Chamada de ThuFLEP, a enucleação prostática com Thulium Fiber Laser trata-se de um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de incisões cirúrgicas, com recuperação mais rápida que os métodos tradicionais e elevada taxa de melhora clínica do paciente.
Para quem interessar, neste texto, vamos relatar como funciona a enucleação prostática com Thulium Fiber Laser, seus benefícios e por que tal técnica está se tornando a escolha preferida tanto para pacientes quanto para cirurgiões.
Se você está considerando esta abordagem ou simplesmente deseja entender mais sobre as opções de tratamento para hiperplasia prostática benigna, continue lendo para descobrir todas as informações necessárias sobre esta metodologia pioneira.
O que é a enucleação prostática com Thulium Fiber Laser?
A enucleação prostática com o Thulium Fiber Laser (ThuFLEP) é considerada uma técnica nova e muito eficaz no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), por reunir características que a diferencia de outros métodos convencionais, oferecendo inúmeros benefícios, tanto para o paciente como para o médico.
Neste procedimento inovador, um laser de última geração é usado para remover o tecido prostático excessivo de forma precisa e eficaz. Ao contrário das intervenções tradicionais, que envolvem incisões extensas e períodos prolongados de recuperação, o ThuFLEP é minimamente invasivo.
O laser é inserido através do canal uretral, permitindo que o cirurgião visualize o tecido prostático ampliado com precisão milimétrica.
Além disso, a enucleação prostática com Thulium Fiber Laser, geralmente, resulta em uma melhor preservação da função sexual e desobstrução urinária em comparação com outras técnicas cirúrgicas.
Em geral, a enucleação é um procedimento minimamente invasivo, realizado sem cortes, que tem por objetivo remover a parte central da próstata aumentada.
Como funciona a enucleação prostática por laser Thulium Fiber Laser?
A enucleação prostática por Thulium Fiber Laser é um procedimento altamente especializado que utiliza tecnologia a laser para remover o tecido prostático aumentado de forma precisa e eficaz.
Dessa forma, abaixo descrevemos uma explicação simplificada de como funciona tal técnica:
- Preparação do paciente: antes da abordagem, o paciente é preparado e anestesiado, com anestesia geral ou local, para garantir conforto durante a intervenção;
- Acesso à próstata: o cirurgião insere um cistoscópio através da uretra até a bexiga para acessar a próstata. O cistoscópio é um instrumento fino e flexível equipado com uma câmera que permite visualizar a glândula em detalhes;
- Introdução do laser: uma vez que a próstata está visível, o cirurgião insere uma fibra óptica de laser de fibra através do cistoscópio até a área a ser tratada;
- Enucleação do tecido prostático: com o laser ativado, o profissional começa a enucleação prostática. O laser emite energia na forma de luz de alta intensidade, que é absorvida pelo tecido alvo. Isso causa a vaporização e a enucleação da glândula, permitindo que o especialista remova o tecido prostático excessivo em pequenas porções;
- Remoção do tecido: após a enucleação da próstata, um morcelador endoscópico fragmenta e retira o tecido e este é enviado para análise;
- Controle de sangramento: este tipo de laser interage de forma a controlar o sangramento durante o procedimento, minimizando o risco de complicações hemorrágicas;
- Finalização: após a remoção do tecido prostático necessário, o profissional verifica se há qualquer sangramento residual e garante que a uretra esteja livre de obstruções;
- Encerramento: uma vez concluída a enucleação prostática, o cistoscópio e outros instrumentos são removidos e o paciente é levado para a sala de recuperação.
Quais são as vantagens da enucleação prostática a laser com Thulium Fiber Laser?
De fato, os pacientes se beneficiam dos resultados a longo prazo da enucleação prostática com Thulium Fiber Laser, pois a necessidade de novo tratamento para a próstata é menor que 1% em 10 anos. Isto é, mais qualidade de vida e menos preocupação com abordagens subsequentes.
Além disso, existem diversas outros benefícios ao optar por esse procedimento, como:
Essas vantagens tornam a enucleação prostática a laser com Thulium Fiber Laser uma opção atraente para pacientes e cirurgiões no tratamento da hiperplasia prostática benigna, proporcionando resultados eficazes com menor risco de complicações e recuperação mais rápida.
Enucleação prostática com Thulium Fiber Laser: como é o pós-operatório da técnica?
Na maioria das vezes, o pós-operatório é mais suave em comparação com outras técnicas cirúrgicas para o tratamento da hiperplasia prostática benigna.
Portanto, vamos relatar alguns aspectos que os pacientes podem esperar durante o período de recuperação:
- Internação hospitalar curta: o indivíduo permanece no hospital por um curto período de tempo para monitoramento e cuidados pós-operatórios. Em muitos casos, a alta hospitalar ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia;
- Alívio imediato dos sintomas: muitos homens experimentam alívio imediato dos sintomas associados à HPB, como dificuldade em urinar, frequência urinária aumentada e fluxo urinário fraco, após a enucleação prostática;
- Cateter uretral temporário: durante os primeiros dias após o procedimento, é comum que os pacientes tenham um cateter uretral temporário instalado para ajudar na drenagem da urina e permitir a cicatrização adequada da uretra;
- Controle da dor e desconforto: os pacientes podem experimentar algum desconforto na região pélvica e sintomas urinários irritativos nos primeiros dias após a técnica. O médico pode prescrever medicamentos para controlar a dor e ajudar na recuperação;
- Retorno gradual às atividades normais: embora o repouso seja importante nos primeiros dias, os indivíduos, normalmente, são incentivados a retomar as atividades normais gradualmente conforme se sentem confortáveis;
- Acompanhamento médico: os homens são instruídos a fazer consultas de acompanhamento regulares com o médico para monitorar a recuperação e discutir quaisquer preocupações ou sintomas persistentes.
O pós-operatório é caracterizado por uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação e retorno mais precoce às atividades normais em comparação com outras técnicas cirúrgicas.
Enucleação prostática por laser: preço do procedimento ThuFLEP
O custo da enucleação prostática por laser utilizando a técnica ThuFLEP pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, a instituição médica ou hospitalar onde o procedimento é realizado, a experiência do cirurgião.
Em geral, procedimentos que envolvem tecnologias avançadas, tendem a ser mais caros do que abordagens convencionais devido ao custo dos equipamentos e à especialização necessária dos profissionais de saúde.
Para obter informações precisas sobre o preço da técnica em uma determinada região ou instituição médica, é recomendável entrar em contato diretamente com o consultório do médico ou hospital e solicitar uma cotação detalhada.
É essencial considerar não apenas o custo financeiro do método, mas também a qualidade e experiência do cirurgião, bem como os resultados esperados e os benefícios potenciais para a saúde a longo prazo ao tomar uma decisão sobre a realização da enucleação prostática por laser.
Proctor em enucleação prostática: conheça o Dr. Jonathan Cha
Se você acha que depois de entender um pouco mais sobre a técnica ThuFLEP, está interessado em ter um atendimento especializado com um proctor em enucleação prostática, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!