É normal a presença de pequenos cristais na urina. Na maioria das vezes eles não causam problemas, porém, há casos em que podem ser sinal de alguma doença
Os cristais na urina são formados quando algumas das várias substâncias presentes na urina, como fosfato, cálcio e magnésio, se tornam sólidas. A presença de pequenos cristais na urina é considerada normal e pode acontecer devido aos hábitos alimentares, pouca ingestão de água e mudança na temperatura corporal, por exemplo.
Contudo, cristais maiores ou alguns tipos de cristais podem indicar a presença de alguma doença, como gota, pedra nos rins e infecções urinárias. Existem diferentes tipos de cristais na urina. O tipo de cristal é determinado pela causa que levou à sua formação e pelo pH da urina. Os principais são:
- Cristal de oxalato de cálcio: tem formato de envelope e normalmente está presente em urinas de pH ácido ou neutro. Os cristais de cálcio são os mais comuns, sendo mais frequentes em homens entre 20 e 30 anos de idade.
Quando achado em baixas concentrações, pode ser indicativo de cálculo renal e normalmente está relacionado à dieta rica em cálcio e vitamina C e ingestão de pouca água. Esse tipo de cristal na urina também pode ser identificado em grandes quantidades em pacientes com diabetes, doenças hepáticas, do intestino delgado e doenças renais graves.
- Cristal de ácido úrico: encontrado em urinas de pH ácido. Normalmente está relacionado ao consumo elevado de proteína. Além disso, a presença de cristais de ácido úrico na urina pode ser situação indicativa de gota e nefrites crônicas.
- Cristal de fosfato triplo: mais comum em urinas de pH alcalino. É constituído de fosfato, magnésio e amônia. Esse tipo de cristal, em elevadas concentrações, pode ser indicativo de cistite e hipertrofia da próstata, no caso dos homens.
- Cristal de cistina: pode se formar em pessoas com cistinúria. Esse distúrbio é hereditário, afeta homens e mulheres e caracteriza-se pela eliminação de cistina (um tipo de aminoácido) pela urina.
- Cristal de estruvita: encontrado principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Sua presença pode favorecer a formação de pedras que crescem muito e podem bloquear os rins, os ureteres ou a bexiga.
Sinais e sintomas da presença de cristais na urina
A presença de cristais na urina normalmente não causa sintomas. Estes ocorrem apenas quando eles estão em altas concentrações. Nesse caso, o paciente pode apresentar:
• Alteração na cor da urina;
• Dificuldade para urinar;
• Dor abdominal.
Os cristais na urina podem ser identificados por meio de um exame de urina que analisa a quantidade, o tamanho e o tipo de cristal. O teste pode ser feito para diagnosticar pedras nos rins ou problemas no metabolismo.
Alguns alimentos podem favorecer a formação de cristais na urina. Os alimentos que contribuem com mais frequência para isso são: tomate, feijão, chocolate, beterraba e amendoim, assim como aqueles ricos em sódio, como refrigerantes, sopas instantâneas, carnes embutidas e fast food.
Como tratar?
Nem sempre é preciso tratar os cristais na urina, pois na maioria das vezes sua formação é normal. Porém, existem algumas recomendações gerais para minimizar a concentração desses cristais:
• Beba bastante água;
• Pratique atividades físicas;
• Reduza o consumo de sódio;
• Mantenha uma dieta equilibrada, consumindo alimentos in natura.
Na presença de algum sinal ou alteração na saúde dos rins, deve-se procurar um urologista, especialista que poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
O Dr. Jonathan Cha é especializado no tratamento de doenças e alterações que afetam o sistema urinário feminino e masculino. Ele realiza em sua clínica diversos procedimentos cirúrgicos por meio de técnicas como videolaparoscopia e cirurgia robótica.
O diagnóstico precoce é sempre a maneira mais efetiva de tratar uma condição de saúde. Muitas vezes, o problema é detectado por meio de um exame de rotina. Por isso, tanto no caso da formação de cristais na urina quanto no de outras condições, é importante incluir todo ano um check-up urológico para garantir a saúde do sistema urinário.
Fontes