Dor nos rins: conheça os principais motivos desse sintoma

O texto relata sobre os principais motivos da dor nos rins. No decorrer do conteúdo, é possível observar de forma detalhada as doenças mais comuns que acarretam nessas dores e o que fazer para aliviar esses sintomas.

A dor nos rins pode ser provocada por alterações no funcionamento dos rins, pela presença de infecções ou cálculos renais.

Esses desconfortos também podem estar associados a outros sintomas como febre, calafrios, mudança na cor da urina e dor ou ardor ao urinar. 

Dessa forma, o tratamento para as dores nos rins depende da causa e, por essa razão, é importante que o médico especialista realize uma avaliação para diagnosticar a patologia e indicar o tratamento mais adequado.

Neste conteúdo, vamos abordar o que causa dor nos rins e os principais motivos desse sintoma. Acompanhe a leitura!

Como é a dor nos rins?

Os rins são dois órgãos que têm funções vitais para o organismo, como filtrar as toxinas dos líquidos ingeridos e do sangue, produzir e secretar hormônios que absorvem o cálcio e formam glóbulos vermelhos, promover o equilíbrio hídrico do corpo, equilibrar a quantidade de sal e fazer controle da pressão arterial do organismo.

Contudo, a dor nos rins nem sempre aponta para uma condição específica nos rins, geralmente, pode indicar para um problema em alguma parte do sistema urinário. Muitos indivíduos ainda confundem onde é a dor nos rins, mas, existem algumas características importantes desta condição. 

Para quem se pergunta sobre a dor nos rins e onde dói, vale ressaltar que esse desconforto costuma acometer as costas e aparenta ser mais profundo. Na maioria dos casos, as dores surgem sob as costelas, ou seja, à direita ou à esquerda da coluna.

Além disso, esses desconfortos podem irradiar para outras partes do corpo, como no abdômen, na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima dos glúteos. 

O que causa dor nos rins?

A dor nos rins pode apontar para diferentes patologias que acometem os órgãos, podendo ser de simples alterações em suas funções ou até mesmo um quadro de câncer de rim. Abaixo, você pode conferir as principais causas:

Pedras nos rins

As pedras nos rins, também chamadas de cálculo ou litíase renal, são depósitos duros feitos de sais e minerais que se formam dentro dos rins.

Geralmente, as pedras se constituem quando a urina fica concentrada, permitindo que os minerais se cristalizem e se unam, podendo causar infecções e obstruções urinárias. 

Ter pedras nos rins pode desencadear uma crise dolorosa, que é uma das mais desconfortáveis para uma pessoa.

Pielonefrite 

A pielonefrite é uma infecção que acontece nos rins e que pode causar dores fortes na parte de baixo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente para urinar e uma urina com mau cheiro. 

Essa condição ocorre quando micro-organismos que contaminam o trato urinário inferior sobem para os rins. É uma doença perigosa, que pode ocasionar lesões definitivas nos órgãos e até levar à morte por sepse. 

Cisto ou rim policístico 

O cisto nos rins é caracterizado por ser uma espécie de bolsa que contém líquido em seu interior, podendo surgir em um dos rins ou em ambos. Além disso, podem surgir vários cistos, caracterizando os rins policísticos. 

Em geral, quando possuem tamanhos maiores, os cistos podem provocar o aparecimento de sangue na urina, dor no fundo das costas, pressão alta e infecções urinárias frequentes. 

Hidronefrose 

A hidronefrose é quando há uma falha na drenagem da urina, esse é um inchaço que pode ocorrer em um rim ou nos dois. Essa dilatação acontece porque houve um bloqueio ou obstrução em qualquer parte do sistema urinário ou por um defeito anatômico. 

Essa patologia pode causar sintomas como dor no fundo das costas, dificuldade para urinar, febre baixa, náuseas e vômitos.

Doença renal crônica

A doença renal crônica ocorre devido às lesões repetitivas nos rins, perda progressiva e irreversível das funções renais. Em sua fase mais avançada, é chamada de insuficiência renal crônica, que leva o paciente a necessitar de hemodiálises ou transplante de rim.

Lesão renal aguda

É quando a pessoa sofre uma lesão reversível nos rins, geralmente durante períodos de internação em UTI ou por descontrole de diabetes e pressão arterial. 

Lesões e pancadas

As lesões e pancadas nas costas, principalmente na altura da cintura, podem causar inflamação e dor nos rins.

Câncer nos rins

Pode ser conhecido também como carcinoma renal. Esse tipo de tumor afeta mais os homens com idade a partir dos 60 anos. É o terceiro câncer mais frequente do aparelho geniturinário.

Como identificar dor nos rins?

Os outros sintomas associados à dor nos rins podem variar entre as pessoas. Incluem:

  • Dores lombares (na altura dos rins e nos flancos);
  • Urgência urinária;
  • Urina fétida, turva e escura;
  • Presença de espuma na urina;
  • Sangue na urina;
  • Sensação de pressão no abdômen ao urinar;
  • Sensação de ardência ou queimação durante a micção;
  • Inchaço abdominal;
  • Febre e calafrios;
  • Vômitos e náuseas;
  • Hipertensão;
  • Obstrução urinária;
  • Cansaço frequente;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Ao identificar alguns desses sintomas de dores nos rins descritos acima, é de extrema importância procurar ajuda médica. O médico especialista será o responsável por diagnosticar e tratar da melhor maneira cada caso. 

Dor nos rins: o que fazer para aliviar?

Os tratamentos para aliviar a dor rins serão realizados de acordo com a patologia e a causa. 

Em alguns casos, o tratamento deve ser feito por meio de remédios para dor nos rins como os analgésicos simples, progredindo para derivados da morfina e antibióticos em caso de infecções. 

Já quem tem doença renal crônica, o tratamento terá prescrição de remédio para dor nos rins, diálise e até passar por intervenções cirúrgicas para tratar lesões nos rins, por exemplo.

Outras abordagens relacionadas à mudança de hábitos de vida também serão importantes. Por exemplo, quem está com litíase renal será orientado a beber mais líquidos, em média 2 litros por dia, enquanto quem tem doença renal crônica pode necessitar fazer uma redução na quantidade de líquidos, de acordo com o indicado pelo médico.

Leia mais:

Como expelir cálculo renal naturalmente

Qual teste para dor nos rins é o mais indicado para ter um diagnóstico?

Durante a consulta médica, o especialista irá fazer uma anamnese completa, questionando todo o histórico de saúde do paciente, abordando suas predisposições genéticas e solicitando exames que comprovem o que pode estar ocasionando na dor nos rins.

Em muitos casos, apenas uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada poderá definir o diagnóstico.

Tratamento para dor nos rins com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Se você acha que depois de entender quais são as causas mais comuns de dor nos rins, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos dos problemas renais como a cirurgia de pedra nos rins a laser, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Tirinha de fale conosco e agende uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta