Para os homens que questionam se as ervas para próstata inflamada funcionam, é possível afirmar que apesar de encontrarmos inúmeros resultados na internet sobre esses tratamentos naturais, o uso das ervas, para esse caso, não tem base científica que comprove a eficácia para o tratamento da doença.
Por essa razão, elaboramos esse texto, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas em relação a esse assunto. Boa leitura!
Será que ervas para próstata inflamada são eficazes?
Não existe nenhuma comprovação científica dizendo que as ervas para próstata inflamada tenham alguma eficácia. Aliás, a American Urological Association não recomenda nenhuma terapia à base de ervas para tratar a inflamação da próstata e outros problemas na próstata, como a hiperplasia prostática benigna (HPB) e o câncer ou as prostatites.
No entanto, se algum homem deseja experimentar qualquer erva natural para diminuir a próstata, é de suma importância que ele procure entender a opinião de um médico urologista em primeiro lugar.
Entretanto, é possível afirmar que ter uma alimentação balanceada e realizar algumas mudanças no estilo de vida, podem ajudar a reduzir os sintomas da próstata inflamada. Dentre essas modificações estão:
- Urine assim que sentir vontade;
- Quando for ao banheiro, esvazie completamente a bexiga;
- Coma mais fibras, vegetais, frutas, grãos integrais, sementes, nozes, feijões e peixes com ácidos graxos ômega-3;
- Faça exercícios físicos regularmente;
- Evite o consumo de bebidas e alimentos que podem piorar os sintomas, como amido, alimentos refinados, carne vermelha, álcool e bebidas carbonatadas;
- Fortaleça os músculos do assoalho pélvico com exercícios de Kegel.
A fitoterapia é um método de tratamento para a próstata inflamada?
A fitoterapia é um método relativo à utilização de ervas e plantas para o tratamento de doenças.
Todo produto farmacêutico, seja tintura, pomada, extrato ou cápsula, que tem como origem matéria-prima de qualquer parte de uma planta ou erva com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
Mas, para reduzir os sintomas de próstata inflamada, há quem realmente experimente a fitoterapia como uma forma de tratamento.
Os compostos preferidos para essa abordagem mais natural do tratamento da doença são feitos com extratos que influenciem os processos de produção de testosterona e que sejam anti-inflamatórios e antioxidantes.
As substâncias mais populares são: casca de pygeum, serenoa repens (saw palmetto), sementes de abóbora, urtiga e licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).
No entanto, mais uma vez reforçamos que não existem evidências que comprovem a eficácia da fitoterapia na melhoria dos sintomas da próstata inflamada.
Além disso, é importante saber que esses extratos também necessitam estar regulamentados por entidades credíveis e especializadas, como o FDA (Food and Drug Administration), para que ofereçam segurança e a ausência de efeitos secundários em seu uso.
Sendo assim, é de suma importância que cada paciente discuta com seu médico especialista a possibilidade de recorrer a esta forma de tratamento de forma isolada ou complementar a outras abordagens, porque os melhores métodos de tratamentos sempre serão aqueles comprovados, que apresentam taxas de eficiência de até 95%.
Há alimentos que ajudam no tratamento?
Sim, existem alimentos que podem prevenir, mas não tratar a próstata inflamada. Como citamos acima, manter uma rotina saudável, com uma alimentação nutritiva e balanceada, pode contribuir para a proteção do organismo, evitando a inflamação do órgão.
Aliás, é muito comum encontrar artigos falando sobre a eficácia do chá verde, por exemplo. Essa substância é foco de estudo por conta da suas propriedades antitumorais em razão de possuir polifenóis e flavonoides, que são poderosos antioxidantes.
Todavia, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), não há aprovação científica sobre alimentos capazes de curar ou que sirvam como aliados ao combate dos problemas da próstata.
Leia mais:
Quais são os sintomas da próstata inflamada?
A próstata inflamada é uma condição muito dolorosa, causada por infecções bacterianas ou condições crônicas que podem ocorrer sem a evidência de infecção, como a síndrome da dor pélvica crônica, que não é provocada por bactérias.
Os sintomas mais conhecidos da próstata inflamada são:
- Dor na micção e na ejaculação;
- Dor no abdômen inferior;
- Desconforto ou dor no abdômen, virilha ou na parte inferior das costas;
- Dor entre o escroto e o reto;
- Dor no pênis e testículos;
- Sensação de ardência na micção (disúria);
- Aumento da frequência urinária;
- Urgência urinária;
- Jato de urina interrompido ou fraco;
- Mal-estar geral;
- Febres e calafrios, etc.
Quais pacientes estão sujeitos à próstata inflamada?
As doenças sexualmente transmissíveis podem levar à inflamação da próstata. Além disso, os pacientes que usam sondas vesicais de forma prolongada são mais propícios para desenvolver prostatites com proliferação de bactérias como causa principal.
Homens que têm disfunções miccionais também podem ser acometidos por esse quadro, bem como aqueles que têm problemas de sarcoidose, que favorece o desenvolvimento de células inflamatórias em várias partes do corpo.
Já os homens que têm síndrome de dor pélvica crônica podem manifestar o problema por estresse, atividade hormonal irregular, inflamação por doença autoimune, disfunções no pavimento pélvico e até infecções urinárias crônicas.
Tratamento para próstata inflamada em São Paulo
Procurar ajuda de um especialista é imprescindível quando o paciente está com a próstata inflamada. Então, antes de se automedicar com alguma erva natural para tratar a próstata, vá a um profissional.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata e da saúde do homem, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.