Cristais na urina: quais são os sintomas e tratamento?

Cristais na urina: quais são os sintomas e tratamento? Você já parou para pensar sobre a importância de cuidar da saúde do seu sistema urinário? Muitas vezes, sintomas como dor ao urinar ou mudanças na cor do fluido podem indicar problemas subjacentes que merecem atenção. Entre essas questões, a formação de cristais na urina surge como uma condição comum, porém negligenciada pelas pessoas. Em geral, a presença de pequenos cristais é normal. Na maioria das situações, eles não causam transtornos, entretanto, há casos em que podem ser sinal de alguma doença. Por esse motivo, neste texto, vamos entender mais a fundo esse tema, abordando o que significa cristais na urina, seus sintomas e quais são os diversos aspectos de seu tratamento. Leia mais sobre o assunto no conteúdo a seguir!

Você já parou para pensar sobre a importância de cuidar da saúde do seu sistema urinário? 

Muitas vezes, sintomas como dor ao urinar ou mudanças na cor do fluido podem indicar problemas subjacentes que merecem atenção. Entre essas questões, a formação de cristais na urina surge como uma condição comum, porém negligenciada pelas pessoas. 

Em geral, a presença de pequenos cristais é normal. Na maioria das situações, eles não causam transtornos, entretanto, há casos em que podem ser sinal de alguma doença.

Por esse motivo, neste texto, vamos entender mais a fundo esse tema, abordando o que significa cristais na urina, seus sintomas e quais são os diversos aspectos de seu tratamento. Leia mais sobre o assunto no conteúdo a seguir! 

O que é cristais na urina?

Os cristais são formados quando algumas das várias substâncias presentes na urina, como fosfato, cálcio e magnésio, se tornam sólidas. 

A ocorrência de cristais menores na urina é uma situação considerada dentro da normalidade e pode ser atribuída a diversos fatores, como hábitos alimentares, baixa ingestão de água e variações na temperatura corporal. 

Contudo, a presença de cristais maiores ou certos tipos específicos pode sugerir a existência de condições médicas subjacentes, como gota, cálculos renais e infecções do trato urinário. 

É importante estar atento a esses sinais e buscar orientação médica para uma avaliação adequada.

Quais são os tipos de cristais na urina?

Os tipos de cristais são determinados pela causa que levou a sua formação e pelo pH da urina. Os principais são: 

Cristais de oxalato de cálcio na urina

É o tipo mais comum e, na maior parte dos casos, acomete homens entre 20 e 30 anos de idade. O cristal de oxalato de cálcio tem formato de envelope e, geralmente, está presente em urinas de pH ácido ou neutro. 

No geral, quando achado em baixas concentrações, pode ser indicativo de litíase renal e normalmente está relacionado à dieta rica em cálcio e vitamina C e pouca ingestão de água. 

Ele também pode ser identificado em grandes quantidades em indivíduos com diabetes, doenças hepáticas, do intestino delgado e renais graves. 

Cristais de ácido úrico na urina

Podem ser encontrados em urinas de pH ácido, sendo relacionados ao consumo elevado de proteínas. Em relação a doenças, esse tipo de cristal pode indicar a presença de gota e nefrites crônicas. 

Cristais de fosfato triplo

É mais comum em urinas de pH alcalino. É constituído de fosfato, magnésio e amônia. Esse tipo de cristal, em elevadas concentrações, pode ser indicativo de cistite e hiperplasia da próstata, no caso dos homens.

Cristais de cistina

Pode se formar em pessoas com cistinúria. Esse distúrbio é hereditário, afeta homens e mulheres e caracteriza-se pela eliminação de cistina (um tipo de aminoácido) pela urina.

Cristais de estruvita

Os cristais de estruvita são encontrados, principalmente, em mulheres com infecção do trato urinário. Sua presença pode favorecer a formação de pedras que crescem muito e podem bloquear os rins, os ureteres ou a bexiga.

A identificação do tipo de cristal na urina é fundamental para determinar a causa subjacente e direcionar o tratamento adequado. Um médico urologista pode solicitar exames específicos para analisar a composição dos cristais e orientar o plano de cuidados necessário.

O que causa cristais na urina? 

A formação de cristais pode ser atribuída a uma variedade de fatores, e as causas podem variar de acordo com o tipo específico de cristal, como:

  • Hábitos alimentares;
  • Baixa ingesta de água;
  • Mudança de temperatura corporal. 

É de suma importância identificar a causa específica dos cristais na urina para orientar um tratamento correto de acordo com cada caso. 

Leia mais:

Remédio para dor nos rins

Principais alimentos que causam cristais na urina

Alguns alimentos podem favorecer a formação de tal condição. Os alimentos que contribuem com mais frequência para isso são: 

  • Tomate; 
  • Feijão; 
  • Chocolate; 
  • Beterraba; 
  • Amendoim; 
  • Assim como aqueles ricos em sódio, como refrigerantes, sopas instantâneas, carnes embutidas e fast food.

Sintomas de cristais na urina: quais são os mais comuns?

De maneira geral, a presença de cristais na urina não causa sintomas. Alguns sinais podem surgir apenas quando eles estão em altas concentrações. Nessas situações, o paciente pode perceber:

De maneira geral, a presença de cristais na urina não causa sintomas. Alguns sinais podem surgir apenas quando eles estão em altas concentrações. Nessas situações, o paciente pode perceber: Alteração na cor da urina; Dificuldade para urinar; Dor abdominal.

A detecção de cristais na urina é realizada por meio de um exame específico de urina, que analisa a presença, quantidade, tamanho e tipo dos cristais presentes. 

Esse teste é primordial para diagnosticar condições como cálculos renais ou distúrbios no organismo.

Se você suspeitar de cristais na urina ou experimentar qualquer um desses sintomas, é de extrema importância procurar orientação médica para avaliação e tratamento adequado.

Cristais na urina: como eliminar?

Não é sempre necessário tratar a presença de cristais na urina, já que frequentemente sua formação é considerada normal. Entretanto, para reduzir a concentração dessas formações, algumas recomendações gerais podem ser seguidas:

  • Aumentar a ingestão de água;
  • Manter uma rotina de atividades físicas;
  • Diminuir o consumo de sódio;
  • Seguir uma dieta equilibrada, com ênfase em alimentos naturais e frescos;
  • Cuide bem da saúde de modo geral. 

Caso surjam sinais ou alterações na saúde dos rins, é recomendável buscar a orientação de um urologista, tal especialista é capacitado para realizar o diagnóstico preciso e recomendar o tratamento mais apropriado conforme a situação individual.

Tratamento com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Agora que você já sabe o que são cristais na urina e como eliminar cristais de oxalato de cálcio na urina, é importante ressaltar que o diagnóstico precoce é sempre a maneira mais efetiva de tratar uma condição de saúde. Muitas vezes, o problema é detectado por meio de um exame de rotina. 

O Dr. Jonathan Cha é especializado no tratamento de doenças e alterações que afetam o sistema urinário. Ele realiza em sua clínica diversos procedimentos cirúrgicos por meio de técnicas como videolaparoscopia e cirurgia robótica.

Quer saber também se a pedra no rim de 1 cm é grande? 

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta