque é nesta a faixa etária que podem ter início os problemas na próstata, como a hiperplasia prostática benigna e o câncer. 

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é caracterizado pela multiplicação descontrolada das células da glândula, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens.

A faixa etária de maior incidência dessa doença é a partir dos 50 anos. Estima-se que 1 em cada 6 indivíduos têm a possibilidade de desenvolver essa neoplasia. Só no Brasil, o câncer de próstata responde por cerca de 14 mil óbitos todos os anos. 

Em geral, essa é uma enfermidade lenta e silenciosa, que não costuma apresentar muitos sintomas em seus estágios iniciais. 

É por essa razão que os médicos solicitam, frequentemente, que os pacientes busquem realizar o exame da próstata de forma periódica a partir dos 50 anos.

tirinha do e-book sobre "você sabe qual é o tamanho normal da próstata".

Quais são as causas e os sintomas de câncer de próstata?

O câncer de próstata tem sido considerado uma doença do envelhecimento. Porém, há outros fatores de risco que também contribuem para o surgimento da patologia, como a hereditariedade e condições como a obesidade, diabetes, sedentarismo e ser da etnia negra.

Os sintomas do câncer de próstata começam a surgir à medida que aumenta a gravidade da doença. Portanto, não é incomum que muitos homens com esse tumor não sintam nada fora do comum, que pode estar apenas no estágio primário, confinado à próstata. 

Porém, os sintomas iniciais podem ser:

  • Dificuldades para urinar;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Diminuição do jato urinário;
  • Sangue na urina e no sêmen;
  • Disfunção erétil.

Nos estágios mais avançados, o tumor pode ir além da próstata e atingir a cápsula prostática, vesículas seminais, reto, esfíncter, músculos, nódulos linfáticos com ou sem metástase, ossos e outros órgãos. Com isso, a partir desse avanço podem surgir outros sinais, como:

  • Dores pélvicas ou ósseas (costas, quadril e até ombros);
  • Dor na região dos testículos ou perto do ânus;
  • Perda de peso;
  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Perda do apetite; 
  • Dormência ou fraqueza nos pés e mãos;
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal;
  • Pele amarelada, náuseas e vômitos (metástase no fígado);
  • Tosse e falta de ar (metástase no pulmão). 

E-book: Jato urinário fraco? Esse sintoma merece atenção! Descubra agora!

Como confirmar o diagnóstico da doença?

De fato, apenas um urologista pode confirmar o diagnóstico preciso de câncer de próstata, a partir da investigação nas consultas e resultados de exames. Aliás, diagnosticar a doença precocemente aumenta as chances de cura com o tratamento adequado. 

Ao consultar os especialistas em câncer de próstata, o paciente terá a oportunidade de realizar variados tipos de exames, como o toque retal e PSA, que são imprescindíveis para iniciar a análise. 

Com o primeiro teste, o urologista já consegue entender se há alterações no tamanho e formato da próstata, e com o segundo, é investigado se o antígeno prostático específico está alto no sangue, o que pode ser um sinal do câncer.

Além desses exames, uroanálise, ultrassonografia e biópsia são solicitados para dar certeza do diagnóstico.

Estágios do câncer de próstata

Quando a patologia é confirmada, é necessário que o médico identifique a progressão da doença para escolher o melhor tratamento possível. 

Estágios do câncer de próstata: T1: câncer não identificado no exame de toque da próstata; T2: tumor primário, limitado à próstata; T3: é quando a doença afeta também a cápsula prostática e as vesículas seminais; T4: o câncer invade outras estruturas próximas; N0: inexistência de metástases nos nódulos linfáticos da região da próstata; N1: existência de metástases nos nódulos linfáticos da região da próstata; M1: existência de metástases em outros órgãos ou ossos mais distantes da próstata.

Sendo assim, com a identificação do estágio do câncer, torna-se mais fácil que o urologista determine o tratamento mais adequado para cada caso. 

Leia mais:

Próstata aumentada o que pode ser?

Como é o tratamento para câncer de próstata?

Entre os tipos de tratamento para câncer de próstata, a cirurgia robótica vem sendo a opção ideal para tratar essa patologia. Essa é uma técnica minimamente invasiva, considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica para remover de forma cirúrgica os tumores da glândula

No entanto, existem outros métodos que podem ser recomendados em alguns casos, mas a abordagem terapêutica deve sempre ser orientada por um profissional. 

Conforme o tamanho, classificação do tumor e idade do paciente, as indicações poderão ser:

  • Prostatectomia radical: é uma dos tratamentos mais utilizados e que consiste na remoção da próstata via cirurgia;
  • Radioterapia: é feito com aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células cancerosas. É mais orientado quando o câncer está localizado;
  • Terapia hormonal: esse método, normalmente, é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, o que também vai ajudar a aliviar os sintomas;
  • Uso de medicamentos específicos.

Especialistas em câncer de próstata: conheça o Dr. Jonathan Doyun Cha 

Depois de entender sobre os especialistas em câncer de próstata, é primordial que homens acima dos 40 anos passem com regularidade no urologista, para avaliar alterações em sua próstata e dos fatores de risco da doença.

Assim, é válido lembrar que detectar o câncer de próstata em seu estágio inicial ajuda nas chances de cura e amplia as possibilidades de tratamento.

O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos dos problemas da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o câncer de próstata. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha.

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta