Para as pessoas que ainda têm dúvidas se há como expelir cálculo renal naturalmente, a resposta é sim. É possível eliminar pedra nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias.
Afinal, se o paciente tem cálculos formados de ácido úrico, eles podem ser eliminados por meio de uma alimentação adequada e uso de medicações, como o alopurinol, que tem a função de diluir as pedras já existentes.
Portanto, continue a leitura e entenda de quais formas as pedras podem ser expelidas de forma natural e como funciona a prevenção desta doença. Confira!
O que é cálculo renal?
Os cálculos renais são composições endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, que resulta no acúmulo de cristais existentes na urina.
A presença dessas pedras podem passar despercebidas, sem sintomas, no entanto também são capazes de provocar dores fortes que se iniciam nas costas e se irradiam para o abdômen em direção à região inguinal.
Existem quatro tipos de cálculos renais. São eles: oxalato de cálcio, ácido úrico, estruvita e cistina,
É possível eliminar o cálculo renal sem medicação ou cirurgia?
Como foi dito anteriormente, é possível eliminar o cálculo renal naturalmente. Aliás, existem algumas recomendações eficazes que auxiliam no processo de erradicação das pedras já formadas.
No entanto, vale ressaltar que a grande contrariedade é que aproximadamente 90% de todos os cálculos renais são formados de oxalato de cálcio, um componente pouco solúvel e que não corresponde a nenhum tipo de medicação para a sua dissolução.
Dessa forma, fazer o controle dos níveis de citrato e oxalato na urina são as alternativas mais estratégicas para diminuir ou eliminar os cálculos em formação. Segundo pesquisas realizadas, as pedras pequenas, de até aproximadamente 3 mm, têm chances de cerca de 90% de serem eliminadas espontaneamente, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Leia mais:
Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?
A verdade é que para eliminar os pequenos cálculos renais e evitar que se formem outras pedras, é importante consumir pelo menos 2,5 litros de água por dia e ter cuidados com a alimentação, evitar o consumo exagerado de carnes, diminuir a ingestão de sal, entre outros.
Cada tipo de cálculo renal exige um cuidado diferente na alimentação. Porém, não são todas as vezes que é possível saber o tipo de pedra que se tem, para que isso aconteça é necessário expelir um cálculo e levá-lo para análise, nós indicamos a clínica Era Nefrologia, especializada em análises cristalográficas de cálculos renais.
Sendo assim, para prevenir e expelir os diversos tipo de pedras nos rins, deve-se seguir as seguintes orientações:
Beba mais água
É necessário que qualquer indivíduo consuma pelo menos 2 a 3 litros de água por dia. Aliás, a principal causa dos cálculos renais é a desidratação, dessa forma, reidratar-se é o primeiro passo para evitar a formação de pedras nos rins. Além do mais, o consumo de água pode ajudar na expulsão dos cálculos renais por meio das vias urinárias.
É importante também lembrar que a quantidade ideal de água consumida varia conforme com o peso, é preciso consumir cerca de 35 ml para cada kilo.
Consuma sucos cítricos
Consumir sucos de frutas cítricas, como de laranja e limão podem ajudar na prevenção e expulsão das pedras nos rins. Esses tipos de frutas são ricas em ácido cítrico, e quando ingerida dão origem a um sal chamado citrato, que é responsável por expelir e impedir os cristais em formação de cálculos no organismo.
Pratique exercícios físicos regularmente
É fato que praticar exercícios físicos de forma regular pode estar associado a uma melhora do metabolismo como um todo, essa movimentação também ajuda na redução da formação de novos cálculos renais, bem como evita o aumento das pedras já existentes.
Consuma fibras diariamente
Por fim, é de suma importância que o paciente que possui cálculos renais ou que queiram evitar essa condição, consuma alimentos com fibras diariamente. Esse componente vegetal está presente nos grãos, verduras, legumes e frutas que não são digeridos pelo nosso organismo, ele passa quase que intacto pelo sistema digestivo e termina sendo eliminado pelas fezes.
Conclusão
É extremamente importante procurar ajuda de um especialista para entender como expelir cálculo renal naturalmente. Então, antes de se automedicar com algum remédio natural para expulsar as pedras, procure primeiro um profissional.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos, como a cirurgia de pedra nos rins, cirurgia de pedra nos rins a laser e da saúde do homem, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.