Quando um homem sente dor na próstata, é sinal de que precisa buscar um urologista, já que esse sintoma não é normal quando a glândula está saudável.
Veja nesse texto, o que pode provocar esse sintoma e como é a dor na próstata?
Dores na próstata: o que pode ser?
A dor na próstata é causada principalmente pelas prostatites, que são inflamações da glândula. Essa condição não está relacionada ao avanço da idade, como acontece com a hiperplasia benigna prostática e o câncer de próstata, podendo ocorrer em qualquer fase da vida do homem.
São 4 tipos de prostatite: bacteriana aguda, bacteriana crônica, síndrome da dor pélvica crônica e prostatite inflamatória.
Em geral, o homem que está com prostatite também tem outros sintomas associados à dor na próstata, como:
- Dor na parte inferior das costas;
- Dor no pênis, escroto ou reto;
- Dor na região entre o ânus e testículos;
- Dor na virilha;
- Dor na região suprapúbica.
Quando a prostatite é bacteriana, também podem ocorrer ardência ao urinar ou ejacular, necessidade urgente de urinar e febre.
Como é a dor na próstata?
Quem está com prostatite pode sentir dor na próstata em situações nas quais faz esforços, por exemplo, ao pegar pesos, espirrar ou ao se sentar. Além disso, também pode ter dor na prostata após sexo ou micção.
Na relação sexual, a dor na próstata ao ejacular pode ocorrer durante ou depois da ejaculação, se manifestando em espasmos na região entre o pênis e o ânus (períneo).
A dor na próstata pode se manifestar de formas diferentes de acordo com a origem do problema. Por exemplo, quando a dor surge devido a uma infecção bacteriana aguda, pode ocorrer de forma repentina e se manifestar de forma muito intensa.
Neste caso, a dor pode ser localizada dentro e ao redor do pênis, testículos, ânus, abdômen inferior e costa. Até mesmo evacuar pode ser doloroso.
Já quando é uma prostatite crônica, a dor pode se manifestar em intensidades diferentes em alguns momentos, ora muitos fortes ora mais fracas.
Além disso, também pode estar associada às dores em outras regiões, semelhante ao que acontece na infecção aguda. O homem também pode sentir a dor junto com uma sensação de peso atrás do escroto.
No caso da síndrome da dor pélvica, a intensidade da dor também é variável, podendo ser mais ou menos forte. Além disso, um indicativo que ele pode estar com essa síndrome, é se a dor se manifestar seguidamente por 3 meses ou mais.
Como aliviar a dor na próstata?
Quando o homem está com dor aguda na próstata, existem alguns cuidados paliativos para diminuir o desconforto, por exemplo, ingerir analgésicos, tomar um banho quente ou até mesmo buscar algum medicamento laxante, se é uma dor na próstata ao evacuar.
Mas se a ideia é tratar o problema, não adianta utilizar soluções caseiras, é preciso buscar o urologista para um diagnóstico preciso e escolha da melhor abordagem terapêutica.
Quando o homem está com prostatite, o medicamento para dor na próstata, em geral, é um antibiótico, quando a causa é bacteriana. O objetivo é eliminar a infecção e, consequentemente, a dor.
Já a síndrome da dor pélvica pode estar relacionada até a questões como estresse, traumas físicos, lesões nervosas na região ou até a bactérias não detectáveis, assim, pode ser mais difícil de diagnosticar e tratar a dor relacionada.
Porém, uma das alternativas de tratamento é usar uma combinação de medicamentos, como analgésicos e antibióticos, medicações que reduzem a vontade de urinar, e até outras terapias, como liberação miofascial.
Outros problemas na próstata
A próstata é uma glândula que tem o tamanho de uma noz no início da idade adulta. Faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela produção de um fluido que enriquece o sêmen, considerado fundamental para a fertilidade masculina.
Embora não seja parte do sistema urinário, a sua localização tem forte influência no comportamento miccional, porque fica embaixo da bexiga, na frente do reto e está envolvida pela uretra.
Assim, quando a próstata está com alguns problemas, pode afetar também a micção e causar sérios desconfortos. Portanto, além das prostatites, a glândula pode sofrer com outras condições desfavoráveis, como a hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada) e o câncer, que são patologias muito frequentes.
O crescimento da próstata é normal no organismo masculino. Por sinal, esse aumento ocorre em duas fases da vida: no início da adolescência e após os 25 anos. Porém, quando cresce mais do que 4 a 5 vezes a partir do seu tamanho normal na fase adulta é caracterizada a hiperplasia prostática benigna.
Leia mais:
Essa é uma condição que pode afetar 50% dos homens aos 50 anos, e trazer sintomas como jato urinário fraco, aumento da frequência urinária, gotejamento ao final da micção, dor ao ejacular ou urinar, incontinência urinária, etc.
Outro problema muito sério que atinge a próstata é o câncer. É a segunda neoplasia mais incidente na população masculina e que causa alta mortalidade, especialmente porque se manifesta de forma silenciosa, e os sintomas costumam surgir apenas quando a doença está em estágio avançado.
Os sintomas do câncer são muitos parecidos com os da HPB no que se refere à micção, acrescidos de sangramento na urina, dores nas costas, quadril, ombros e ossos, se a doença se alastrou e fraqueza ou dormência nos pés ou pernas.
Conclusão
Vale ressaltar que sentir dor na próstata não é normal. Existe alguma condição que precisa ser avaliada pelo médico da próstata.
As causas da dor precisam ser investigadas por meio de exames clínicos, laboratoriais e até de imagem para prescrição do melhor tratamento caso a caso.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos problemas relacionados à próstata, busca sempre um diagnóstico preciso, com muito cuidado, preservação e devolução da qualidade de vida e autoestima do paciente.